Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230 |
Resumo: | Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem. |
id |
UCS-3_b6bb6203b0aec7d70fe5e68cb9325d6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/6230 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9Filosofia; ÉticaNeste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem.Universidade de Caxias do SulEdvaldo é bolsista CAPESOliveira, Cláudia Maria Rocha deMelo, Edvaldo Antônio de2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230Conjectura: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-222CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-2222178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230/pdfDireitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T19:24:47ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
title |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
spellingShingle |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 Oliveira, Cláudia Maria Rocha de Filosofia; Ética |
title_short |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
title_full |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
title_fullStr |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
title_full_unstemmed |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
title_sort |
Ética e Educação em Lima Vaz // DOI: 10.18226/21784612.v23.especial.9 |
author |
Oliveira, Cláudia Maria Rocha de |
author_facet |
Oliveira, Cláudia Maria Rocha de Melo, Edvaldo Antônio de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Edvaldo Antônio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Edvaldo é bolsista CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cláudia Maria Rocha de Melo, Edvaldo Antônio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia; Ética |
topic |
Filosofia; Ética |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem. |
description |
Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição do caráter. Ora, o ethos é coextensivo à cultura. Ao ser socializado, o sujeito aprende uma língua, pode ser introduzido nas tradições de uma religião, e interioriza normas de conduta. Por um lado, o ethos possui importante papel na formação do caráter e da personalidade. A comunidade educa o indivíduo e, neste sentido, é também responsável por ele. Por outro lado, o hábito ético garante a permanência do ethos. Logo, o sujeito também é responsável por suas ações e pela manutenção do ethos. Finalmente, mostraremos que a crise do ethos e da tradição torna necessário adotar postura reflexiva. Torna-se necessário tomar distância e avaliar o próprio ethos concreto. A relação entre o sujeito e o ethos não é completamente determinada. O sujeito pode sempre se opor às tradições e colocar em questão a validade das mesmas. Além disso, quando as tradições estão em crise se faz necessário redescobrir uma nova orientação através do exercício do logos. Esta orientação deve ser capaz de conduzir o sujeito à realização do bem.Palavras-chave: Ética. Educação. Ethos. Tradição. Bem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6230/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-222 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 23 (2018): Dossiê "Educação, Ética e Religião"; 207-222 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829949668360192 |