Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Diego de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carletto, Márcia Regina, Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757
Resumo: O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.
id UCS-3_cfb40452e1867203c25d282926994ee4
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2757
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching PhilosophyEnsino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica.O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.Universidade de Caxias do SulSouza, Rodrigo Diego deCarletto, Márcia ReginaMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de2014-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-126CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-1262178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757/pdf_295info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-05T13:42:10ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
title Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
spellingShingle Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
Souza, Rodrigo Diego de
Ensino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica.
title_short Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
title_full Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
title_fullStr Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
title_full_unstemmed Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
title_sort Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
author Souza, Rodrigo Diego de
author_facet Souza, Rodrigo Diego de
Carletto, Márcia Regina
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
author_role author
author2 Carletto, Márcia Regina
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Diego de
Carletto, Márcia Regina
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica.
topic Ensino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.
description O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757/pdf_295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-126
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-126
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950512463872