Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757 |
Resumo: | O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa. |
id |
UCS-3_cfb40452e1867203c25d282926994ee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2757 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching PhilosophyEnsino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica.O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.Universidade de Caxias do SulSouza, Rodrigo Diego deCarletto, Márcia ReginaMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de2014-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-126CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-1262178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757/pdf_295info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-05T13:42:10ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
title |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
spellingShingle |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy Souza, Rodrigo Diego de Ensino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica. |
title_short |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
title_full |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
title_fullStr |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
title_full_unstemmed |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
title_sort |
Possibilidades para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia por meio da prática de ensino em Filosofia // Effective for possibilities discipline of identity of Philosophy through practice in teaching Philosophy |
author |
Souza, Rodrigo Diego de |
author_facet |
Souza, Rodrigo Diego de Carletto, Márcia Regina Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
author_role |
author |
author2 |
Carletto, Márcia Regina Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodrigo Diego de Carletto, Márcia Regina Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica. |
topic |
Ensino de Filosofia. Emancipação. Filosofia da Educação. Pedagogia Histórico-crítica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa. |
description |
O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757/pdf_295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-126 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 117-126 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950512463872 |