Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Machado, Lucília Regina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Aparecida da Silva, Luciene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328
Resumo: Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI.
id UCS-3_f840711f1db154a84a895a4e2a48d06d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/328
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolaresEste ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI.Universidade de Caxias do Sulde Souza Machado, Lucília ReginaAparecida da Silva, Luciene2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328/282info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-31T10:52:52ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
title Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
spellingShingle Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
de Souza Machado, Lucília Regina
title_short Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
title_full Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
title_fullStr Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
title_full_unstemmed Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
title_sort Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
author de Souza Machado, Lucília Regina
author_facet de Souza Machado, Lucília Regina
Aparecida da Silva, Luciene
author_role author
author2 Aparecida da Silva, Luciene
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Machado, Lucília Regina
Aparecida da Silva, Luciene
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI.
description Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328/282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 2
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 2
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950008098816