Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328 |
Resumo: | Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI. |
id |
UCS-3_f840711f1db154a84a895a4e2a48d06d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/328 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolaresEste ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI.Universidade de Caxias do Sulde Souza Machado, Lucília ReginaAparecida da Silva, Luciene2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 2CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 22178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328/282info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-31T10:52:52ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
title |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
spellingShingle |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares de Souza Machado, Lucília Regina |
title_short |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
title_full |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
title_fullStr |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
title_full_unstemmed |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
title_sort |
Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares |
author |
de Souza Machado, Lucília Regina |
author_facet |
de Souza Machado, Lucília Regina Aparecida da Silva, Luciene |
author_role |
author |
author2 |
Aparecida da Silva, Luciene |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Machado, Lucília Regina Aparecida da Silva, Luciene |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI. |
description |
Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura detrabalho docente colaborativo. Num milênio caracterizado por crises que assolam, sobremaneira, as populações globais, o ativo trabalho colaborativo passa a compor, simultaneamente, uma exigência, uma necessidade, um desafio e uma possibilidade de superação da transitoriedade das soluções até então propostas e aplicadas ao enfrentamento das demandas prementes. No cenário contemporâneo de profusão de redes sociais e digitais, a mediação das TICs apresenta-se como mecanismo estratégico, especialmente, para o campo educacional escolar, no que tange à conformação da cultura do trabalho colaborativo. Como promover ações que viabilizem e deem sustentabilidade às propostas e práticas curriculares e pedagógicas compatíveis com perspectiva de conformação da cultura de trabalho colaborativo docente mediado pelas TICs? Eis um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro para o século XXI. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/328/282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 15, n. 2 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 15, n. 2 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950008098816 |