Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se resultados de uma investigação que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, estão sendo discutidas atividades que envolvem formulação de enunciados de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, Dante (2009) que explicita que o uso da formulação e resolução de problemas matemáticos possibilita vários aspectos positivos no ensino de Matemática, Chica (2001) que destacam a importância de incentivar o trabalho com elaboração de enunciados. No desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de aproximar e abordar a escrita na formulação de questões, enunciados de problemas, e buscou-se discutir com os alunos as atividades elaboradas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo da pesquisadora e caderno individual dos alunos. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer do desenvolvimento das práticas. Inicialmente, os alunos não conseguiam organizar suas ideias no caderno para concluir as propostas, mas à medida que as atividades foram desenvolvidas, ocorreu uma sensível melhora. |
id |
UCS-4_4b7c13ae319203ed7727a304842d6cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1335 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escritaFormulação de problemasEscrita na MatemáticaResolução de Problemas Neste artigo apresentam-se resultados de uma investigação que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, estão sendo discutidas atividades que envolvem formulação de enunciados de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, Dante (2009) que explicita que o uso da formulação e resolução de problemas matemáticos possibilita vários aspectos positivos no ensino de Matemática, Chica (2001) que destacam a importância de incentivar o trabalho com elaboração de enunciados. No desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de aproximar e abordar a escrita na formulação de questões, enunciados de problemas, e buscou-se discutir com os alunos as atividades elaboradas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo da pesquisadora e caderno individual dos alunos. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer do desenvolvimento das práticas. Inicialmente, os alunos não conseguiam organizar suas ideias no caderno para concluir as propostas, mas à medida que as atividades foram desenvolvidas, ocorreu uma sensível melhora.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/133510.26843/rencima.v11i3.1335Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 225-2432179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335/1267https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrein Muller, Ana PaulaNeumann Martins, SilvanaDullius, Maria Madalena2023-04-21T21:04:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1335Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:04:49Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
title |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
spellingShingle |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita Krein Muller, Ana Paula Formulação de problemas Escrita na Matemática Resolução de Problemas |
title_short |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
title_full |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
title_fullStr |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
title_full_unstemmed |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
title_sort |
Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita |
author |
Krein Muller, Ana Paula |
author_facet |
Krein Muller, Ana Paula Neumann Martins, Silvana Dullius, Maria Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Neumann Martins, Silvana Dullius, Maria Madalena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krein Muller, Ana Paula Neumann Martins, Silvana Dullius, Maria Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formulação de problemas Escrita na Matemática Resolução de Problemas |
topic |
Formulação de problemas Escrita na Matemática Resolução de Problemas |
description |
Neste artigo apresentam-se resultados de uma investigação que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, estão sendo discutidas atividades que envolvem formulação de enunciados de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, Dante (2009) que explicita que o uso da formulação e resolução de problemas matemáticos possibilita vários aspectos positivos no ensino de Matemática, Chica (2001) que destacam a importância de incentivar o trabalho com elaboração de enunciados. No desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de aproximar e abordar a escrita na formulação de questões, enunciados de problemas, e buscou-se discutir com os alunos as atividades elaboradas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo da pesquisadora e caderno individual dos alunos. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer do desenvolvimento das práticas. Inicialmente, os alunos não conseguiam organizar suas ideias no caderno para concluir as propostas, mas à medida que as atividades foram desenvolvidas, ocorreu uma sensível melhora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335 10.26843/rencima.v11i3.1335 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.1335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335/1267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 225-243 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306129803575296 |