Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krein Muller, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neumann Martins, Silvana, Dullius, Maria Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335
Resumo: Neste artigo apresentam-se resultados de uma investigação que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, estão sendo discutidas atividades que envolvem formulação de enunciados de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, Dante (2009) que explicita que o uso da formulação e resolução de problemas matemáticos possibilita vários aspectos positivos no ensino de Matemática, Chica (2001) que destacam a importância de incentivar o trabalho com elaboração de enunciados. No desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de aproximar e abordar a escrita na formulação de questões, enunciados de problemas, e buscou-se discutir com os alunos as atividades elaboradas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo da pesquisadora e caderno individual dos alunos. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer do desenvolvimento das práticas. Inicialmente, os alunos não conseguiam organizar suas ideias no caderno para concluir as propostas, mas à medida que as atividades foram desenvolvidas, ocorreu uma sensível melhora.
id UCS-4_4b7c13ae319203ed7727a304842d6cf0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1335
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escritaFormulação de problemasEscrita na MatemáticaResolução de Problemas Neste artigo apresentam-se resultados de uma investigação que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, estão sendo discutidas atividades que envolvem formulação de enunciados de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, Dante (2009) que explicita que o uso da formulação e resolução de problemas matemáticos possibilita vários aspectos positivos no ensino de Matemática, Chica (2001) que destacam a importância de incentivar o trabalho com elaboração de enunciados. No desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de aproximar e abordar a escrita na formulação de questões, enunciados de problemas, e buscou-se discutir com os alunos as atividades elaboradas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo da pesquisadora e caderno individual dos alunos. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer do desenvolvimento das práticas. Inicialmente, os alunos não conseguiam organizar suas ideias no caderno para concluir as propostas, mas à medida que as atividades foram desenvolvidas, ocorreu uma sensível melhora.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/133510.26843/rencima.v11i3.1335Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 225-2432179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335/1267https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrein Muller, Ana PaulaNeumann Martins, SilvanaDullius, Maria Madalena2023-04-21T21:04:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1335Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:04:49Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
title Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
spellingShingle Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
Krein Muller, Ana Paula
Formulação de problemas
Escrita na Matemática
Resolução de Problemas
title_short Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
title_full Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
title_fullStr Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
title_full_unstemmed Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
title_sort Formulação de problemas por meio de práticas de leitura e de escrita
author Krein Muller, Ana Paula
author_facet Krein Muller, Ana Paula
Neumann Martins, Silvana
Dullius, Maria Madalena
author_role author
author2 Neumann Martins, Silvana
Dullius, Maria Madalena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krein Muller, Ana Paula
Neumann Martins, Silvana
Dullius, Maria Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de problemas
Escrita na Matemática
Resolução de Problemas
topic Formulação de problemas
Escrita na Matemática
Resolução de Problemas
description Neste artigo apresentam-se resultados de uma investigação que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, estão sendo discutidas atividades que envolvem formulação de enunciados de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, Dante (2009) que explicita que o uso da formulação e resolução de problemas matemáticos possibilita vários aspectos positivos no ensino de Matemática, Chica (2001) que destacam a importância de incentivar o trabalho com elaboração de enunciados. No desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de aproximar e abordar a escrita na formulação de questões, enunciados de problemas, e buscou-se discutir com os alunos as atividades elaboradas. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de campo da pesquisadora e caderno individual dos alunos. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer do desenvolvimento das práticas. Inicialmente, os alunos não conseguiam organizar suas ideias no caderno para concluir as propostas, mas à medida que as atividades foram desenvolvidas, ocorreu uma sensível melhora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335
10.26843/rencima.v11i3.1335
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.1335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1335/1267
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 225-243
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306129803575296