Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise do quão eficaz pode ser o uso da Contextualização do Ensino de Física no aprendizado dos alunos, apoiando-se nos pilares da experimentação e dos recursos computacionais. Tivemos como objetivo primário verificar que a utilização de abordagens metodológicas não tradicionais contribuía significativamente para um maior interesse, participação e protagonismo no aprendizado dos estudantes frente à temática escolhida nesse projeto: Óptica Geométrica. Isto possibilita, inclusive, desenvolver um ensino crítico, proporcionando aos estudantes a alfabetização científica para que os mesmos consigam se posicionar diante das diferentes situações na sociedade. Essa pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino – uma pública e outra privada. Levamos em consideração as concepções prévias dos estudantes, aplicando um Pré-teste; realizamos a sequência didática com aulas contextualizadas e, por fim, aplicamos um Pós-teste para avaliar o desempenho e a evolução que os alunos tiveram ao longo desse processo. Também foi estabelecido como objetivo secundário verificar se existe alguma diferença relevante entre as conclusões finais obtidas acerca do uso da contextualização no ensino de Física quando empregada em escolas distintas. Nossos resultados preliminares indicam que não há
id UFF-2_a34e23c7bbe6a7bbcc0245bce07634b9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12813
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreirasContextualizaçãoAulas contextualizadasExperimentaçãoRecursos computacionaisContextualizaçãoExperimentaçãoRecursos computacionaisContextualizationContextualized classesExperimentsComputational resourcesO presente trabalho propõe uma análise do quão eficaz pode ser o uso da Contextualização do Ensino de Física no aprendizado dos alunos, apoiando-se nos pilares da experimentação e dos recursos computacionais. Tivemos como objetivo primário verificar que a utilização de abordagens metodológicas não tradicionais contribuía significativamente para um maior interesse, participação e protagonismo no aprendizado dos estudantes frente à temática escolhida nesse projeto: Óptica Geométrica. Isto possibilita, inclusive, desenvolver um ensino crítico, proporcionando aos estudantes a alfabetização científica para que os mesmos consigam se posicionar diante das diferentes situações na sociedade. Essa pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino – uma pública e outra privada. Levamos em consideração as concepções prévias dos estudantes, aplicando um Pré-teste; realizamos a sequência didática com aulas contextualizadas e, por fim, aplicamos um Pós-teste para avaliar o desempenho e a evolução que os alunos tiveram ao longo desse processo. Também foi estabelecido como objetivo secundário verificar se existe alguma diferença relevante entre as conclusões finais obtidas acerca do uso da contextualização no ensino de Física quando empregada em escolas distintas. Nossos resultados preliminares indicam que não háThe present work proposes an analysis of how effective the use of Contextualization can be made, in Physics teaching, to students’ learning, based on the pillars of experiments and computational resources. We had as primary objective verify if the use of non traditional methodological approaches significantly contribute to a greater interest, participation and protagonism of students in learning the chosen theme of this Project: Geometrical Optics. It makes possible the development of a critical teaching, providing the students the scientific literacy so that they construct their own opinion on different social situations. This research took place in two distinct kinds of school – a public and a private one. We considered the students’ preconceptions by applying a previous test; then, the contextualized classes were taught through a didatic sequence; and finally we applied a post test to assess the students’ performance and progress during the learning process. It was also established a secondary objective: to check if there was any relevant difference between the students’ performance, after the contextualized Physics classes, when applied in the two distinct kinds of school. Our preliminary results indicate that there is notCosta, IsaAlmeida, Lúcia da Cruz deMartins, Jorge Simões de SáCoelho, Miguel Nogueira de Carvalho2020-02-11T21:59:47Z2020-02-11T21:59:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOELHO, Miguel Nogueira de Carvalho. Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T16:44:25Zoai:app.uff.br:1/12813Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-29T16:44:25Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
title Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
spellingShingle Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho
Contextualização
Aulas contextualizadas
Experimentação
Recursos computacionais
Contextualização
Experimentação
Recursos computacionais
Contextualization
Contextualized classes
Experiments
Computational resources
title_short Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
title_full Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
title_fullStr Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
title_full_unstemmed Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
title_sort Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras
author Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho
author_facet Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Almeida, Lúcia da Cruz de
Martins, Jorge Simões de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Miguel Nogueira de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Aulas contextualizadas
Experimentação
Recursos computacionais
Contextualização
Experimentação
Recursos computacionais
Contextualization
Contextualized classes
Experiments
Computational resources
topic Contextualização
Aulas contextualizadas
Experimentação
Recursos computacionais
Contextualização
Experimentação
Recursos computacionais
Contextualization
Contextualized classes
Experiments
Computational resources
description O presente trabalho propõe uma análise do quão eficaz pode ser o uso da Contextualização do Ensino de Física no aprendizado dos alunos, apoiando-se nos pilares da experimentação e dos recursos computacionais. Tivemos como objetivo primário verificar que a utilização de abordagens metodológicas não tradicionais contribuía significativamente para um maior interesse, participação e protagonismo no aprendizado dos estudantes frente à temática escolhida nesse projeto: Óptica Geométrica. Isto possibilita, inclusive, desenvolver um ensino crítico, proporcionando aos estudantes a alfabetização científica para que os mesmos consigam se posicionar diante das diferentes situações na sociedade. Essa pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino – uma pública e outra privada. Levamos em consideração as concepções prévias dos estudantes, aplicando um Pré-teste; realizamos a sequência didática com aulas contextualizadas e, por fim, aplicamos um Pós-teste para avaliar o desempenho e a evolução que os alunos tiveram ao longo desse processo. Também foi estabelecido como objetivo secundário verificar se existe alguma diferença relevante entre as conclusões finais obtidas acerca do uso da contextualização no ensino de Física quando empregada em escolas distintas. Nossos resultados preliminares indicam que não há
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-02-11T21:59:47Z
2020-02-11T21:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Miguel Nogueira de Carvalho. Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813
identifier_str_mv COELHO, Miguel Nogueira de Carvalho. Contextualização no ensino de física: aprendizagem sem barreiras. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135444842872832