Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062 |
Resumo: | Resumo: No presente artigo, apresenta-se um ensaio teórico, cujo objetivo é discutir o papel dos grupos de estudo e pesquisa em programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) no movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) e de investigadores. Inicialmente, serão descritos os esforços em produzir uma caracterização para o movimento de constituição da IP de PEM, ancorada no revezamento entre ações de formação e de teorização. Desafiado a produzir novas experiências de pensamento e ação, discute-se aqui o papel de grupos de estudo e pesquisa em PPGEM na articulação entre os diferentes domínios constituintes desta categorização. Conclui-se que os grupos de estudo e pesquisa em PPGEM se configuram como uma prática proeminente para criar um ambiente de apoio à agência e minimizar as tensões que os professores e os investigadores experimentam como resultado da sobreposição ou da intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados à opressão, à dominação ou à discriminação, e das demandas do ensino focalizado na disciplina e na investigação, aspectos que devem ser considerados no movimento de constituição da IP de PEM e de investigadores. |
id |
UCS-4_83a60fff5079b9e35ac79e46857d622e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2062 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchersGrupos de estudo e pesquisa e o movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática e de investigadoresEducação MatemáticaIdentidade ProfissionalFormação de Professores que Ensinam MatemáticaGrupos de Estudo e PesquisaMathematic EducationProfessional IdentityTeachers education who teach mathematicsStudy and research groupsResumo: No presente artigo, apresenta-se um ensaio teórico, cujo objetivo é discutir o papel dos grupos de estudo e pesquisa em programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) no movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) e de investigadores. Inicialmente, serão descritos os esforços em produzir uma caracterização para o movimento de constituição da IP de PEM, ancorada no revezamento entre ações de formação e de teorização. Desafiado a produzir novas experiências de pensamento e ação, discute-se aqui o papel de grupos de estudo e pesquisa em PPGEM na articulação entre os diferentes domínios constituintes desta categorização. Conclui-se que os grupos de estudo e pesquisa em PPGEM se configuram como uma prática proeminente para criar um ambiente de apoio à agência e minimizar as tensões que os professores e os investigadores experimentam como resultado da sobreposição ou da intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados à opressão, à dominação ou à discriminação, e das demandas do ensino focalizado na disciplina e na investigação, aspectos que devem ser considerados no movimento de constituição da IP de PEM e de investigadores.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/206210.26843/rencima.v9i6.2062Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 01 - 172179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062/1046https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2023-04-21T01:04:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2062Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:04:13Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers Grupos de estudo e pesquisa e o movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática e de investigadores |
title |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers |
spellingShingle |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade Educação Matemática Identidade Profissional Formação de Professores que Ensinam Matemática Grupos de Estudo e Pesquisa Mathematic Education Professional Identity Teachers education who teach mathematics Study and research groups |
title_short |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers |
title_full |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers |
title_fullStr |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers |
title_full_unstemmed |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers |
title_sort |
Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers |
author |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_facet |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Identidade Profissional Formação de Professores que Ensinam Matemática Grupos de Estudo e Pesquisa Mathematic Education Professional Identity Teachers education who teach mathematics Study and research groups |
topic |
Educação Matemática Identidade Profissional Formação de Professores que Ensinam Matemática Grupos de Estudo e Pesquisa Mathematic Education Professional Identity Teachers education who teach mathematics Study and research groups |
description |
Resumo: No presente artigo, apresenta-se um ensaio teórico, cujo objetivo é discutir o papel dos grupos de estudo e pesquisa em programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) no movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) e de investigadores. Inicialmente, serão descritos os esforços em produzir uma caracterização para o movimento de constituição da IP de PEM, ancorada no revezamento entre ações de formação e de teorização. Desafiado a produzir novas experiências de pensamento e ação, discute-se aqui o papel de grupos de estudo e pesquisa em PPGEM na articulação entre os diferentes domínios constituintes desta categorização. Conclui-se que os grupos de estudo e pesquisa em PPGEM se configuram como uma prática proeminente para criar um ambiente de apoio à agência e minimizar as tensões que os professores e os investigadores experimentam como resultado da sobreposição ou da intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados à opressão, à dominação ou à discriminação, e das demandas do ensino focalizado na disciplina e na investigação, aspectos que devem ser considerados no movimento de constituição da IP de PEM e de investigadores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062 10.26843/rencima.v9i6.2062 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062/1046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 01 - 17 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130775605248 |