Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062
Resumo: Resumo: No presente artigo, apresenta-se um ensaio teórico, cujo objetivo é discutir o papel dos grupos de estudo e pesquisa em programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) no movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) e de investigadores. Inicialmente, serão descritos os esforços em produzir uma caracterização para o movimento de constituição da IP de PEM, ancorada no revezamento entre ações de formação e de teorização. Desafiado a produzir novas experiências de pensamento e ação, discute-se aqui o papel de grupos de estudo e pesquisa em PPGEM na articulação entre os diferentes domínios constituintes desta categorização. Conclui-se que os grupos de estudo e pesquisa em PPGEM se configuram como uma prática proeminente para criar um ambiente de apoio à agência e minimizar as tensões que os professores e os investigadores experimentam como resultado da sobreposição ou da intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados à opressão, à dominação ou à discriminação, e das demandas do ensino focalizado na disciplina e na investigação, aspectos que devem ser considerados no movimento de constituição da IP de PEM e de investigadores.
id UCS-4_83a60fff5079b9e35ac79e46857d622e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2062
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchersGrupos de estudo e pesquisa e o movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática e de investigadoresEducação MatemáticaIdentidade ProfissionalFormação de Professores que Ensinam MatemáticaGrupos de Estudo e PesquisaMathematic EducationProfessional IdentityTeachers education who teach mathematicsStudy and research groupsResumo: No presente artigo, apresenta-se um ensaio teórico, cujo objetivo é discutir o papel dos grupos de estudo e pesquisa em programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) no movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) e de investigadores. Inicialmente, serão descritos os esforços em produzir uma caracterização para o movimento de constituição da IP de PEM, ancorada no revezamento entre ações de formação e de teorização. Desafiado a produzir novas experiências de pensamento e ação, discute-se aqui o papel de grupos de estudo e pesquisa em PPGEM na articulação entre os diferentes domínios constituintes desta categorização. Conclui-se que os grupos de estudo e pesquisa em PPGEM se configuram como uma prática proeminente para criar um ambiente de apoio à agência e minimizar as tensões que os professores e os investigadores experimentam como resultado da sobreposição ou da intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados à opressão, à dominação ou à discriminação, e das demandas do ensino focalizado na disciplina e na investigação, aspectos que devem ser considerados no movimento de constituição da IP de PEM e de investigadores.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/206210.26843/rencima.v9i6.2062Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 01 - 172179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062/1046https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2023-04-21T01:04:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2062Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:04:13Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
Grupos de estudo e pesquisa e o movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam Matemática e de investigadores
title Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
spellingShingle Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Educação Matemática
Identidade Profissional
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Grupos de Estudo e Pesquisa
Mathematic Education
Professional Identity
Teachers education who teach mathematics
Study and research groups
title_short Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
title_full Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
title_fullStr Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
title_full_unstemmed Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
title_sort Study and research groups and the constitutional movement of the teachers Professional Identity who teach Mathematics and of the researchers
author Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_facet Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Identidade Profissional
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Grupos de Estudo e Pesquisa
Mathematic Education
Professional Identity
Teachers education who teach mathematics
Study and research groups
topic Educação Matemática
Identidade Profissional
Formação de Professores que Ensinam Matemática
Grupos de Estudo e Pesquisa
Mathematic Education
Professional Identity
Teachers education who teach mathematics
Study and research groups
description Resumo: No presente artigo, apresenta-se um ensaio teórico, cujo objetivo é discutir o papel dos grupos de estudo e pesquisa em programas de pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) no movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM) e de investigadores. Inicialmente, serão descritos os esforços em produzir uma caracterização para o movimento de constituição da IP de PEM, ancorada no revezamento entre ações de formação e de teorização. Desafiado a produzir novas experiências de pensamento e ação, discute-se aqui o papel de grupos de estudo e pesquisa em PPGEM na articulação entre os diferentes domínios constituintes desta categorização. Conclui-se que os grupos de estudo e pesquisa em PPGEM se configuram como uma prática proeminente para criar um ambiente de apoio à agência e minimizar as tensões que os professores e os investigadores experimentam como resultado da sobreposição ou da intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados à opressão, à dominação ou à discriminação, e das demandas do ensino focalizado na disciplina e na investigação, aspectos que devem ser considerados no movimento de constituição da IP de PEM e de investigadores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062
10.26843/rencima.v9i6.2062
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2062/1046
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 01 - 17
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130775605248