Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Sonia Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082
Resumo: Os professores da Educação Básica, Anos Iniciais, desenvolvem diversos conteúdos em sua prática docente e em sua formação inicial. A maioria das disciplinas oferecidas nas universidades contempla o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, didática e psicologia da educação. Algumas instituições possibilitam aos alunos programas de formação continuada com o foco em ensino de Matemática, Leitura e Alfabetização, mas, raras estão direcionados para a disciplina de Ciências. Com essa premissa, objetivou-se na presente pesquisa, contribuir para que os professores da Educação Básica pudessem compreender os conceitos sobre Natureza da Ciência e de Competência Científica, para assim aplicá-los em sua prática docente por meio de um curso de formação continuada. Como metodologia de pesquisa qualitativa utilizamos quatro fases da Pesquisa-Ação: a pesquisa exploratória, a fase principal, a fase de ação e a fase de avaliação. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para aprendizado individual e coletivo, além de contribuir para o desenvolvimento das Competências Científicas dos professores desafiando-os a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências. Essa investigação sinalizou também que as atitudes dos docentes em relação aos conceitos sobre Natureza da Ciência permaneceram ingênuas mesmo após o curso de formação. Com estes resultados concluímos que os temas relacionados a Natureza da Ciência são pouco trabalhados no contexto da formação docente e que estes aspectos são indispensáveis para a formação de um professor mais reflexivo, mais crítico e competente cientificamente.  
id UCS-4_9054af891080d7bac1d18834839d4bb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2082
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicasEnsino de CiênciasCompetência CientíficaNatureza da CiênciaOs professores da Educação Básica, Anos Iniciais, desenvolvem diversos conteúdos em sua prática docente e em sua formação inicial. A maioria das disciplinas oferecidas nas universidades contempla o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, didática e psicologia da educação. Algumas instituições possibilitam aos alunos programas de formação continuada com o foco em ensino de Matemática, Leitura e Alfabetização, mas, raras estão direcionados para a disciplina de Ciências. Com essa premissa, objetivou-se na presente pesquisa, contribuir para que os professores da Educação Básica pudessem compreender os conceitos sobre Natureza da Ciência e de Competência Científica, para assim aplicá-los em sua prática docente por meio de um curso de formação continuada. Como metodologia de pesquisa qualitativa utilizamos quatro fases da Pesquisa-Ação: a pesquisa exploratória, a fase principal, a fase de ação e a fase de avaliação. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para aprendizado individual e coletivo, além de contribuir para o desenvolvimento das Competências Científicas dos professores desafiando-os a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências. Essa investigação sinalizou também que as atitudes dos docentes em relação aos conceitos sobre Natureza da Ciência permaneceram ingênuas mesmo após o curso de formação. Com estes resultados concluímos que os temas relacionados a Natureza da Ciência são pouco trabalhados no contexto da formação docente e que estes aspectos são indispensáveis para a formação de um professor mais reflexivo, mais crítico e competente cientificamente.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208210.26843/rencima.v9i6.2082Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 492179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082/1071https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Sonia AparecidaMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T00:57:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2082Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:22Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
title Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
spellingShingle Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
Cabral, Sonia Aparecida
Ensino de Ciências
Competência Científica
Natureza da Ciência
title_short Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
title_full Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
title_fullStr Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
title_sort Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
author Cabral, Sonia Aparecida
author_facet Cabral, Sonia Aparecida
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Sonia Aparecida
Maciel, Maria Delourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Competência Científica
Natureza da Ciência
topic Ensino de Ciências
Competência Científica
Natureza da Ciência
description Os professores da Educação Básica, Anos Iniciais, desenvolvem diversos conteúdos em sua prática docente e em sua formação inicial. A maioria das disciplinas oferecidas nas universidades contempla o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, didática e psicologia da educação. Algumas instituições possibilitam aos alunos programas de formação continuada com o foco em ensino de Matemática, Leitura e Alfabetização, mas, raras estão direcionados para a disciplina de Ciências. Com essa premissa, objetivou-se na presente pesquisa, contribuir para que os professores da Educação Básica pudessem compreender os conceitos sobre Natureza da Ciência e de Competência Científica, para assim aplicá-los em sua prática docente por meio de um curso de formação continuada. Como metodologia de pesquisa qualitativa utilizamos quatro fases da Pesquisa-Ação: a pesquisa exploratória, a fase principal, a fase de ação e a fase de avaliação. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para aprendizado individual e coletivo, além de contribuir para o desenvolvimento das Competências Científicas dos professores desafiando-os a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências. Essa investigação sinalizou também que as atitudes dos docentes em relação aos conceitos sobre Natureza da Ciência permaneceram ingênuas mesmo após o curso de formação. Com estes resultados concluímos que os temas relacionados a Natureza da Ciência são pouco trabalhados no contexto da formação docente e que estes aspectos são indispensáveis para a formação de um professor mais reflexivo, mais crítico e competente cientificamente.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082
10.26843/rencima.v9i6.2082
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082/1071
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 49
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130802868224