Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082 |
Resumo: | Os professores da Educação Básica, Anos Iniciais, desenvolvem diversos conteúdos em sua prática docente e em sua formação inicial. A maioria das disciplinas oferecidas nas universidades contempla o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, didática e psicologia da educação. Algumas instituições possibilitam aos alunos programas de formação continuada com o foco em ensino de Matemática, Leitura e Alfabetização, mas, raras estão direcionados para a disciplina de Ciências. Com essa premissa, objetivou-se na presente pesquisa, contribuir para que os professores da Educação Básica pudessem compreender os conceitos sobre Natureza da Ciência e de Competência Científica, para assim aplicá-los em sua prática docente por meio de um curso de formação continuada. Como metodologia de pesquisa qualitativa utilizamos quatro fases da Pesquisa-Ação: a pesquisa exploratória, a fase principal, a fase de ação e a fase de avaliação. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para aprendizado individual e coletivo, além de contribuir para o desenvolvimento das Competências Científicas dos professores desafiando-os a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências. Essa investigação sinalizou também que as atitudes dos docentes em relação aos conceitos sobre Natureza da Ciência permaneceram ingênuas mesmo após o curso de formação. Com estes resultados concluímos que os temas relacionados a Natureza da Ciência são pouco trabalhados no contexto da formação docente e que estes aspectos são indispensáveis para a formação de um professor mais reflexivo, mais crítico e competente cientificamente. |
id |
UCS-4_9054af891080d7bac1d18834839d4bb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2082 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicasEnsino de CiênciasCompetência CientíficaNatureza da CiênciaOs professores da Educação Básica, Anos Iniciais, desenvolvem diversos conteúdos em sua prática docente e em sua formação inicial. A maioria das disciplinas oferecidas nas universidades contempla o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, didática e psicologia da educação. Algumas instituições possibilitam aos alunos programas de formação continuada com o foco em ensino de Matemática, Leitura e Alfabetização, mas, raras estão direcionados para a disciplina de Ciências. Com essa premissa, objetivou-se na presente pesquisa, contribuir para que os professores da Educação Básica pudessem compreender os conceitos sobre Natureza da Ciência e de Competência Científica, para assim aplicá-los em sua prática docente por meio de um curso de formação continuada. Como metodologia de pesquisa qualitativa utilizamos quatro fases da Pesquisa-Ação: a pesquisa exploratória, a fase principal, a fase de ação e a fase de avaliação. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para aprendizado individual e coletivo, além de contribuir para o desenvolvimento das Competências Científicas dos professores desafiando-os a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências. Essa investigação sinalizou também que as atitudes dos docentes em relação aos conceitos sobre Natureza da Ciência permaneceram ingênuas mesmo após o curso de formação. Com estes resultados concluímos que os temas relacionados a Natureza da Ciência são pouco trabalhados no contexto da formação docente e que estes aspectos são indispensáveis para a formação de um professor mais reflexivo, mais crítico e competente cientificamente. Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208210.26843/rencima.v9i6.2082Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 492179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082/1071https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Sonia AparecidaMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T00:57:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2082Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:22Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
title |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
spellingShingle |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas Cabral, Sonia Aparecida Ensino de Ciências Competência Científica Natureza da Ciência |
title_short |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
title_full |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
title_fullStr |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
title_sort |
Formação continuada de professores em Natureza da Ciência com enfoque nas competências científicas |
author |
Cabral, Sonia Aparecida |
author_facet |
Cabral, Sonia Aparecida Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Sonia Aparecida Maciel, Maria Delourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Competência Científica Natureza da Ciência |
topic |
Ensino de Ciências Competência Científica Natureza da Ciência |
description |
Os professores da Educação Básica, Anos Iniciais, desenvolvem diversos conteúdos em sua prática docente e em sua formação inicial. A maioria das disciplinas oferecidas nas universidades contempla o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino, didática e psicologia da educação. Algumas instituições possibilitam aos alunos programas de formação continuada com o foco em ensino de Matemática, Leitura e Alfabetização, mas, raras estão direcionados para a disciplina de Ciências. Com essa premissa, objetivou-se na presente pesquisa, contribuir para que os professores da Educação Básica pudessem compreender os conceitos sobre Natureza da Ciência e de Competência Científica, para assim aplicá-los em sua prática docente por meio de um curso de formação continuada. Como metodologia de pesquisa qualitativa utilizamos quatro fases da Pesquisa-Ação: a pesquisa exploratória, a fase principal, a fase de ação e a fase de avaliação. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada contribuiu para aprendizado individual e coletivo, além de contribuir para o desenvolvimento das Competências Científicas dos professores desafiando-os a buscarem novos caminhos e novas práticas de ensino para os conteúdos de Ciências. Essa investigação sinalizou também que as atitudes dos docentes em relação aos conceitos sobre Natureza da Ciência permaneceram ingênuas mesmo após o curso de formação. Com estes resultados concluímos que os temas relacionados a Natureza da Ciência são pouco trabalhados no contexto da formação docente e que estes aspectos são indispensáveis para a formação de um professor mais reflexivo, mais crítico e competente cientificamente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082 10.26843/rencima.v9i6.2082 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2082/1071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 49 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130802868224 |