Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429 |
Resumo: | O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandes |
id |
UCS-5_0fa432bd612fc3efbbdb4b773b2035b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2429 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeitosemiótica; cinema; comunicação; culturacorpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes.O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandesUniversidade de Caxias do Sul - UCSFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESPda Silva, Odair José Moreira2014-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429Conexão - Comunicação e Cultura; v. 12, n. 24 (2013): Comunicação, educação e tecnologias2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429/1565http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/404http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/405http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/406http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/407http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/408http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/409http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/410http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/411http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/412http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/413http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/414info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-14T23:29:02Zoai:vkali30.ucs.br:article/2429Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2014-05-14T23:29:02Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
title |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
spellingShingle |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito da Silva, Odair José Moreira semiótica; cinema; comunicação; cultura corpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes. |
title_short |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
title_full |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
title_fullStr |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
title_full_unstemmed |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
title_sort |
Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito |
author |
da Silva, Odair José Moreira |
author_facet |
da Silva, Odair José Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Odair José Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
semiótica; cinema; comunicação; cultura corpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes. |
topic |
semiótica; cinema; comunicação; cultura corpo; crime; cinemas noir e neo-noir; semiótica francesa; análise de filmes. |
description |
O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandes |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429/1565 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/404 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/405 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/406 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/407 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/408 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/409 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/410 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/411 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/412 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/413 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/2429/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 12, n. 24 (2013): Comunicação, educação e tecnologias 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248300064768 |