Grounded Theory: Uma Abordagem Metodológica Congruente com a Pesquisa em Turismo / Grounded Theory: A Methodological Approach Congruent with Tourism Research
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8020 |
Resumo: | RESUMOA Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory é um método de pesquisa apropriado ao exame de dados qualitativos para a extração de conceitos organizados em torno de categorias básicas que, uma vez integradas, estabelecem uma teoria substantiva acerca do fenômeno estudado. Internacionalmente, os pesquisadores do Turismo vêm empregando a Grounded Theory em suas pesquisas, mas, no Brasil, ela tem sido escassamente utilizada. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as bases da Teoria Fundamentada nos Dados. evidenciando as semelhanças e diferenças entre suas três versões, e apontar o uso desta metodologia nas pesquisas do Turismo. Este trabalho é de natureza bibliográfica, fazendo uma revisão integrativa da teoria. A Grounded Theory tem se mostrado apropriada para estudar a experiência do viajante, mas seu uso pode ser ampliado, uma vez que ela pode estar associada a outros métodos de pesquisa, como a etnografia, favorecendo a criação de teorias turísticas substantivas ou, simplesmente, a apropriação de um tema nos estágios iniciais da pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Metodologia; Teoria Fundamentada nos Dados; Método das Comparações Constantes; Amostragem Teórica. ABSTRACTGrounded Theory emerged as an appropriate research method for extracting from data concepts organized around basic categories that once integrated establish a substantive theory about the phenomenon. Internationally, Tourism researchers have been using Grounded Theory in their research, but in Brazil it has been scarcely used. Thus, this paper aims to present the foundations of Grounded Theory showing the similarities and differences between its three versions, and to point out how this methodology is used in Tourism research. This work is bibliographic making an integrative review of the theory. Grounded Theory has been shown to be appropriate for studying tourist experience, but its use may be expanded as it may be associated with other research methodologies such as ethnography, favoring the creation of substantive tourist theories or simply the appropriation of a theme in the early stages of the research.KEYWORDSTourism; Methodology; Grounded Theory; Constant Comparative Method; Theoretical Sampling. AURORIAStela Cristina Hott Corrêa – Mestra. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1964577702715502 E-mail: stelachc@gmail.comMarlusa de Sevilha Gosling – Doutora. Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9503365193492380 E-mail: mg.ufmg@gmail.com REFERÊNCIASBeni, M. C. (2003). Análise estrutural do Turismo. São Paulo: Senac.Beni, M. C., & Moesch, M. (2016). Do discurso da Ciência do Turismo para a Ciência do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 9-30. LinkBlumenthal, V., & Jensen, Ø. (2019). Consumer immersion in the experiencescape of managed visitor attractions: The nature of the immersion process and the role of involvement. Tourism Management Perspectives, 30, 159-170. LinkCharmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Bookman.Coelho, M. de F., Gosling, M. de S., & Almeida, A. S. A. de. (2018). Tourism experiences: Core processes of memorable trips. Journal of Hospitality and Tourism Management, 37, 11–22. LinkCook, K. S., Cheshire, C., & Gerbasi, A. (2018). Power, dependence, and social exchange theory. In: P. J. Burker (Org.), Contemporary social psychological theories (Second). Stanford: Stanford University Press.Femenia-Serra, F., & Neuhofer, B. (2018). Smart tourism experiences: conceptualisation, key dimensions and research agenda. Investigaciones Regionales - Journal of Regional Research, 42(December), 129-150. LinkFerreira, D. A., & Moura, G. L. (2015). Entre a dicotomia precursora e as novas possibilidades: divergências paradigmáticas na Grounded Theory . V Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 1-12. Salvador: Anpad.Fuster, L. F. (1971). Teoría y técnica del Turismo. Madrid: Nacional.Glaser, B. G., & Holton, J. (2004). Remodeling Grounded Theory. Forum: Qualitative Social Research, 5(2), 1-15. LinkGlaser, B. G., & Strauss, A. L. (1967). The discovery of Grounded Theory : strategies for qualitative research (Renewed 19). New Brunswick: Aldine Transaction.Gomes, B. M. A., Vargas-Sánchez, A., & Pessali, H. F. (2014). Interação empresários-setor público no Turismo: Uma análise institucional e neocorporativista na cidade de Huelva (Espanha). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), 382-402. LinkGreen, B. C., & Chalip, L. (1998). Sport tourism as the celebration of subculture. Annals of Tourism Research, 25(2), 275-291. LinkHu, M., Zhang, Y., Zhang, H., Lu, Y., Zuo, L., Zhuang, M., … Zhang, H. (2020). How do Chinese tourists perceive tranquillity during the tour? Tourism Management Perspectives, 34(March), 100666. LinkJafari, J. (2001). Enciclopedia del Turismo. Madrid: Sínteses.Jiménez-Barreto, J., Sthapit, E., Rubio, N., & Campo, S. (2019). Exploring the dimensions of online destination brand experience: Spanish and North American tourists’ perspectives. Tourism Management Perspectives, 31, 348-360. LinkKensbock, S., Jennings, G., Bailey, J., & Patiar, A. (2016). Performing: Hotel room attendants’ employment experiences. Annals of Tourism Research, 56, 112-127. LinkKornilaki, M., & Font, X. (2019). Normative influences: How socio-cultural and industrial norms influence the adoption of sustainability practices. A Grounded Theory of Cretan, small tourism firms. Journal of Environmental Management, 230, 183-189. LinkLee, K. J., & Scott, D. (2017). Racial discrimination and african americans’ travel behavior: the utility of habitus and vignette technique. Journal of Travel Research, 56(3), 381-392. LinkLeiper, N. (1979). The framework of tourism: Towards a definition of tourism, tourist, and the tourist industry. Annals of Tourism Research, 6(4), 390-407. LinkLiu, J., Wang, C., Fang, S., & Zhang, T. (2019). Scale development for tourist trust toward a tourism destination. Tourism Management Perspectives, 31, 383-397. LinkLohmann, G., & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do Turismo: Conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Martin, D. (2007). Management learning exercise and trainer’s note for building Grounded Theory in tourism behavior. Journal of Business Research, 60(7), 742-748. LinkMartin, D., & Woodside, A. (2008). Grounded Theory of international tourism behavior. Journal of Travel and Tourism Marketing, 24(4), 245-258. LinkMatteucci, X., & Filep, S. (2017). Eudaimonic tourist experiences: the case of flamenco. Leisure Sciences, 36(1), 39-52. LinkMatteucci, X., & Gnoth, J. (2017). Elaborating on Grounded Theory in tourism research. Annals of Tourism Research, 65, 49-59. LinkNechar, M. C., & Panosso Netto, A. (2010). Implicaciones epistemológicas en la construcción del conocimiento del Turismo. p. 15-40. In: M. C. Nechar & A. Panosso Netto (Orgs.), Epistemología del Turismo: Estudios Críticos. México: Trillas.Panosso Netto, A., & Nechar, M. C. (2014). Epistemologia do Turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(1), 120-144. LinkPinto, M. de R., & Santos, L. L. da S. (2012). A Grounded Theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo. Organizações & Sociedade, 19(62), 417-436. LinkSaldaña, J. (2016). The coding manual for qualitative researchers. London: Sage.Salles, M. do R. R. (2018). A Pesquisa qualitativa e o campo da Hospitalidade: uma reflexão sobre a relação teoria e método. Revista Turismo em Análise, 28(3), 438-449. LinkSant’Anna, A. de S., Nelson, R. E., & Oliveira, F. B. de. (2011). Empreendedorismo e o Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Tiradentes. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, 6(1), 1-27. LinkShafiee, S., Ghatari, A. R., Hasanzadeh, A., & Jahanyan, S. (2019). Developing a model for sustainable smart tourism destinations: A systematic review. Tourism Management Perspectives, 31, 287-300. LinkSilva, R. C. da, Dantas, F. R. A., Medeiros, C. S. C., & Nobrega, W. R. de M. (2018). Apontamentos científicos em um campo multidisciplinar: Turismo, Ciência Moderna e Complexidade. Turismo Visão e Ação, 20(3), 447-459. LinkSthapit, E., & Björk, P. (2019). Sources of distrust: Airbnb guests’ perspectives. Tourism Management Perspectives, 31, 245-253. LinkSthapit, E., & Jiménez-Barreto, J. (2018). Exploring tourists’ memorable hospitality experiences: An Airbnb perspective. Tourism Management Perspectives, 28, 83-92. LinkStrauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed.Woodside, A. G., MacDonald, R., & Burford, M. (2004). Grounded Theory of leisure travel. Journal of Travel & Tourism Marketing, 17(1), 7-39. LinkZhang, J., Tucker, H., Morrison, A. M., & Wu, B. (2017). Becoming a backpacker in China: A Grounded Theory approach to identity construction of backpackers. Annals of Tourism Research, 64, 114-125. LinkZupic, I., & Čater, T. (2015). Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, 18(3), 429-472. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 12 NOV 19; Aceito: 13 OUT 20. |
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Grounded Theory: Uma Abordagem Metodológica Congruente com a Pesquisa em Turismo / Grounded Theory: A Methodological Approach Congruent with Tourism ResearchTurismoTurismo; Tourism; Metodologia; Methodology; Teoria Fundamentada nos Dados; Grounded Theory; Método das Comparações Constantes; Constant Comparative Method; Amostragem Teórica; Theoretical Sampling.RESUMOA Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory é um método de pesquisa apropriado ao exame de dados qualitativos para a extração de conceitos organizados em torno de categorias básicas que, uma vez integradas, estabelecem uma teoria substantiva acerca do fenômeno estudado. Internacionalmente, os pesquisadores do Turismo vêm empregando a Grounded Theory em suas pesquisas, mas, no Brasil, ela tem sido escassamente utilizada. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as bases da Teoria Fundamentada nos Dados. evidenciando as semelhanças e diferenças entre suas três versões, e apontar o uso desta metodologia nas pesquisas do Turismo. Este trabalho é de natureza bibliográfica, fazendo uma revisão integrativa da teoria. A Grounded Theory tem se mostrado apropriada para estudar a experiência do viajante, mas seu uso pode ser ampliado, uma vez que ela pode estar associada a outros métodos de pesquisa, como a etnografia, favorecendo a criação de teorias turísticas substantivas ou, simplesmente, a apropriação de um tema nos estágios iniciais da pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Metodologia; Teoria Fundamentada nos Dados; Método das Comparações Constantes; Amostragem Teórica. ABSTRACTGrounded Theory emerged as an appropriate research method for extracting from data concepts organized around basic categories that once integrated establish a substantive theory about the phenomenon. Internationally, Tourism researchers have been using Grounded Theory in their research, but in Brazil it has been scarcely used. Thus, this paper aims to present the foundations of Grounded Theory showing the similarities and differences between its three versions, and to point out how this methodology is used in Tourism research. This work is bibliographic making an integrative review of the theory. Grounded Theory has been shown to be appropriate for studying tourist experience, but its use may be expanded as it may be associated with other research methodologies such as ethnography, favoring the creation of substantive tourist theories or simply the appropriation of a theme in the early stages of the research.KEYWORDSTourism; Methodology; Grounded Theory; Constant Comparative Method; Theoretical Sampling. AURORIAStela Cristina Hott Corrêa – Mestra. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1964577702715502 E-mail: stelachc@gmail.comMarlusa de Sevilha Gosling – Doutora. Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9503365193492380 E-mail: mg.ufmg@gmail.com REFERÊNCIASBeni, M. C. (2003). Análise estrutural do Turismo. São Paulo: Senac.Beni, M. C., & Moesch, M. (2016). Do discurso da Ciência do Turismo para a Ciência do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 9-30. LinkBlumenthal, V., & Jensen, Ø. (2019). Consumer immersion in the experiencescape of managed visitor attractions: The nature of the immersion process and the role of involvement. Tourism Management Perspectives, 30, 159-170. LinkCharmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Bookman.Coelho, M. de F., Gosling, M. de S., & Almeida, A. S. A. de. (2018). Tourism experiences: Core processes of memorable trips. Journal of Hospitality and Tourism Management, 37, 11–22. LinkCook, K. S., Cheshire, C., & Gerbasi, A. (2018). Power, dependence, and social exchange theory. In: P. J. Burker (Org.), Contemporary social psychological theories (Second). Stanford: Stanford University Press.Femenia-Serra, F., & Neuhofer, B. (2018). Smart tourism experiences: conceptualisation, key dimensions and research agenda. Investigaciones Regionales - Journal of Regional Research, 42(December), 129-150. LinkFerreira, D. A., & Moura, G. L. (2015). Entre a dicotomia precursora e as novas possibilidades: divergências paradigmáticas na Grounded Theory . V Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 1-12. Salvador: Anpad.Fuster, L. F. (1971). Teoría y técnica del Turismo. Madrid: Nacional.Glaser, B. G., & Holton, J. (2004). Remodeling Grounded Theory. Forum: Qualitative Social Research, 5(2), 1-15. LinkGlaser, B. G., & Strauss, A. L. (1967). The discovery of Grounded Theory : strategies for qualitative research (Renewed 19). New Brunswick: Aldine Transaction.Gomes, B. M. A., Vargas-Sánchez, A., & Pessali, H. F. (2014). Interação empresários-setor público no Turismo: Uma análise institucional e neocorporativista na cidade de Huelva (Espanha). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), 382-402. LinkGreen, B. C., & Chalip, L. (1998). Sport tourism as the celebration of subculture. Annals of Tourism Research, 25(2), 275-291. LinkHu, M., Zhang, Y., Zhang, H., Lu, Y., Zuo, L., Zhuang, M., … Zhang, H. (2020). How do Chinese tourists perceive tranquillity during the tour? Tourism Management Perspectives, 34(March), 100666. LinkJafari, J. (2001). Enciclopedia del Turismo. Madrid: Sínteses.Jiménez-Barreto, J., Sthapit, E., Rubio, N., & Campo, S. (2019). Exploring the dimensions of online destination brand experience: Spanish and North American tourists’ perspectives. Tourism Management Perspectives, 31, 348-360. 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Teoria do Turismo: Conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Martin, D. (2007). Management learning exercise and trainer’s note for building Grounded Theory in tourism behavior. Journal of Business Research, 60(7), 742-748. LinkMartin, D., & Woodside, A. (2008). Grounded Theory of international tourism behavior. Journal of Travel and Tourism Marketing, 24(4), 245-258. LinkMatteucci, X., & Filep, S. (2017). Eudaimonic tourist experiences: the case of flamenco. Leisure Sciences, 36(1), 39-52. LinkMatteucci, X., & Gnoth, J. (2017). Elaborating on Grounded Theory in tourism research. Annals of Tourism Research, 65, 49-59. LinkNechar, M. C., & Panosso Netto, A. (2010). Implicaciones epistemológicas en la construcción del conocimiento del Turismo. p. 15-40. In: M. C. Nechar & A. Panosso Netto (Orgs.), Epistemología del Turismo: Estudios Críticos. México: Trillas.Panosso Netto, A., & Nechar, M. C. (2014). Epistemologia do Turismo: escolas teóricas e proposta crítica. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(1), 120-144. LinkPinto, M. de R., & Santos, L. L. da S. (2012). A Grounded Theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo. Organizações & Sociedade, 19(62), 417-436. LinkSaldaña, J. (2016). The coding manual for qualitative researchers. London: Sage.Salles, M. do R. R. (2018). A Pesquisa qualitativa e o campo da Hospitalidade: uma reflexão sobre a relação teoria e método. Revista Turismo em Análise, 28(3), 438-449. LinkSant’Anna, A. de S., Nelson, R. E., & Oliveira, F. B. de. (2011). Empreendedorismo e o Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Tiradentes. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, 6(1), 1-27. LinkShafiee, S., Ghatari, A. R., Hasanzadeh, A., & Jahanyan, S. (2019). Developing a model for sustainable smart tourism destinations: A systematic review. Tourism Management Perspectives, 31, 287-300. LinkSilva, R. C. da, Dantas, F. R. A., Medeiros, C. S. C., & Nobrega, W. R. de M. (2018). Apontamentos científicos em um campo multidisciplinar: Turismo, Ciência Moderna e Complexidade. Turismo Visão e Ação, 20(3), 447-459. LinkSthapit, E., & Björk, P. (2019). Sources of distrust: Airbnb guests’ perspectives. Tourism Management Perspectives, 31, 245-253. LinkSthapit, E., & Jiménez-Barreto, J. (2018). Exploring tourists’ memorable hospitality experiences: An Airbnb perspective. Tourism Management Perspectives, 28, 83-92. LinkStrauss, A., & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed.Woodside, A. G., MacDonald, R., & Burford, M. (2004). Grounded Theory of leisure travel. Journal of Travel & Tourism Marketing, 17(1), 7-39. LinkZhang, J., Tucker, H., Morrison, A. M., & Wu, B. (2017). Becoming a backpacker in China: A Grounded Theory approach to identity construction of backpackers. Annals of Tourism Research, 64, 114-125. LinkZupic, I., & Čater, T. (2015). Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, 18(3), 429-472. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 12 NOV 19; Aceito: 13 OUT 20. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCorrêa, Stela Cristina HottGosling, Marlusa de Sevilha2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8020ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8020/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8020/2823Direitos autorais 2020 Stela Cristina Hott Corrêa, Marlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-09T21:08:52Zoai:vkali30.ucs.br:article/8020Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-11-09T21:08:52Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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RESUMOA Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory é um método de pesquisa apropriado ao exame de dados qualitativos para a extração de conceitos organizados em torno de categorias básicas que, uma vez integradas, estabelecem uma teoria substantiva acerca do fenômeno estudado. Internacionalmente, os pesquisadores do Turismo vêm empregando a Grounded Theory em suas pesquisas, mas, no Brasil, ela tem sido escassamente utilizada. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as bases da Teoria Fundamentada nos Dados. evidenciando as semelhanças e diferenças entre suas três versões, e apontar o uso desta metodologia nas pesquisas do Turismo. Este trabalho é de natureza bibliográfica, fazendo uma revisão integrativa da teoria. A Grounded Theory tem se mostrado apropriada para estudar a experiência do viajante, mas seu uso pode ser ampliado, uma vez que ela pode estar associada a outros métodos de pesquisa, como a etnografia, favorecendo a criação de teorias turísticas substantivas ou, simplesmente, a apropriação de um tema nos estágios iniciais da pesquisa.PALAVRAS-CHAVETurismo; Metodologia; Teoria Fundamentada nos Dados; Método das Comparações Constantes; Amostragem Teórica. ABSTRACTGrounded Theory emerged as an appropriate research method for extracting from data concepts organized around basic categories that once integrated establish a substantive theory about the phenomenon. Internationally, Tourism researchers have been using Grounded Theory in their research, but in Brazil it has been scarcely used. Thus, this paper aims to present the foundations of Grounded Theory showing the similarities and differences between its three versions, and to point out how this methodology is used in Tourism research. This work is bibliographic making an integrative review of the theory. Grounded Theory has been shown to be appropriate for studying tourist experience, but its use may be expanded as it may be associated with other research methodologies such as ethnography, favoring the creation of substantive tourist theories or simply the appropriation of a theme in the early stages of the research.KEYWORDSTourism; Methodology; Grounded Theory; Constant Comparative Method; Theoretical Sampling. AURORIAStela Cristina Hott Corrêa – Mestra. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1964577702715502 E-mail: stelachc@gmail.comMarlusa de Sevilha Gosling – Doutora. Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9503365193492380 E-mail: mg.ufmg@gmail.com REFERÊNCIASBeni, M. C. (2003). Análise estrutural do Turismo. São Paulo: Senac.Beni, M. C., & Moesch, M. (2016). Do discurso da Ciência do Turismo para a Ciência do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (25), 9-30. LinkBlumenthal, V., & Jensen, Ø. (2019). Consumer immersion in the experiencescape of managed visitor attractions: The nature of the immersion process and the role of involvement. Tourism Management Perspectives, 30, 159-170. LinkCharmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Bookman.Coelho, M. de F., Gosling, M. de S., & Almeida, A. S. A. de. (2018). Tourism experiences: Core processes of memorable trips. Journal of Hospitality and Tourism Management, 37, 11–22. LinkCook, K. S., Cheshire, C., & Gerbasi, A. (2018). Power, dependence, and social exchange theory. In: P. J. Burker (Org.), Contemporary social psychological theories (Second). Stanford: Stanford University Press.Femenia-Serra, F., & Neuhofer, B. (2018). Smart tourism experiences: conceptualisation, key dimensions and research agenda. Investigaciones Regionales - Journal of Regional Research, 42(December), 129-150. LinkFerreira, D. A., & Moura, G. L. (2015). Entre a dicotomia precursora e as novas possibilidades: divergências paradigmáticas na Grounded Theory . V Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 1-12. Salvador: Anpad.Fuster, L. F. (1971). Teoría y técnica del Turismo. Madrid: Nacional.Glaser, B. G., & Holton, J. (2004). Remodeling Grounded Theory. Forum: Qualitative Social Research, 5(2), 1-15. LinkGlaser, B. G., & Strauss, A. L. (1967). The discovery of Grounded Theory : strategies for qualitative research (Renewed 19). New Brunswick: Aldine Transaction.Gomes, B. M. A., Vargas-Sánchez, A., & Pessali, H. F. (2014). Interação empresários-setor público no Turismo: Uma análise institucional e neocorporativista na cidade de Huelva (Espanha). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), 382-402. 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