Imagem Turística sob o Ponto de Vista dos Residentes: O Caso De Joinville-SC, Brasil / Tourism Image Towards Residents’ Perception: The Case of Joinville-SC, Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5074 |
Resumo: | O turismo tem sido assumido como atividade de destaque para diferentes destinos mundiais, tornando importante considerar a imagem dos destinos turísticos. No Brasil, os estudos sobre esta temática, considerando os residentes, ainda são escassos. Com base neste pressuposto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar a imagem que os residentes detêm sobre o município de Joinville-SC. Para atingir o objetivo, a pesquisa realizada em 2014 foi alicerçada na aplicação de inquéritos por questionário a 498 residentes do município. Os resultados revelam que os residentes percepcionam de forma positiva o turismo em Joinville, mas ainda há carência na divulgação e na captação de turistas, que se entende ainda serem poucos. Permite-se afirmar que os administradores locais precisam considerar as percepções dos residentes, no que concerne à questão do planeamento e divulgação.PALAVRAS-CHAVETurismo. Imagem do Destino. Residente. Joinvile-SC, Brasil ABSTRACTTourism represents an important activity to different destinations. International research on destination image has been undertaken for four decades now, but in Brazil, studies about Tourism Destination Image are still scarce, especially considering the residents’ image perception. A quantitative approach was developed, in 2014, in order to identify the residents’ image of the Joinville city, based on the application of questionnaire surveys to 498 residents. The results evidence that the residents say that tourism is good for Joinville, but there is a lack of publicity and tourist attractions are few. It is also important to note that Joinville is a city with multi attributes such as Dance, Bicycles, Flowers, but most of the residents (60,2%) identified Joinville as Dance City. The results allow us to recommend that the administrators of the municipality of Joinville consider the residents’ perception, especially regarding the infrastructures and municipal promotion.KEY-WORDSTourism. Destination Image. Residents. Joinvile-SC, Brazil. AUTORASElaine Cristina Borges Scalabrini - Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/247823835104704. E-mail:elaine.scalabrini@univille.brPaula Cristina Remoaldo - Doutora. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0002-9445-5465. E-mail: cris.remoaldo@gmail.com Júlia M. Lourenço - Doutora. Professora do Departamento de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0003-3390-6020. E-mail: jloure@civil.uminho.pt REFERÊNCIASAgapito, D., Mendes, J. d. C., & Valle, P. O. d. (2010). Destination image: perspectives of tourists versus residents. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 1(1), 90-109. LinkBaloglu, S., & McCleary, K. W. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkBeerli, A., & Martin, J. D. (2004). Factors influencing destination image. Annals of Tourism Research, 31(3), 657-681. LinkBrea, J. A. F., & Cardoso, L. (2011). Tourism destination image: Reflexão sobre as principais investigações internacionais. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 5(2), 4-18. LinkBuosi, M. C., & Leocádio, A. (2013). A avaliação dos atributos da imagem e sua relação com a imagem global do destino de turismo internacional - Praia de Jericoacoara. Turismo em Análise, 24(1), 25-40. LinkBuosi, M. C. d. A. n., Lima, S. H. d. O., & Leoc·dio, u. L. c. (2014). A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 262-285. LinkCampos Júnior, G. B., Alexandre, M. L. d. O., & Mól, A. L. R. (2013). Visão baseada em recursos versus imagem do destino: um estudo de estratégia a partir dos imóveis adquiridos por noruegueses no Rio Grande do Norte. Turismo-Visão e Ação, 15(3), 340-353. LinkChagas, M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. LinkChagas, M. M. d. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo-Visão e Ação, 10(3), 435-455. LinkChagas, M. M. d., & Dantas, A. V. S. (2009). A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo européias. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 4(2), 1-19. LinkChagas, M. M. d., Marques Júnior, S., & Duarte, A. C. F. (2013a). Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada-CE. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(3), 456-475. LinkChagas, M. M. d., Sampaio, L. M. B., & Santos, K. E. B. (2013b). Análise da influência da imagem de destinos na satisfação e fidelidade a destinações de turismo de sol e praia: Um estudo em Natal-RN. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 296-316. LinkDalonso, Y. d. S., & Lourenço, J. M. B. B. (2011). O impacto socioeconomico do segmento de eventos nos destinos turísticos: uma análise da cidade de Joinville-SC. AICA - Revista e Divulgação Científica, 3, 67-82.Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. LinkFernandes, D. L., Souza, T. A. d., Tonon, L. M. P., & Gândara, J. M. G. (2013). A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba-PR: a percepção de visitantes e visitados. Revista Hospitalidade, 11(1), 45-63. LinkFerreira, S. D. (2011). Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista. Turismo em Análise, 22(3), 681-699. LinkFestival de Dança, I. (2013). Festival de Dança - Institucional. LinkFigueirêdo, A. A., & Mayer, V. F. (2010). A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro. Turismo em Análise, 21(3), 445-469. LinkGândara, J. M. G. (2008). A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, 16, 1-22. LinkIPPUJ. (2015). Joinville: Cidade em Dados 2015. Joinville: Prefeitura Municipal. LinkLyra, F. R., Pedrini, L., Miura, M. N., Menezes, B. L. S., & Castro Junior, D. F. d. (2015). Análise do potencial turístico de um município e a sustentabilidade ambiental: o projeto Pomerode 2020. Negócios, 1(11). LinkMonjardino, I. (2009). Indicadores de Sustentabilidade do Turismo nos Açores: o papel das opiniões e da atitude dos residentes face ao Turismo na Região. Actas... 15º Congresso da APDR–Redes e Desenvolvimento Regional, Cabo Verde, 9-11. LinkPromotur, F. T. d. J.-. (2012). Projeto Viva Ciranda. LinkRemoaldo, P. C., Ribeiro, J. C., Vareiro, L., & Santos, J. F. (2014). Tourists’ perceptions of world heritage destinations: The case of Guimarães (Portugal). Tourism and Hospitality Research, 14(4), 206-218. LinkRyan, C., & Aicken, M. (2010). The destination image gap - visitors' and residents' perceptions of place: evidence from Waiheke Island, New Zealand. Current Issues in Tourism, 13(6), 541-561. doi:10.1080/13683500903215008 LinkSantos, J. d. F., Vareiro, L., Remoaldo, P. C. A., & Ribeiro, J. C. (2015). Mega cultural events: Does attendance affect residents’ perceptions of a city’s identity? NIPE Working Paper Series, 10, 1-10. LinkScalabrini, E. C. B., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. LinkXavier, W. G., & Maia, A. G. (2009). Planejamento do turismo: um estudo comparativo entre o planejamento estratégico do município de Joinville-SC e o seu planejamento turístico. Turismo Visão e Ação, 11(3), 375-394. Link |
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Os resultados revelam que os residentes percepcionam de forma positiva o turismo em Joinville, mas ainda há carência na divulgação e na captação de turistas, que se entende ainda serem poucos. Permite-se afirmar que os administradores locais precisam considerar as percepções dos residentes, no que concerne à questão do planeamento e divulgação.PALAVRAS-CHAVETurismo. Imagem do Destino. Residente. Joinvile-SC, Brasil ABSTRACTTourism represents an important activity to different destinations. International research on destination image has been undertaken for four decades now, but in Brazil, studies about Tourism Destination Image are still scarce, especially considering the residents’ image perception. A quantitative approach was developed, in 2014, in order to identify the residents’ image of the Joinville city, based on the application of questionnaire surveys to 498 residents. The results evidence that the residents say that tourism is good for Joinville, but there is a lack of publicity and tourist attractions are few. It is also important to note that Joinville is a city with multi attributes such as Dance, Bicycles, Flowers, but most of the residents (60,2%) identified Joinville as Dance City. The results allow us to recommend that the administrators of the municipality of Joinville consider the residents’ perception, especially regarding the infrastructures and municipal promotion.KEY-WORDSTourism. Destination Image. Residents. Joinvile-SC, Brazil. AUTORASElaine Cristina Borges Scalabrini - Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/247823835104704. E-mail:elaine.scalabrini@univille.brPaula Cristina Remoaldo - Doutora. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0002-9445-5465. 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A avaliação dos atributos da imagem e sua relação com a imagem global do destino de turismo internacional - Praia de Jericoacoara. Turismo em Análise, 24(1), 25-40. LinkBuosi, M. C. d. A. n., Lima, S. H. d. O., & Leoc·dio, u. L. c. (2014). A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 262-285. LinkCampos Júnior, G. B., Alexandre, M. L. d. O., & Mól, A. L. R. (2013). Visão baseada em recursos versus imagem do destino: um estudo de estratégia a partir dos imóveis adquiridos por noruegueses no Rio Grande do Norte. Turismo-Visão e Ação, 15(3), 340-353. LinkChagas, M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. LinkChagas, M. M. d. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo-Visão e Ação, 10(3), 435-455. LinkChagas, M. M. d., & Dantas, A. V. S. (2009). A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo européias. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 4(2), 1-19. LinkChagas, M. M. d., Marques Júnior, S., & Duarte, A. C. F. (2013a). Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada-CE. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(3), 456-475. LinkChagas, M. M. d., Sampaio, L. M. B., & Santos, K. E. B. (2013b). Análise da influência da imagem de destinos na satisfação e fidelidade a destinações de turismo de sol e praia: Um estudo em Natal-RN. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 296-316. LinkDalonso, Y. d. S., & Lourenço, J. M. B. B. (2011). O impacto socioeconomico do segmento de eventos nos destinos turísticos: uma análise da cidade de Joinville-SC. AICA - Revista e Divulgação Científica, 3, 67-82.Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. LinkFernandes, D. L., Souza, T. A. d., Tonon, L. M. P., & Gândara, J. M. G. (2013). A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba-PR: a percepção de visitantes e visitados. Revista Hospitalidade, 11(1), 45-63. LinkFerreira, S. D. (2011). Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista. Turismo em Análise, 22(3), 681-699. LinkFestival de Dança, I. (2013). Festival de Dança - Institucional. LinkFigueirêdo, A. A., & Mayer, V. F. (2010). A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro. Turismo em Análise, 21(3), 445-469. LinkGândara, J. M. G. (2008). A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, 16, 1-22. LinkIPPUJ. (2015). Joinville: Cidade em Dados 2015. Joinville: Prefeitura Municipal. LinkLyra, F. R., Pedrini, L., Miura, M. N., Menezes, B. L. S., & Castro Junior, D. F. d. (2015). Análise do potencial turístico de um município e a sustentabilidade ambiental: o projeto Pomerode 2020. Negócios, 1(11). LinkMonjardino, I. (2009). Indicadores de Sustentabilidade do Turismo nos Açores: o papel das opiniões e da atitude dos residentes face ao Turismo na Região. Actas... 15º Congresso da APDR–Redes e Desenvolvimento Regional, Cabo Verde, 9-11. LinkPromotur, F. T. d. J.-. (2012). Projeto Viva Ciranda. LinkRemoaldo, P. C., Ribeiro, J. C., Vareiro, L., & Santos, J. F. (2014). Tourists’ perceptions of world heritage destinations: The case of Guimarães (Portugal). Tourism and Hospitality Research, 14(4), 206-218. LinkRyan, C., & Aicken, M. (2010). The destination image gap - visitors' and residents' perceptions of place: evidence from Waiheke Island, New Zealand. Current Issues in Tourism, 13(6), 541-561. doi:10.1080/13683500903215008 LinkSantos, J. d. F., Vareiro, L., Remoaldo, P. C. A., & Ribeiro, J. C. (2015). Mega cultural events: Does attendance affect residents’ perceptions of a city’s identity? NIPE Working Paper Series, 10, 1-10. LinkScalabrini, E. C. B., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. LinkXavier, W. G., & Maia, A. G. (2009). Planejamento do turismo: um estudo comparativo entre o planejamento estratégico do município de Joinville-SC e o seu planejamento turístico. Turismo Visão e Ação, 11(3), 375-394. Link ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeScalabrini, Elaine Cristina BorgesRemoaldo, Paula CristinaLourenço, Julia Maria2018-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5074ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 2 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5074/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/5074/1609Direitos autorais 2018 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-10T21:27:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/5074Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2018-04-10T21:27:54Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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O turismo tem sido assumido como atividade de destaque para diferentes destinos mundiais, tornando importante considerar a imagem dos destinos turísticos. No Brasil, os estudos sobre esta temática, considerando os residentes, ainda são escassos. Com base neste pressuposto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar a imagem que os residentes detêm sobre o município de Joinville-SC. Para atingir o objetivo, a pesquisa realizada em 2014 foi alicerçada na aplicação de inquéritos por questionário a 498 residentes do município. Os resultados revelam que os residentes percepcionam de forma positiva o turismo em Joinville, mas ainda há carência na divulgação e na captação de turistas, que se entende ainda serem poucos. Permite-se afirmar que os administradores locais precisam considerar as percepções dos residentes, no que concerne à questão do planeamento e divulgação.PALAVRAS-CHAVETurismo. Imagem do Destino. Residente. Joinvile-SC, Brasil ABSTRACTTourism represents an important activity to different destinations. International research on destination image has been undertaken for four decades now, but in Brazil, studies about Tourism Destination Image are still scarce, especially considering the residents’ image perception. A quantitative approach was developed, in 2014, in order to identify the residents’ image of the Joinville city, based on the application of questionnaire surveys to 498 residents. The results evidence that the residents say that tourism is good for Joinville, but there is a lack of publicity and tourist attractions are few. It is also important to note that Joinville is a city with multi attributes such as Dance, Bicycles, Flowers, but most of the residents (60,2%) identified Joinville as Dance City. The results allow us to recommend that the administrators of the municipality of Joinville consider the residents’ perception, especially regarding the infrastructures and municipal promotion.KEY-WORDSTourism. Destination Image. Residents. Joinvile-SC, Brazil. AUTORASElaine Cristina Borges Scalabrini - Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/247823835104704. E-mail:elaine.scalabrini@univille.brPaula Cristina Remoaldo - Doutora. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0002-9445-5465. E-mail: cris.remoaldo@gmail.com Júlia M. Lourenço - Doutora. Professora do Departamento de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0003-3390-6020. E-mail: jloure@civil.uminho.pt REFERÊNCIASAgapito, D., Mendes, J. d. C., & Valle, P. O. d. (2010). Destination image: perspectives of tourists versus residents. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 1(1), 90-109. LinkBaloglu, S., & McCleary, K. W. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkBeerli, A., & Martin, J. D. (2004). Factors influencing destination image. Annals of Tourism Research, 31(3), 657-681. LinkBrea, J. A. F., & Cardoso, L. (2011). Tourism destination image: Reflexão sobre as principais investigações internacionais. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 5(2), 4-18. LinkBuosi, M. C., & Leocádio, A. (2013). A avaliação dos atributos da imagem e sua relação com a imagem global do destino de turismo internacional - Praia de Jericoacoara. Turismo em Análise, 24(1), 25-40. LinkBuosi, M. C. d. A. n., Lima, S. H. d. O., & Leoc·dio, u. L. c. (2014). A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 262-285. LinkCampos Júnior, G. 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