O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550 |
Resumo: | Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing. |
id |
UCS-6_3ac41aa9648ba27a5ff039cb9463f753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3550 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.Turismo AdministraçãoTurismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCoelho, Mariana de Freitas2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSeleção dos Organizadoresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550/pdf_497info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-27T01:09:20Zoai:vkali30.ucs.br:article/3550Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-12-27T01:09:20Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
title |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
spellingShingle |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. Coelho, Mariana de Freitas Turismo Administração Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos |
title_short |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
title_full |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
title_fullStr |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
title_full_unstemmed |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
title_sort |
O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística. |
author |
Coelho, Mariana de Freitas |
author_facet |
Coelho, Mariana de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Mariana de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Administração Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos |
topic |
Turismo Administração Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos |
description |
Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Seleção dos Organizadores |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550/pdf_497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315525773295616 |