Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Cunha, Edileuza Lobato, Farias, Fernanda de Souza, Flores, Luiz Carlos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995
Resumo: RESUMODesde o surgimento da Internet e o efeito da globalização, a promoção dos destinos turísticos tem chamado atenção de empresários e estudiosos, devido à alta competitividade. Entender como influenciar os turistas, com uma imagem favorável e competitiva do destino, tem sido um dos principais esforços dos profissionais de marketing e dos pesquisadores da área. Por perceber a necessidade de estudos mais aprofundados nesse campo, essa pesquisa buscou analisar e entender 93 publicações internacionais, sobre a imagem de destinos turísticos na Plataforma Ebsco Host, visando também dar sequência aos estudos literários e bibliométricos de Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos e Souza (2014) e Scalabrini, Remoaldo e Lourenço (2015). Trata-se de uma pesquisa de carácter bibliográfico, com finalidade descritiva e com abordagem quantitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que a produção sobre a imagem de destinos turísticos é recente, pois verificou-se fragilidades e lacunas nos objetos, na construção da metodologia e nas dimensões básicas e conceituais da imagem.  PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem do Destino; Publicações Científicas; Artigos Internacionais. ABSTRACTSince the emergence of the Internet and the effect of globalization, the promotion of tourist destinations has attracted the attention of entrepreneurs and scholars, due to the high competitiveness. Understanding how to influence tourists, with a favorable and competitive image of the destination, has been one of the main efforts of marketing professionals and researchers in the area. Perceiving the need for more in-depth studies in this area, this research sought to analyze and understand 93 international publications on the image of tourist destinations on the EBSCO Host Platform, also aiming to continue the studies literary and bibliometric by Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos and Souza (2014) and Scalabrini, Remoaldo and Lourenço (2015). It is a bibliographic research, with descriptive purpose and with a quantitative approach. As for the results, the research realized that the production on the image of tourist destinations is recent, found weaknesses and gaps in the objects, in the construction of the methodology and in the basic and conceptual dimensions of the image.KEYWORDSTourism; Destination Image; Scientific Publications; International Articles. AUTORIAPaula Cristina Pereira Rodrigues Chaves – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4364614245822148. E-mail: paularodrigues.am@gmail.comEdileuza Lobato da Cunha – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6575691738538876. E-mail: ueaedileuza@gmail.comFernanda de Souza Farias - Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8238570751492715. E-mail: nandasfaias@hotmail.comLuiz Carlos da Silva Flores – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br REFERÊNCIASAlves, F. M. (2003). Avaliação da Qualidade do Espaço Público Urbano. Coimbra: Dinalivro.Baloglu, S. E., & Mccleary, K. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkBignami, R. V. (2002). A Imagem do Brasil no Turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph.Chagas, M. M. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo - Visão e Ação, 10(3), 435-455. LinkChagas, M. M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. LinkChon, K.-S. (1990). The role of destination image in tourism: A review and discussion. The Tourist Review, 45(2), 2-9. LinkCrompton, J. L. (1979). An assessment of the image of Mexico as a vacation destination and the influence of geographical location upon that image. Journal of Travel Research, 17, 18–23. LinkDadgostar, B., & Isotalo, R. M. (1992). Factors affecting time spent by near-home tourists in city destinations. Journal of Travel Research, 31(2), 34-39. LinkDonaldson, R., & Ferreira, S. (2009). (Re)creating urban destination image: Opinions of foreign visitors to South Africa on safety and security? Urban Forum, 20(1), 1.Echtner, C. M., & Ritchie, J. R. (1991). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 2, 2-12Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. LinkEmbacher, J., & Buttle, F. (1989). A repertory grid analysis of Austria's image as a summer vacation destination. Journal of Travel Research, 27(3), 3-7. LinkFaullant, R., Matzler, K., & Füller, J. (2008). The impact of satisfaction and image on loyalty: the case of Alpine ski resorts. Managing Service Quality: An International Journal, 24(6), 163-178. LinkFerreira, A. B. (2001). Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.Gallarza, M. G., Saura, I. S., & Garcia, H. C. (2002). Destination image: towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. LinkGartner, W. C. (1993). Image formation process. Journal of Travel & Tourism Marketing, 2(2-3), 191–216. LinkGunn, C. (1972). Vacationscape: designing tourist regions. Washington: Taylor and Francis, University of Texas.Gunn, C. (1988). Vacationscape: designing tourist regions. New York: V.N. Reinhold.Gutiérrez, H. S. (2005). Estudio de La imagen de destino turístico y el proceso global de satisfacción: adopción de un enfoque integrador. Tese. Doutorado em Administración de Empresas, Universidad de Cantabria, Espanha. LinkHuang, Z., Li, M. & Cai, L. (2010). A model of community-based festival image. International Journal of Hospitality Management, 29(2), 254-260. LinkHunt, J. D. (1971). Image - A factor in Tourism. USA: Colorado State University Press.Ituassu, C. T. (2004). Destino Brasil: Uma análise da campanha publicitária realizada pela Embratur no ano 2000 e sua contribuição para a formação da imagem do país. Dissertação, Mestrado em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. LinkKotler, P.; Haider, D. H., & Rein, I. (1994). Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books.Kovacs, M. H., Barbosa, M. D. L., Mesquita, A. E., & Souza, A. G. (2012). Pesquisa em turismo: Uma avaliação das metodologias empregadas nos artigos publicados nos anais no triênio do seminário anual da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Turismo - Visão e Ação, 14(1), 19-34. LinkLeisen, B. (2001). Image segmentation: the case of a tourism destination. Journal of Services, 15(1), 49-66. LinkLynch, K. (1960). The Image of the City. Cambridge: The M.I.T. Press.MacInnis, D. J., & Price, L. L. (1987). The role of imagery in information processing: Review and extensions. Journal of Consumer Research, 13(4), 473-491. LinkMacKay, K. J., & Fesenmaier, D. R. (1997). Pictorial element of destination in image formation. Annals of Tourism Research, 24(3), 537-565. LinkMilman, A., & Pizam, A. (1995). The role of awareness and familiarity with a destination: The central Florida case. Journal of Travel Research, 33(3), 21-27. LinkNghiêm-Phú, B. (2014). A review of destination image studies from 2008 to 2012. European Journal of Tourism Research, 8(1), 35-65. LinkPike, S. (2002). Destination image analysis - A review of 142 papers from 1973 to 2000. Tourism Management, 23(5), 541-549. LinkSantaella, L., & Nöth, W. (1998). Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras.Scalabrini, E. C., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de destinos turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. LinkStepchenkova, S., & Mills, J. E. (2010). Destination image: a meta-analysis of 2000–2007 research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(6), 575-609. LinkTapachai, N., & Waryszak, R. (2000). An examination of the role of beneficial image in tourist destination selection. Journal of Travel Research, 39(1), 37-44. LinkTasci, A. D., Gartner, W. C., & Cavusgil, S. T. (2007). Measurement of destination brand bias using a quasi-experimental design. Tourism Management, 28(6), 1529-1540. LinkVieira, R., Anjos, S. J., & Souza, V. S. (2014). Destination Image in Tourism: Em busca de categorias de Análise. Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Foz do Iguaçu. PROCESSO EDITORIALRecebido: 27 JUL 21 Aceito: 21 JUL 21  
id UCS-6_e95f2cae949a4800cfe5a34f11f1a2cb
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/8995
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific PublicationsCiências Sociais Aplicadas, TurismoTurismo; Tourism; Imagem do Destino; Destination Image; Publicações Científicas; Scientific Publications; Artigos Internacionais; International Articles.RESUMODesde o surgimento da Internet e o efeito da globalização, a promoção dos destinos turísticos tem chamado atenção de empresários e estudiosos, devido à alta competitividade. Entender como influenciar os turistas, com uma imagem favorável e competitiva do destino, tem sido um dos principais esforços dos profissionais de marketing e dos pesquisadores da área. Por perceber a necessidade de estudos mais aprofundados nesse campo, essa pesquisa buscou analisar e entender 93 publicações internacionais, sobre a imagem de destinos turísticos na Plataforma Ebsco Host, visando também dar sequência aos estudos literários e bibliométricos de Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos e Souza (2014) e Scalabrini, Remoaldo e Lourenço (2015). Trata-se de uma pesquisa de carácter bibliográfico, com finalidade descritiva e com abordagem quantitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que a produção sobre a imagem de destinos turísticos é recente, pois verificou-se fragilidades e lacunas nos objetos, na construção da metodologia e nas dimensões básicas e conceituais da imagem.  PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem do Destino; Publicações Científicas; Artigos Internacionais. ABSTRACTSince the emergence of the Internet and the effect of globalization, the promotion of tourist destinations has attracted the attention of entrepreneurs and scholars, due to the high competitiveness. Understanding how to influence tourists, with a favorable and competitive image of the destination, has been one of the main efforts of marketing professionals and researchers in the area. Perceiving the need for more in-depth studies in this area, this research sought to analyze and understand 93 international publications on the image of tourist destinations on the EBSCO Host Platform, also aiming to continue the studies literary and bibliometric by Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos and Souza (2014) and Scalabrini, Remoaldo and Lourenço (2015). It is a bibliographic research, with descriptive purpose and with a quantitative approach. As for the results, the research realized that the production on the image of tourist destinations is recent, found weaknesses and gaps in the objects, in the construction of the methodology and in the basic and conceptual dimensions of the image.KEYWORDSTourism; Destination Image; Scientific Publications; International Articles. AUTORIAPaula Cristina Pereira Rodrigues Chaves – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4364614245822148. E-mail: paularodrigues.am@gmail.comEdileuza Lobato da Cunha – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6575691738538876. E-mail: ueaedileuza@gmail.comFernanda de Souza Farias - Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8238570751492715. E-mail: nandasfaias@hotmail.comLuiz Carlos da Silva Flores – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br REFERÊNCIASAlves, F. M. (2003). Avaliação da Qualidade do Espaço Público Urbano. Coimbra: Dinalivro.Baloglu, S. E., & Mccleary, K. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkBignami, R. V. (2002). A Imagem do Brasil no Turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph.Chagas, M. M. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo - Visão e Ação, 10(3), 435-455. LinkChagas, M. M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. LinkChon, K.-S. (1990). The role of destination image in tourism: A review and discussion. The Tourist Review, 45(2), 2-9. LinkCrompton, J. L. (1979). An assessment of the image of Mexico as a vacation destination and the influence of geographical location upon that image. Journal of Travel Research, 17, 18–23. LinkDadgostar, B., & Isotalo, R. M. (1992). Factors affecting time spent by near-home tourists in city destinations. Journal of Travel Research, 31(2), 34-39. LinkDonaldson, R., & Ferreira, S. (2009). (Re)creating urban destination image: Opinions of foreign visitors to South Africa on safety and security? Urban Forum, 20(1), 1.Echtner, C. M., & Ritchie, J. R. (1991). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 2, 2-12Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. LinkEmbacher, J., & Buttle, F. (1989). A repertory grid analysis of Austria's image as a summer vacation destination. Journal of Travel Research, 27(3), 3-7. LinkFaullant, R., Matzler, K., & Füller, J. (2008). The impact of satisfaction and image on loyalty: the case of Alpine ski resorts. Managing Service Quality: An International Journal, 24(6), 163-178. LinkFerreira, A. B. (2001). Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.Gallarza, M. G., Saura, I. S., & Garcia, H. C. (2002). Destination image: towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. LinkGartner, W. C. (1993). Image formation process. Journal of Travel & Tourism Marketing, 2(2-3), 191–216. LinkGunn, C. (1972). Vacationscape: designing tourist regions. Washington: Taylor and Francis, University of Texas.Gunn, C. (1988). Vacationscape: designing tourist regions. New York: V.N. Reinhold.Gutiérrez, H. S. (2005). Estudio de La imagen de destino turístico y el proceso global de satisfacción: adopción de un enfoque integrador. Tese. Doutorado em Administración de Empresas, Universidad de Cantabria, Espanha. LinkHuang, Z., Li, M. & Cai, L. (2010). A model of community-based festival image. International Journal of Hospitality Management, 29(2), 254-260. LinkHunt, J. D. (1971). Image - A factor in Tourism. USA: Colorado State University Press.Ituassu, C. T. (2004). Destino Brasil: Uma análise da campanha publicitária realizada pela Embratur no ano 2000 e sua contribuição para a formação da imagem do país. Dissertação, Mestrado em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. LinkKotler, P.; Haider, D. H., & Rein, I. (1994). Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books.Kovacs, M. H., Barbosa, M. D. L., Mesquita, A. E., & Souza, A. G. (2012). Pesquisa em turismo: Uma avaliação das metodologias empregadas nos artigos publicados nos anais no triênio do seminário anual da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Turismo - Visão e Ação, 14(1), 19-34. LinkLeisen, B. (2001). Image segmentation: the case of a tourism destination. Journal of Services, 15(1), 49-66. LinkLynch, K. (1960). The Image of the City. Cambridge: The M.I.T. Press.MacInnis, D. J., & Price, L. L. (1987). The role of imagery in information processing: Review and extensions. Journal of Consumer Research, 13(4), 473-491. LinkMacKay, K. J., & Fesenmaier, D. R. (1997). Pictorial element of destination in image formation. Annals of Tourism Research, 24(3), 537-565. LinkMilman, A., & Pizam, A. (1995). The role of awareness and familiarity with a destination: The central Florida case. Journal of Travel Research, 33(3), 21-27. LinkNghiêm-Phú, B. (2014). A review of destination image studies from 2008 to 2012. European Journal of Tourism Research, 8(1), 35-65. LinkPike, S. (2002). Destination image analysis - A review of 142 papers from 1973 to 2000. Tourism Management, 23(5), 541-549. LinkSantaella, L., & Nöth, W. (1998). Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras.Scalabrini, E. C., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de destinos turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. LinkStepchenkova, S., & Mills, J. E. (2010). Destination image: a meta-analysis of 2000–2007 research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(6), 575-609. LinkTapachai, N., & Waryszak, R. (2000). An examination of the role of beneficial image in tourist destination selection. Journal of Travel Research, 39(1), 37-44. LinkTasci, A. D., Gartner, W. C., & Cavusgil, S. T. (2007). Measurement of destination brand bias using a quasi-experimental design. Tourism Management, 28(6), 1529-1540. LinkVieira, R., Anjos, S. J., & Souza, V. S. (2014). Destination Image in Tourism: Em busca de categorias de Análise. Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Foz do Iguaçu. PROCESSO EDITORIALRecebido: 27 JUL 21 Aceito: 21 JUL 21  ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeChaves, Paula Cristina Pereira Rodriguesda Cunha, Edileuza LobatoFarias, Fernanda de SouzaFlores, Luiz Carlos da Silva2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995/pdf_1http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8995/3186http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8995/Artigo%20RRVTH%20-%20finalizadoDireitos autorais 2021 Paula Cristina Pereira Rodrigues Chaves, Edileuza Lobato da Cunha, Fernanda de Souza Farias, Luiz Carlos da Silva Floresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-24T22:03:38Zoai:vkali30.ucs.br:article/8995Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2022-02-24T22:03:38Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
title Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
spellingShingle Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
Ciências Sociais Aplicadas, Turismo
Turismo; Tourism; Imagem do Destino; Destination Image; Publicações Científicas; Scientific Publications; Artigos Internacionais; International Articles.
title_short Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
title_full Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
title_fullStr Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
title_full_unstemmed Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
title_sort Imagem de Destino Turístico: Um Estudo sobre as Publicações Científicas Internacionais / Tourist Destination Image: A Study on International Scientific Publications
author Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
author_facet Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
da Cunha, Edileuza Lobato
Farias, Fernanda de Souza
Flores, Luiz Carlos da Silva
author_role author
author2 da Cunha, Edileuza Lobato
Farias, Fernanda de Souza
Flores, Luiz Carlos da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues
da Cunha, Edileuza Lobato
Farias, Fernanda de Souza
Flores, Luiz Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas, Turismo
Turismo; Tourism; Imagem do Destino; Destination Image; Publicações Científicas; Scientific Publications; Artigos Internacionais; International Articles.
topic Ciências Sociais Aplicadas, Turismo
Turismo; Tourism; Imagem do Destino; Destination Image; Publicações Científicas; Scientific Publications; Artigos Internacionais; International Articles.
description RESUMODesde o surgimento da Internet e o efeito da globalização, a promoção dos destinos turísticos tem chamado atenção de empresários e estudiosos, devido à alta competitividade. Entender como influenciar os turistas, com uma imagem favorável e competitiva do destino, tem sido um dos principais esforços dos profissionais de marketing e dos pesquisadores da área. Por perceber a necessidade de estudos mais aprofundados nesse campo, essa pesquisa buscou analisar e entender 93 publicações internacionais, sobre a imagem de destinos turísticos na Plataforma Ebsco Host, visando também dar sequência aos estudos literários e bibliométricos de Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos e Souza (2014) e Scalabrini, Remoaldo e Lourenço (2015). Trata-se de uma pesquisa de carácter bibliográfico, com finalidade descritiva e com abordagem quantitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que a produção sobre a imagem de destinos turísticos é recente, pois verificou-se fragilidades e lacunas nos objetos, na construção da metodologia e nas dimensões básicas e conceituais da imagem.  PALAVRAS-CHAVETurismo; Imagem do Destino; Publicações Científicas; Artigos Internacionais. ABSTRACTSince the emergence of the Internet and the effect of globalization, the promotion of tourist destinations has attracted the attention of entrepreneurs and scholars, due to the high competitiveness. Understanding how to influence tourists, with a favorable and competitive image of the destination, has been one of the main efforts of marketing professionals and researchers in the area. Perceiving the need for more in-depth studies in this area, this research sought to analyze and understand 93 international publications on the image of tourist destinations on the EBSCO Host Platform, also aiming to continue the studies literary and bibliometric by Nghiêm-Phú (2014), Vieira, Anjos and Souza (2014) and Scalabrini, Remoaldo and Lourenço (2015). It is a bibliographic research, with descriptive purpose and with a quantitative approach. As for the results, the research realized that the production on the image of tourist destinations is recent, found weaknesses and gaps in the objects, in the construction of the methodology and in the basic and conceptual dimensions of the image.KEYWORDSTourism; Destination Image; Scientific Publications; International Articles. AUTORIAPaula Cristina Pereira Rodrigues Chaves – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4364614245822148. E-mail: paularodrigues.am@gmail.comEdileuza Lobato da Cunha – Mestra. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6575691738538876. E-mail: ueaedileuza@gmail.comFernanda de Souza Farias - Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8238570751492715. E-mail: nandasfaias@hotmail.comLuiz Carlos da Silva Flores – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574. E-mail: luiz.flores@univali.br REFERÊNCIASAlves, F. M. (2003). Avaliação da Qualidade do Espaço Público Urbano. Coimbra: Dinalivro.Baloglu, S. E., & Mccleary, K. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. LinkBignami, R. V. (2002). A Imagem do Brasil no Turismo: construção, desafios e vantagem competitiva. São Paulo: Aleph.Chagas, M. M. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo - Visão e Ação, 10(3), 435-455. LinkChagas, M. M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. LinkChon, K.-S. (1990). The role of destination image in tourism: A review and discussion. The Tourist Review, 45(2), 2-9. LinkCrompton, J. L. (1979). An assessment of the image of Mexico as a vacation destination and the influence of geographical location upon that image. Journal of Travel Research, 17, 18–23. LinkDadgostar, B., & Isotalo, R. M. (1992). Factors affecting time spent by near-home tourists in city destinations. Journal of Travel Research, 31(2), 34-39. LinkDonaldson, R., & Ferreira, S. (2009). (Re)creating urban destination image: Opinions of foreign visitors to South Africa on safety and security? Urban Forum, 20(1), 1.Echtner, C. M., & Ritchie, J. R. (1991). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 2, 2-12Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. LinkEmbacher, J., & Buttle, F. (1989). A repertory grid analysis of Austria's image as a summer vacation destination. Journal of Travel Research, 27(3), 3-7. LinkFaullant, R., Matzler, K., & Füller, J. (2008). The impact of satisfaction and image on loyalty: the case of Alpine ski resorts. Managing Service Quality: An International Journal, 24(6), 163-178. LinkFerreira, A. B. (2001). Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.Gallarza, M. G., Saura, I. S., & Garcia, H. C. (2002). Destination image: towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, 29(1), 56-78. LinkGartner, W. C. (1993). Image formation process. Journal of Travel & Tourism Marketing, 2(2-3), 191–216. LinkGunn, C. (1972). Vacationscape: designing tourist regions. Washington: Taylor and Francis, University of Texas.Gunn, C. (1988). Vacationscape: designing tourist regions. New York: V.N. Reinhold.Gutiérrez, H. S. (2005). Estudio de La imagen de destino turístico y el proceso global de satisfacción: adopción de un enfoque integrador. Tese. Doutorado em Administración de Empresas, Universidad de Cantabria, Espanha. LinkHuang, Z., Li, M. & Cai, L. (2010). A model of community-based festival image. International Journal of Hospitality Management, 29(2), 254-260. LinkHunt, J. D. (1971). Image - A factor in Tourism. USA: Colorado State University Press.Ituassu, C. T. (2004). Destino Brasil: Uma análise da campanha publicitária realizada pela Embratur no ano 2000 e sua contribuição para a formação da imagem do país. Dissertação, Mestrado em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. LinkKotler, P.; Haider, D. H., & Rein, I. (1994). Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books.Kovacs, M. H., Barbosa, M. D. L., Mesquita, A. E., & Souza, A. G. (2012). Pesquisa em turismo: Uma avaliação das metodologias empregadas nos artigos publicados nos anais no triênio do seminário anual da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. Turismo - Visão e Ação, 14(1), 19-34. LinkLeisen, B. (2001). Image segmentation: the case of a tourism destination. Journal of Services, 15(1), 49-66. LinkLynch, K. (1960). The Image of the City. Cambridge: The M.I.T. Press.MacInnis, D. J., & Price, L. L. (1987). The role of imagery in information processing: Review and extensions. Journal of Consumer Research, 13(4), 473-491. LinkMacKay, K. J., & Fesenmaier, D. R. (1997). Pictorial element of destination in image formation. Annals of Tourism Research, 24(3), 537-565. LinkMilman, A., & Pizam, A. (1995). The role of awareness and familiarity with a destination: The central Florida case. Journal of Travel Research, 33(3), 21-27. LinkNghiêm-Phú, B. (2014). A review of destination image studies from 2008 to 2012. European Journal of Tourism Research, 8(1), 35-65. LinkPike, S. (2002). Destination image analysis - A review of 142 papers from 1973 to 2000. Tourism Management, 23(5), 541-549. LinkSantaella, L., & Nöth, W. (1998). Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras.Scalabrini, E. C., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de destinos turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. LinkStepchenkova, S., & Mills, J. E. (2010). Destination image: a meta-analysis of 2000–2007 research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(6), 575-609. LinkTapachai, N., & Waryszak, R. (2000). An examination of the role of beneficial image in tourist destination selection. Journal of Travel Research, 39(1), 37-44. LinkTasci, A. D., Gartner, W. C., & Cavusgil, S. T. (2007). Measurement of destination brand bias using a quasi-experimental design. Tourism Management, 28(6), 1529-1540. LinkVieira, R., Anjos, S. J., & Souza, V. S. (2014). Destination Image in Tourism: Em busca de categorias de Análise. Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Foz do Iguaçu. PROCESSO EDITORIALRecebido: 27 JUL 21 Aceito: 21 JUL 21  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8995/pdf_1
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8995/3186
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8995/Artigo%20RRVTH%20-%20finalizado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315526936166400