Destination Tourism Image: a Brazilian publications study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Remoaldo, Paula Cristina, Lourenço, Júlia M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/107919
Resumo: Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes. 
id USP - 65_60bc8acb60125c15b3dac50785c637b6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/107919
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Destination Tourism Image: a Brazilian publications studyImagen de Destinos Turísticos: un estudio sobre las publicaciones brasileñasImagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileirasImagemDestinos turísticosPublicações brasileirasAnálise metodológicaImagenDestinos turísticosPublicaciones brasileñasAnálisis metodológicas.ImageTourism destinationBrazilian publicationsMethodological analysisOs estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes. Tourism related studies encompass several research topics including destination tourism image. This issue is perceived in different areas of knowledge such as sociology and marketing. In Brazil, many researchers have tried to understand the destination tourism image of the country. In order to understand how this topic has been worked in Brazil, this bibliographical study aimed to analyze and understand the image content about tourist destinations in Brazilian journals in the last six years (2008-2014). From a survey of articles published in this period, using as search the website "Tourism Publications," twenty-eight articles were identified. The analysis showed that the studies are focused on understanding the image of a destination in particular, especially at the country image level. The articles analyzed are predominantly empirical studies and there is a balance between quantitative and qualitative. With regard to the literature, we found that the Brazilian authors who have worked with the picture theme destinations, already seeking international bibliographies to support their studies. Also in the works on this topic, it was identified better maturity of the authors regarding the use of statistical tools. Some studies make a good analysis of international studies and apply these theories in Brazil. It was concluded that this topic has been studied in greater depth in the country, compared to subjects such as perception of residents.Estudios relacionados con el turismo están dedicados a la comprensión de los diferentes temas, y uno bastante analizado es la imagen de un destino turístico. El interés en este tema se percibe en diferentes áreas del conocimiento, como la sociología y la comercialización. En Brasil, ya hay varios investigadores dedicados a la imagen de los destinos turísticos. Por lo tanto, tratando de entender cómo este tema ha estado trabajando en Brasil, este estudio bibliográfico es destinado a analizar y comprender los estudios brasileños sobre la imagen de los destinos turísticos en revistas brasileñas en los últimos seis años (2008-2014). A partir de una encuesta realizada a los artículos publicados en este período, utilizando como motor de búsqueda del sitio web "Publicaciones Turismo" se identificaron veintiocho artículos. El análisis mostró que los estudios se centran en la comprensión de la imagen de un determinado destino. Los artículos analizados son predominantemente estudios empíricos y hay un equilibrio entre lo cuantitativo y cualitativo. En cuanto a la literatura, puede se decir que los autores brasileños que han trabajado con la temática de imagen de destinos turísticos han utilizado bibliografías internacionales para apoyar sus estudios. También se identificó una mayor madurez de los autores en relación con el uso de herramientas estadísticas. Algunos estudios hacen un análisis exhaustivo de los estudios internacionales y se aplican estas teorías en Brasil. Se concluye que este tema ha sido estudiado en mayor profundidad en el país, en comparación con cuestiones tales como la percepción de los residentes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/10791910.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 3 (2015); 541-557Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 541-557Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 3 (2015); 541-5571984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/107919/107461Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessScalabrini, Elaine Cristina BorgesRemoaldo, Paula CristinaLourenço, Júlia M.2016-01-14T16:41:27Zoai:revistas.usp.br:article/107919Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:27Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
Imagen de Destinos Turísticos: un estudio sobre las publicaciones brasileñas
Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras
title Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
spellingShingle Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Imagem
Destinos turísticos
Publicações brasileiras
Análise metodológica
Imagen
Destinos turísticos
Publicaciones brasileñas
Análisis metodológicas.
Image
Tourism destination
Brazilian publications
Methodological analysis
title_short Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
title_full Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
title_fullStr Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
title_full_unstemmed Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
title_sort Destination Tourism Image: a Brazilian publications study
author Scalabrini, Elaine Cristina Borges
author_facet Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Remoaldo, Paula Cristina
Lourenço, Júlia M.
author_role author
author2 Remoaldo, Paula Cristina
Lourenço, Júlia M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scalabrini, Elaine Cristina Borges
Remoaldo, Paula Cristina
Lourenço, Júlia M.
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Destinos turísticos
Publicações brasileiras
Análise metodológica
Imagen
Destinos turísticos
Publicaciones brasileñas
Análisis metodológicas.
Image
Tourism destination
Brazilian publications
Methodological analysis
topic Imagem
Destinos turísticos
Publicações brasileiras
Análise metodológica
Imagen
Destinos turísticos
Publicaciones brasileñas
Análisis metodológicas.
Image
Tourism destination
Brazilian publications
Methodological analysis
description Os estudos referentes ao turismo dedicam-se à compreensão de diferentes temas, sendo que um bastante analisado à escala internacional é a questão da imagem de um destino turístico. O interesse por este tema é percebido em diversas áreas do conhecimento, como a sociologia e o marketing. No Brasil, há diversos pesquisadores dedicando-se à imagem dos destinos turísticos. Assim, buscando compreender de que forma este tema tem sido trabalhado no Brasil, este estudo de caráter bibliográfico teve como objetivo analisar e compreender as publicações sobre imagem de destinos turísticos em periódicos brasileiros, nos últimos seis anos (2008-2014). A partir de um levantamento dos artigos publicados neste período, usando como ferramenta de busca o site “Publicações de Turismo”, foram identificados vinte e oito artigos. A análise permitiu verificar que os estudos estão concentrados na compreensão da imagem de um determinado destino. Os artigos analisados são predominantemente estudos empíricos e há um equilíbrio entre os de caráter quantitativo e qualitativo. No que diz respeito à bibliografia, foi possível identificar que os autores brasileiros que têm trabalhado com o tema de imagem de destinos, já buscam bibliografias internacionais para fundamentar os seus estudos. Também nos trabalhos sobre este tema, identificou-se uma maior maturidade dos autores no que diz respeito à utilização das ferramentas estatísticas. Alguns estudos fazem uma análise aprofundada dos estudos internacionais e aplicam estas teorias no Brasil. Conclui-se que este tema tem sido estudado com maior profundidade no país, se comparado com os temas como o da percepção de residentes. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/107919
10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/107919
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v26i3p541-557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/107919/107461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 3 (2015); 541-557
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 541-557
Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 3 (2015); 541-557
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168203001856