A influência do marketing sensorial no processo de decisão de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricci, Morgana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5914
Resumo: Uma das habilidades mais importantes para o ser humano é a capacidade sensorial, que o deixa aberto à construção de relacionamentos com tudo o que o envolve no dia a dia. É justamente neste aspecto que o marketing sensorial atua, estimulando todas as percepções sensoriais que envolvem uma marca ou um produto. Este estudo tem como objetivo geral identificar quais são as estratégias sensoriais (tato, audição, olfato e paladar) utilizadas nas lojas exclusivas da Tramontina, Malharia Anselmi e Grendene, tendo como referência a eficácia desses instrumentos sensoriais e qual a relação que eles têm com a permanência dos consumidores dentro de uma empresa até o final de seu processo decisório de compra. O referencial teórico é composto por conceitos básicos das áreas do comportamento do consumidor. Nessa perspectiva, a primeira parte do trabalho aborda o marketing sensorial como ferramenta estratégica e fundamental dentro das organizações. Para a segunda parte, realiza-se uma pesquisa exploratória qualitativa, com entrevistas realizadas com profissionais da área abordada por este estudo. Após a apuração dos dados obtidos na pesquisa, reuniu-se as informações mais consistentes em relação ao tema. Após a análise dos dados, foi possível compreender a quais fatores essas ferramentas sensoriais são atribuídas no processo de decisão de compra dos consumidores (sic).
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