Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strassburger, Nândri Cândida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552
Resumo: Atualmente, percebe-se que algumas unidades hospitalares, preocupadas com as constantes mudanças no mundo globalizado, onde a demanda está em constante evolução, aplicam em suas organizações os procedimentos da organização hoteleira, com o objetivo de atender o paciente com maior qualidade. Este estudo teve por objetivo avaliar o modelo de gestão da hospitalidade hospitalar implantado em um Hospital localizado em uma cidade da Serra Gaúcha, e descrever o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados nessa organização. O método de pesquisa aplicado, face ao problema e aos objetivos, foi de caráter descritivo, de corte qualitativo. No estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com os coordenadores e gestores de áreas, entrevistas semiestruturadas com os pacientes internados atendidos através de convênios e particulares, e observação direta realizada no Hospital. Os aspectos levantados evidenciaram que os pacientes entrevistados possuíam um conhecimento limitado sobre o conceito de qualidade de serviços. O resultado também sugere que os gestores reavaliem o conceito e as estratégias praticadas para prestar um serviço com qualidade, levando-se em conta a importância da hospitalidade no ambiente hospitalar.
id UCS_012fbe929dad3c6674beef5e12d6296f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/552
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Strassburger, Nândri CândidaSantos, Carlos Honorato Schuch2014-06-03T17:06:37Z2014-06-03T17:06:37Z2014-06-032009-06-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552Atualmente, percebe-se que algumas unidades hospitalares, preocupadas com as constantes mudanças no mundo globalizado, onde a demanda está em constante evolução, aplicam em suas organizações os procedimentos da organização hoteleira, com o objetivo de atender o paciente com maior qualidade. Este estudo teve por objetivo avaliar o modelo de gestão da hospitalidade hospitalar implantado em um Hospital localizado em uma cidade da Serra Gaúcha, e descrever o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados nessa organização. O método de pesquisa aplicado, face ao problema e aos objetivos, foi de caráter descritivo, de corte qualitativo. No estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com os coordenadores e gestores de áreas, entrevistas semiestruturadas com os pacientes internados atendidos através de convênios e particulares, e observação direta realizada no Hospital. Os aspectos levantados evidenciaram que os pacientes entrevistados possuíam um conhecimento limitado sobre o conceito de qualidade de serviços. O resultado também sugere que os gestores reavaliem o conceito e as estratégias praticadas para prestar um serviço com qualidade, levando-se em conta a importância da hospitalidade no ambiente hospitalar.Administração de setores específicosHotelaria hospitalarHospitalidadeServiços ao clienteGestãoHospitais - AdministraçãoManagementHospital cateringHotelsHospitalityCustomer servicesHospitals administrationHotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6182593400671000STRASSBURGER, N. C.Programa de Pós-Graduação de Mestrado em TurismoTEXTDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.txtDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.txtExtracted texttext/plain253989https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/3/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.txt78d67acb35dcb544323fdd1f95d8ca61MD53THUMBNAILDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.jpgDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/4/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.jpg65ef9163f12a655c21cad1f69cc44fe5MD54ORIGINALDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdfDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdfapplication/pdf1271472https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/1/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf42a24415bf2124fdee90e6cfceabdc13MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/5522018-08-17 06:08:12.559oai:repositorio.ucs.br:11338/552IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:08:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
title Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
spellingShingle Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
Strassburger, Nândri Cândida
Administração de setores específicos
Hotelaria hospitalar
Hospitalidade
Serviços ao cliente
Gestão
Hospitais - Administração
Management
Hospital catering
Hotels
Hospitality
Customer services
Hospitals administration
title_short Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
title_full Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
title_fullStr Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
title_full_unstemmed Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
title_sort Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
author Strassburger, Nândri Cândida
author_facet Strassburger, Nândri Cândida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strassburger, Nândri Cândida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Carlos Honorato Schuch
contributor_str_mv Santos, Carlos Honorato Schuch
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de setores específicos
Hotelaria hospitalar
Hospitalidade
Serviços ao cliente
Gestão
Hospitais - Administração
Management
topic Administração de setores específicos
Hotelaria hospitalar
Hospitalidade
Serviços ao cliente
Gestão
Hospitais - Administração
Management
Hospital catering
Hotels
Hospitality
Customer services
Hospitals administration
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospital catering
Hotels
Hospitality
Customer services
Hospitals administration
description Atualmente, percebe-se que algumas unidades hospitalares, preocupadas com as constantes mudanças no mundo globalizado, onde a demanda está em constante evolução, aplicam em suas organizações os procedimentos da organização hoteleira, com o objetivo de atender o paciente com maior qualidade. Este estudo teve por objetivo avaliar o modelo de gestão da hospitalidade hospitalar implantado em um Hospital localizado em uma cidade da Serra Gaúcha, e descrever o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados nessa organização. O método de pesquisa aplicado, face ao problema e aos objetivos, foi de caráter descritivo, de corte qualitativo. No estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com os coordenadores e gestores de áreas, entrevistas semiestruturadas com os pacientes internados atendidos através de convênios e particulares, e observação direta realizada no Hospital. Os aspectos levantados evidenciaram que os pacientes entrevistados possuíam um conhecimento limitado sobre o conceito de qualidade de serviços. O resultado também sugere que os gestores reavaliem o conceito e as estratégias praticadas para prestar um serviço com qualidade, levando-se em conta a importância da hospitalidade no ambiente hospitalar.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-06-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T17:06:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-03T17:06:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/3/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/4/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/1/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78d67acb35dcb544323fdd1f95d8ca61
65ef9163f12a655c21cad1f69cc44fe5
42a24415bf2124fdee90e6cfceabdc13
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308901905498112