Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552 |
Resumo: | Atualmente, percebe-se que algumas unidades hospitalares, preocupadas com as constantes mudanças no mundo globalizado, onde a demanda está em constante evolução, aplicam em suas organizações os procedimentos da organização hoteleira, com o objetivo de atender o paciente com maior qualidade. Este estudo teve por objetivo avaliar o modelo de gestão da hospitalidade hospitalar implantado em um Hospital localizado em uma cidade da Serra Gaúcha, e descrever o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados nessa organização. O método de pesquisa aplicado, face ao problema e aos objetivos, foi de caráter descritivo, de corte qualitativo. No estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com os coordenadores e gestores de áreas, entrevistas semiestruturadas com os pacientes internados atendidos através de convênios e particulares, e observação direta realizada no Hospital. Os aspectos levantados evidenciaram que os pacientes entrevistados possuíam um conhecimento limitado sobre o conceito de qualidade de serviços. O resultado também sugere que os gestores reavaliem o conceito e as estratégias praticadas para prestar um serviço com qualidade, levando-se em conta a importância da hospitalidade no ambiente hospitalar. |
id |
UCS_012fbe929dad3c6674beef5e12d6296f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/552 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Strassburger, Nândri CândidaSantos, Carlos Honorato Schuch2014-06-03T17:06:37Z2014-06-03T17:06:37Z2014-06-032009-06-05https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552Atualmente, percebe-se que algumas unidades hospitalares, preocupadas com as constantes mudanças no mundo globalizado, onde a demanda está em constante evolução, aplicam em suas organizações os procedimentos da organização hoteleira, com o objetivo de atender o paciente com maior qualidade. Este estudo teve por objetivo avaliar o modelo de gestão da hospitalidade hospitalar implantado em um Hospital localizado em uma cidade da Serra Gaúcha, e descrever o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados nessa organização. O método de pesquisa aplicado, face ao problema e aos objetivos, foi de caráter descritivo, de corte qualitativo. No estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com os coordenadores e gestores de áreas, entrevistas semiestruturadas com os pacientes internados atendidos através de convênios e particulares, e observação direta realizada no Hospital. Os aspectos levantados evidenciaram que os pacientes entrevistados possuíam um conhecimento limitado sobre o conceito de qualidade de serviços. O resultado também sugere que os gestores reavaliem o conceito e as estratégias praticadas para prestar um serviço com qualidade, levando-se em conta a importância da hospitalidade no ambiente hospitalar.Administração de setores específicosHotelaria hospitalarHospitalidadeServiços ao clienteGestãoHospitais - AdministraçãoManagementHospital cateringHotelsHospitalityCustomer servicesHospitals administrationHotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6182593400671000STRASSBURGER, N. C.Programa de Pós-Graduação de Mestrado em TurismoTEXTDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.txtDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.txtExtracted texttext/plain253989https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/3/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.txt78d67acb35dcb544323fdd1f95d8ca61MD53THUMBNAILDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.jpgDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/4/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.jpg65ef9163f12a655c21cad1f69cc44fe5MD54ORIGINALDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdfDissertacao Nandri Candida Strassburger.pdfapplication/pdf1271472https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/1/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf42a24415bf2124fdee90e6cfceabdc13MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/5522018-08-17 06:08:12.559oai:repositorio.ucs.br:11338/552IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:14.397447Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
title |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
spellingShingle |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços Strassburger, Nândri Cândida Administração de setores específicos Hotelaria hospitalar Hospitalidade Serviços ao cliente Gestão Hospitais - Administração Management Hospital catering Hotels Hospitality Customer services Hospitals administration |
title_short |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
title_full |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
title_fullStr |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
title_full_unstemmed |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
title_sort |
Hotelaria hospitalar : um estudo sobre a gestão da qualidade dos serviços |
author |
Strassburger, Nândri Cândida |
author_facet |
Strassburger, Nândri Cândida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strassburger, Nândri Cândida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Carlos Honorato Schuch |
contributor_str_mv |
Santos, Carlos Honorato Schuch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de setores específicos Hotelaria hospitalar Hospitalidade Serviços ao cliente Gestão Hospitais - Administração Management |
topic |
Administração de setores específicos Hotelaria hospitalar Hospitalidade Serviços ao cliente Gestão Hospitais - Administração Management Hospital catering Hotels Hospitality Customer services Hospitals administration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hospital catering Hotels Hospitality Customer services Hospitals administration |
description |
Atualmente, percebe-se que algumas unidades hospitalares, preocupadas com as constantes mudanças no mundo globalizado, onde a demanda está em constante evolução, aplicam em suas organizações os procedimentos da organização hoteleira, com o objetivo de atender o paciente com maior qualidade. Este estudo teve por objetivo avaliar o modelo de gestão da hospitalidade hospitalar implantado em um Hospital localizado em uma cidade da Serra Gaúcha, e descrever o nível de satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados nessa organização. O método de pesquisa aplicado, face ao problema e aos objetivos, foi de caráter descritivo, de corte qualitativo. No estudo, empregou-se a pesquisa bibliográfica, entrevista estruturada com os coordenadores e gestores de áreas, entrevistas semiestruturadas com os pacientes internados atendidos através de convênios e particulares, e observação direta realizada no Hospital. Os aspectos levantados evidenciaram que os pacientes entrevistados possuíam um conhecimento limitado sobre o conceito de qualidade de serviços. O resultado também sugere que os gestores reavaliem o conceito e as estratégias praticadas para prestar um serviço com qualidade, levando-se em conta a importância da hospitalidade no ambiente hospitalar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-06-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T17:06:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-03T17:06:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/3/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/4/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/1/Dissertacao%20Nandri%20Candida%20Strassburger.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/552/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78d67acb35dcb544323fdd1f95d8ca61 65ef9163f12a655c21cad1f69cc44fe5 42a24415bf2124fdee90e6cfceabdc13 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258448123461632 |