Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6235 |
Resumo: | O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic). |
id |
UCS_11656836a4b7f2fad168bf45458d321d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6235 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zardo, Manuela BortoncelloBoone, SilvanaGalvani, Mara Aparecida Magero2020-07-02T15:57:11Z2020-07-02T15:57:11Z2020-03-162019https://repositorio.ucs.br/11338/6235O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic).VideoarteEnsino MédioAprendizagemArte - Estudo e ensinoArte e tecnologiaVideoarte como experiência estética e educativa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus Universitário de Caxias do Sul2020-03-16 00:00:00ORIGINALTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdfTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdfapplication/pdf1136312https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/1/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdfc92b3091172e345f6fe95338c653d5bcMD51TEXTTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.txtTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.txtExtracted texttext/plain109647https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/2/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.txtcca476c54f815f02bc9c71591350aaeaMD52THUMBNAILTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.jpgTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/3/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.jpg1a03292b631b4646d8d51e91ef8ec146MD5311338/62352020-07-03 06:01:12.3oai:repositorio.ucs.br:11338/6235Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:25.208628Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
title |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
spellingShingle |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio Zardo, Manuela Bortoncello Videoarte Ensino Médio Aprendizagem Arte - Estudo e ensino Arte e tecnologia |
title_short |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
title_full |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
title_fullStr |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
title_sort |
Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio |
author |
Zardo, Manuela Bortoncello |
author_facet |
Zardo, Manuela Bortoncello |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Boone, Silvana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zardo, Manuela Bortoncello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galvani, Mara Aparecida Magero |
contributor_str_mv |
Galvani, Mara Aparecida Magero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videoarte Ensino Médio Aprendizagem Arte - Estudo e ensino Arte e tecnologia |
topic |
Videoarte Ensino Médio Aprendizagem Arte - Estudo e ensino Arte e tecnologia |
description |
O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-02T15:57:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-02T15:57:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6235 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/1/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/2/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/3/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c92b3091172e345f6fe95338c653d5bc cca476c54f815f02bc9c71591350aaea 1a03292b631b4646d8d51e91ef8ec146 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258420224000000 |