Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zardo, Manuela Bortoncello
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6235
Resumo: O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic).
id UCS_11656836a4b7f2fad168bf45458d321d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6235
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Zardo, Manuela BortoncelloBoone, SilvanaGalvani, Mara Aparecida Magero2020-07-02T15:57:11Z2020-07-02T15:57:11Z2020-03-162019https://repositorio.ucs.br/11338/6235O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic).VideoarteEnsino MédioAprendizagemArte - Estudo e ensinoArte e tecnologiaVideoarte como experiência estética e educativa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus Universitário de Caxias do Sul2020-03-16 00:00:00ORIGINALTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdfTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdfapplication/pdf1136312https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/1/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdfc92b3091172e345f6fe95338c653d5bcMD51TEXTTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.txtTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.txtExtracted texttext/plain109647https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/2/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.txtcca476c54f815f02bc9c71591350aaeaMD52THUMBNAILTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.jpgTCC Manuela Bortoncello Zardo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/3/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.jpg1a03292b631b4646d8d51e91ef8ec146MD5311338/62352020-07-03 06:01:12.3oai:repositorio.ucs.br:11338/6235Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:25.208628Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
title Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
spellingShingle Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
Zardo, Manuela Bortoncello
Videoarte
Ensino Médio
Aprendizagem
Arte - Estudo e ensino
Arte e tecnologia
title_short Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
title_full Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
title_fullStr Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
title_full_unstemmed Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
title_sort Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
author Zardo, Manuela Bortoncello
author_facet Zardo, Manuela Bortoncello
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boone, Silvana
dc.contributor.author.fl_str_mv Zardo, Manuela Bortoncello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galvani, Mara Aparecida Magero
contributor_str_mv Galvani, Mara Aparecida Magero
dc.subject.por.fl_str_mv Videoarte
Ensino Médio
Aprendizagem
Arte - Estudo e ensino
Arte e tecnologia
topic Videoarte
Ensino Médio
Aprendizagem
Arte - Estudo e ensino
Arte e tecnologia
description O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-02T15:57:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-02T15:57:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6235
url https://repositorio.ucs.br/11338/6235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/1/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/2/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6235/3/TCC%20Manuela%20Bortoncello%20Zardo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c92b3091172e345f6fe95338c653d5bc
cca476c54f815f02bc9c71591350aaea
1a03292b631b4646d8d51e91ef8ec146
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258420224000000