O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matté, Andrei Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12964
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender as formas que as emissoras em questão estão trabalhando para adaptar-se às mídias digitais; compreender a relação entre rádio e ouvinte, do surgimento aos dias atuais; apresentar o processo de adaptação do rádio à internet e web rádios; explorar os conceitos de podcast e sua relação com o meio rádio; e analisar a publicidade no rádio com a convergência das mídias Os ouvintes de rádio sempre desempenharam um papel crucial na formação de uma estação de rádio, tanto na sua programação como na sua identidade. Graças às redes sociais, os ouvintes têm, agora, a oportunidade de se tornarem ainda mais envolvidos e dinâmicos nas suas interações com as estações de rádio. Através da pesquisa e análise de dados, fica evidente que o rádio é o meio que se adapta facilmente às novas tecnologias, pois todas as formas de mídia podem convergir com o rádio e o mesmo pode estar presente em vários formatos de mídias sociais. Desde a sua criação, o rádio enfrentou grandes desafios e provou ser um meio de comunicação de fácil adaptação, capaz de ser áudio, imagem e texto ao mesmo tempo. Visando compreender como as rádios Maisnova FM e Caxias FM de Caxias do Sul estão se adaptando à convergência das mídias digitais, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à sua natureza, com finalidade exploratória, descritiva e pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, além de entrevista em profundidade. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_25ad9365a2727675255fcc206a290557
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12964
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Matté, Andrei MarceloSilva, Ivana Almeida daHoffmann, Jacob RaulArnt, Carlos Antonio de Andrade2024-01-26T18:45:43Z2024-01-26T18:45:43Z2023-12-092023-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/12964O objetivo desta pesquisa é compreender as formas que as emissoras em questão estão trabalhando para adaptar-se às mídias digitais; compreender a relação entre rádio e ouvinte, do surgimento aos dias atuais; apresentar o processo de adaptação do rádio à internet e web rádios; explorar os conceitos de podcast e sua relação com o meio rádio; e analisar a publicidade no rádio com a convergência das mídias Os ouvintes de rádio sempre desempenharam um papel crucial na formação de uma estação de rádio, tanto na sua programação como na sua identidade. Graças às redes sociais, os ouvintes têm, agora, a oportunidade de se tornarem ainda mais envolvidos e dinâmicos nas suas interações com as estações de rádio. Através da pesquisa e análise de dados, fica evidente que o rádio é o meio que se adapta facilmente às novas tecnologias, pois todas as formas de mídia podem convergir com o rádio e o mesmo pode estar presente em vários formatos de mídias sociais. Desde a sua criação, o rádio enfrentou grandes desafios e provou ser um meio de comunicação de fácil adaptação, capaz de ser áudio, imagem e texto ao mesmo tempo. Visando compreender como as rádios Maisnova FM e Caxias FM de Caxias do Sul estão se adaptando à convergência das mídias digitais, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à sua natureza, com finalidade exploratória, descritiva e pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, além de entrevista em profundidade. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMídia socialRádioConvergência (Telecomunicação)O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-08ORIGINALTCC Andrei Marcelo Matte.pdfTCC Andrei Marcelo Matte.pdfapplication/pdf1981164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/1/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdfa37fd45dc71a2d73dc82f9502d9510f5MD51TEXTTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.txtTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.txtExtracted texttext/plain207370https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/2/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.txt9c06d6c4250b273b7d1a43d47508912eMD52THUMBNAILTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.jpgTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/3/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.jpgb804f39f25130e54c8da798b0ed6e789MD5311338/129642024-01-27 06:05:50.593oai:repositorio.ucs.br:11338/12964Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:06.053511Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
title O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
spellingShingle O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
Matté, Andrei Marcelo
Publicidade
Mídia social
Rádio
Convergência (Telecomunicação)
title_short O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
title_full O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
title_fullStr O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
title_full_unstemmed O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
title_sort O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
author Matté, Andrei Marcelo
author_facet Matté, Andrei Marcelo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
Hoffmann, Jacob Raul
dc.contributor.author.fl_str_mv Matté, Andrei Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
contributor_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mídia social
Rádio
Convergência (Telecomunicação)
topic Publicidade
Mídia social
Rádio
Convergência (Telecomunicação)
description O objetivo desta pesquisa é compreender as formas que as emissoras em questão estão trabalhando para adaptar-se às mídias digitais; compreender a relação entre rádio e ouvinte, do surgimento aos dias atuais; apresentar o processo de adaptação do rádio à internet e web rádios; explorar os conceitos de podcast e sua relação com o meio rádio; e analisar a publicidade no rádio com a convergência das mídias Os ouvintes de rádio sempre desempenharam um papel crucial na formação de uma estação de rádio, tanto na sua programação como na sua identidade. Graças às redes sociais, os ouvintes têm, agora, a oportunidade de se tornarem ainda mais envolvidos e dinâmicos nas suas interações com as estações de rádio. Através da pesquisa e análise de dados, fica evidente que o rádio é o meio que se adapta facilmente às novas tecnologias, pois todas as formas de mídia podem convergir com o rádio e o mesmo pode estar presente em vários formatos de mídias sociais. Desde a sua criação, o rádio enfrentou grandes desafios e provou ser um meio de comunicação de fácil adaptação, capaz de ser áudio, imagem e texto ao mesmo tempo. Visando compreender como as rádios Maisnova FM e Caxias FM de Caxias do Sul estão se adaptando à convergência das mídias digitais, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à sua natureza, com finalidade exploratória, descritiva e pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, além de entrevista em profundidade. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-11-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-26T18:45:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-26T18:45:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12964
url https://repositorio.ucs.br/11338/12964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/1/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/2/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/3/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a37fd45dc71a2d73dc82f9502d9510f5
9c06d6c4250b273b7d1a43d47508912e
b804f39f25130e54c8da798b0ed6e789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258435948445696