O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12964 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender as formas que as emissoras em questão estão trabalhando para adaptar-se às mídias digitais; compreender a relação entre rádio e ouvinte, do surgimento aos dias atuais; apresentar o processo de adaptação do rádio à internet e web rádios; explorar os conceitos de podcast e sua relação com o meio rádio; e analisar a publicidade no rádio com a convergência das mídias Os ouvintes de rádio sempre desempenharam um papel crucial na formação de uma estação de rádio, tanto na sua programação como na sua identidade. Graças às redes sociais, os ouvintes têm, agora, a oportunidade de se tornarem ainda mais envolvidos e dinâmicos nas suas interações com as estações de rádio. Através da pesquisa e análise de dados, fica evidente que o rádio é o meio que se adapta facilmente às novas tecnologias, pois todas as formas de mídia podem convergir com o rádio e o mesmo pode estar presente em vários formatos de mídias sociais. Desde a sua criação, o rádio enfrentou grandes desafios e provou ser um meio de comunicação de fácil adaptação, capaz de ser áudio, imagem e texto ao mesmo tempo. Visando compreender como as rádios Maisnova FM e Caxias FM de Caxias do Sul estão se adaptando à convergência das mídias digitais, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à sua natureza, com finalidade exploratória, descritiva e pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, além de entrevista em profundidade. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_25ad9365a2727675255fcc206a290557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12964 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matté, Andrei MarceloSilva, Ivana Almeida daHoffmann, Jacob RaulArnt, Carlos Antonio de Andrade2024-01-26T18:45:43Z2024-01-26T18:45:43Z2023-12-092023-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/12964O objetivo desta pesquisa é compreender as formas que as emissoras em questão estão trabalhando para adaptar-se às mídias digitais; compreender a relação entre rádio e ouvinte, do surgimento aos dias atuais; apresentar o processo de adaptação do rádio à internet e web rádios; explorar os conceitos de podcast e sua relação com o meio rádio; e analisar a publicidade no rádio com a convergência das mídias Os ouvintes de rádio sempre desempenharam um papel crucial na formação de uma estação de rádio, tanto na sua programação como na sua identidade. Graças às redes sociais, os ouvintes têm, agora, a oportunidade de se tornarem ainda mais envolvidos e dinâmicos nas suas interações com as estações de rádio. Através da pesquisa e análise de dados, fica evidente que o rádio é o meio que se adapta facilmente às novas tecnologias, pois todas as formas de mídia podem convergir com o rádio e o mesmo pode estar presente em vários formatos de mídias sociais. Desde a sua criação, o rádio enfrentou grandes desafios e provou ser um meio de comunicação de fácil adaptação, capaz de ser áudio, imagem e texto ao mesmo tempo. Visando compreender como as rádios Maisnova FM e Caxias FM de Caxias do Sul estão se adaptando à convergência das mídias digitais, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à sua natureza, com finalidade exploratória, descritiva e pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, além de entrevista em profundidade. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMídia socialRádioConvergência (Telecomunicação)O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-08ORIGINALTCC Andrei Marcelo Matte.pdfTCC Andrei Marcelo Matte.pdfapplication/pdf1981164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/1/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdfa37fd45dc71a2d73dc82f9502d9510f5MD51TEXTTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.txtTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.txtExtracted texttext/plain207370https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/2/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.txt9c06d6c4250b273b7d1a43d47508912eMD52THUMBNAILTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.jpgTCC Andrei Marcelo Matte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/3/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.jpgb804f39f25130e54c8da798b0ed6e789MD5311338/129642024-01-27 06:05:50.593oai:repositorio.ucs.br:11338/12964Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:06.053511Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
title |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
spellingShingle |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM Matté, Andrei Marcelo Publicidade Mídia social Rádio Convergência (Telecomunicação) |
title_short |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
title_full |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
title_fullStr |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
title_full_unstemmed |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
title_sort |
O meio rádio na era da convergência das mídias: um estudo sobre as rádios Maisnova FM e rádio Caxias FM |
author |
Matté, Andrei Marcelo |
author_facet |
Matté, Andrei Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da Hoffmann, Jacob Raul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matté, Andrei Marcelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
contributor_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Mídia social Rádio Convergência (Telecomunicação) |
topic |
Publicidade Mídia social Rádio Convergência (Telecomunicação) |
description |
O objetivo desta pesquisa é compreender as formas que as emissoras em questão estão trabalhando para adaptar-se às mídias digitais; compreender a relação entre rádio e ouvinte, do surgimento aos dias atuais; apresentar o processo de adaptação do rádio à internet e web rádios; explorar os conceitos de podcast e sua relação com o meio rádio; e analisar a publicidade no rádio com a convergência das mídias Os ouvintes de rádio sempre desempenharam um papel crucial na formação de uma estação de rádio, tanto na sua programação como na sua identidade. Graças às redes sociais, os ouvintes têm, agora, a oportunidade de se tornarem ainda mais envolvidos e dinâmicos nas suas interações com as estações de rádio. Através da pesquisa e análise de dados, fica evidente que o rádio é o meio que se adapta facilmente às novas tecnologias, pois todas as formas de mídia podem convergir com o rádio e o mesmo pode estar presente em vários formatos de mídias sociais. Desde a sua criação, o rádio enfrentou grandes desafios e provou ser um meio de comunicação de fácil adaptação, capaz de ser áudio, imagem e texto ao mesmo tempo. Visando compreender como as rádios Maisnova FM e Caxias FM de Caxias do Sul estão se adaptando à convergência das mídias digitais, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada quanto à sua natureza, com finalidade exploratória, descritiva e pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, além de entrevista em profundidade. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-26T18:45:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-26T18:45:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12964 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/1/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/2/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12964/3/TCC%20Andrei%20Marcelo%20Matte.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a37fd45dc71a2d73dc82f9502d9510f5 9c06d6c4250b273b7d1a43d47508912e b804f39f25130e54c8da798b0ed6e789 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258435948445696 |