Análise da experiência do usuário final em relação às ações de pós-venda no e-commerce interacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13291 |
Resumo: | O comércio eletrônico já não é uma tendência internacional, mas sim uma realidade consolidada que está em constante crescimento. Para as empresas, o estágio de pós-venda é um fator essencial para o sucesso perante uma concorrência cada vez mais qualificada. Nesse sentido, a análise do nível de satisfação do consumidor em relação ao pós-venda de um e-commerce, com base no User Experience (UX), é um campo de estudo relevante no âmbito da pesquisa acadêmica. A agradável experiência do usuário durante toda a jornada de compra desempenha um papel crucial na satisfação do consumidor, influenciando diretamente a lealdade e a boa recomendação do produto ou serviço para novos potenciais clientes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o nível de satisfação do consumidor em relação ao pós-venda no e-commerce internacional, utilizando como base o User Experience Questionnaire (UEQ), identificando os principais fatores que influenciam a satisfação do cliente e realizar propostas de melhoria. A pesquisa é conduzida por meio de uma abordagem quantitativa, envolvendo a coleta de dados por meio de um questionário online aplicado aos consumidores que realizaram compras no e-commerce no último ano. Ao final, é possível afirmar que embora os resultados das escalas propostas pelo estudo tenham ficado abaixo da média esperada, os consumidores tendem a ter uma impressão positiva em relação aos serviços de pós-venda oferecidos, contudo melhorias podem ser feitas em busca de uma maior satisfação do cliente final. [resumo fornecido pelo autor] |
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Schmaedecke, Gustavo LuísVerruck, FábioJunior, Rogério da S. FrançaBirch, Roberto Gonçalves2024-05-03T17:40:43Z2024-05-03T17:40:43Z2023-12-052023-11-27https://repositorio.ucs.br/11338/13291O comércio eletrônico já não é uma tendência internacional, mas sim uma realidade consolidada que está em constante crescimento. Para as empresas, o estágio de pós-venda é um fator essencial para o sucesso perante uma concorrência cada vez mais qualificada. Nesse sentido, a análise do nível de satisfação do consumidor em relação ao pós-venda de um e-commerce, com base no User Experience (UX), é um campo de estudo relevante no âmbito da pesquisa acadêmica. A agradável experiência do usuário durante toda a jornada de compra desempenha um papel crucial na satisfação do consumidor, influenciando diretamente a lealdade e a boa recomendação do produto ou serviço para novos potenciais clientes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o nível de satisfação do consumidor em relação ao pós-venda no e-commerce internacional, utilizando como base o User Experience Questionnaire (UEQ), identificando os principais fatores que influenciam a satisfação do cliente e realizar propostas de melhoria. A pesquisa é conduzida por meio de uma abordagem quantitativa, envolvendo a coleta de dados por meio de um questionário online aplicado aos consumidores que realizaram compras no e-commerce no último ano. Ao final, é possível afirmar que embora os resultados das escalas propostas pelo estudo tenham ficado abaixo da média esperada, os consumidores tendem a ter uma impressão positiva em relação aos serviços de pós-venda oferecidos, contudo melhorias podem ser feitas em busca de uma maior satisfação do cliente final. [resumo fornecido pelo autor]Please translate to English: E-commerce is no longer an international trend but a consolidated reality that is constantly growing. For businesses, the post-sale stage is an essential factor for success in the face of increasingly qualified competition. In this regard, the analysis of customer satisfaction levels in relation to e-commerce post-sale, based on User Experience (UX), is a relevant field of study in academic research. The pleasant user experience throughout the entire buying journey plays a crucial role in customer satisfaction, directly influencing loyalty and positive product or service recommendations to new potential customers. In this context, the objective of this study is to analyze customer satisfaction levels regarding international e-commerce post-sale, using the User Experience Questionnaire (UEQ) as a basis, identifying the key factors that influence customer satisfaction and making improvement proposals. The research is conducted through a quantitative approach, involving data collection via an online questionnaire applied to consumers who made purchases on e-commerce platforms in the past year. In conclusion, it can be stated that although the results of the scales proposed by the study fell below the expected average, consumers tend to have a positive impression of the post-sale services offered; however, improvements can be made to achieve higher customer satisfaction in the end. [resumo fornecido pelo autor]Comércio eletrônicoExportaçãoVendaAnálise da experiência do usuário final em relação às ações de pós-venda no e-commerce interacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComércio Internacional - BachareladoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-04ORIGINALTCC Gustavo Luis Schmaedecke.pdfTCC Gustavo Luis Schmaedecke.pdfapplication/pdf657018https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13291/1/TCC%20Gustavo%20Luis%20Schmaedecke.pdf41d0919c64dc54890de2037f5c9ba33bMD51TEXTTCC Gustavo Luis Schmaedecke.pdf.txtTCC Gustavo Luis Schmaedecke.pdf.txtExtracted texttext/plain105644https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13291/2/TCC%20Gustavo%20Luis%20Schmaedecke.pdf.txt2aea3a04437e8e97d69eea7d74622e19MD52THUMBNAILTCC Gustavo Luis Schmaedecke.pdf.jpgTCC Gustavo Luis Schmaedecke.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13291/3/TCC%20Gustavo%20Luis%20Schmaedecke.pdf.jpgf61348edd38b36c67de9a3611b06fc2dMD5311338/132912024-05-04 07:05:23.681oai:repositorio.ucs.br:11338/13291Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:57.480513Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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