A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benelli, Laura Luiza Marzzaro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6040
Resumo: O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic).
id UCS_28d36680e33d5e500d5b80cd63c2c8fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6040
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Benelli, Laura Luiza MarzzaroEckert, AlexCamargo, Maria EmiliaBorella, Margareth Rodrigues de Carvalho2020-05-13T19:29:48Z2020-05-13T19:29:48Z2019-12-082019https://repositorio.ucs.br/11338/6040O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic).MarketingAssociações comerciaisCaxias do Sul (RS)A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-09 00:00:00ORIGINALTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdfTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdfapplication/pdf2260825https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/1/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdfbcd8ae83a14fa6b07108c691fe232514MD51TEXTTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.txtTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.txtExtracted texttext/plain112164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/2/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.txt4372d1c471cd5608187102ffe5f9a5d4MD52THUMBNAILTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.jpgTCC Laura Luiza Marzzaro Benelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/3/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.jpg9810059d6e1b9c0020c51fd4dadb98d7MD5311338/60402020-05-14 06:00:59.017oai:repositorio.ucs.br:11338/6040Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-05-14T06:00:59Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
title A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
spellingShingle A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
Benelli, Laura Luiza Marzzaro
Marketing
Associações comerciais
Caxias do Sul (RS)
title_short A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
title_full A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
title_fullStr A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
title_sort A utilização do marketing digital por organizações empresariais na cidade de Caxias do Sul
author Benelli, Laura Luiza Marzzaro
author_facet Benelli, Laura Luiza Marzzaro
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Eckert, Alex
Camargo, Maria Emilia
dc.contributor.author.fl_str_mv Benelli, Laura Luiza Marzzaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
contributor_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Associações comerciais
Caxias do Sul (RS)
topic Marketing
Associações comerciais
Caxias do Sul (RS)
description O avanço da tecnologia e o poder exercido pela internet acarretaram mudança nos hábitos de vida e de consumo dos clientes, que fizeram com que as empresas tenham um novo olhar sobre o ambiente on-line, passando a vê-lo como canal de comunicação de extrema relevância para seus planos de marketing. O marketing digital surge como uma nova abordagem em relação ao marketing tradicional, com novas ferramentas e novas maneiras de atrair o consumidor atual. Assim, o presente trabalho busca verificar se existe relação entre a utilização de estratégias de marketing digital e o bom desempenho das organizações. Foram levantados dados sobre a história e a evolução da internet, a conceituação do marketing e do marketing digital, bem como de suas ferramentas estratégicas. O estudo se caracteriza por ser do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e foi utilizado o método survey com o auxílio de questionário com escalas validadas para a coleta de dados de 162 empresas respondentes da cidade de Caxias do Sul. Os resultados indicam que a aplicação do marketing digital como estratégia de negócio tem contribuído de maneira significativa e impacta diretamente no desempenho das organizações (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-13T19:29:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-13T19:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6040
url https://repositorio.ucs.br/11338/6040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/1/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/2/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6040/3/TCC%20Laura%20Luiza%20Marzzaro%20Benelli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bcd8ae83a14fa6b07108c691fe232514
4372d1c471cd5608187102ffe5f9a5d4
9810059d6e1b9c0020c51fd4dadb98d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308901955829760