Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Bruna Rotta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11850
Resumo: A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_2b221322058b305276ca0e24a79e26cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11850
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Grillo, Bruna RottaSager, FabioCemin, Tânia MariaMarcon, Silvana Regina Ampessan2023-04-14T13:22:54Z2023-04-14T13:22:54Z2022-12-092022-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11850A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaTranstornos do espectro autistaAutismoHabilidades sociais em criançasComportamento humano - AnáliseAnálise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-15ORIGINALTCC Bruna Rotta Grillo.pdfTCC Bruna Rotta Grillo.pdfapplication/pdf346837https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/1/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf801c9616a0e3a515b5675efeae233fccMD51TEXTTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.txtTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.txtExtracted texttext/plain117164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/2/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.txtfc847de2cdcd255a966262e390c705e7MD52THUMBNAILTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.jpgTCC Bruna Rotta Grillo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/3/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.jpge048f6734ac28aad8c4890af1645246dMD5311338/118502023-04-15 07:01:01.631oai:repositorio.ucs.br:11338/11850Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-15T07:01:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
title Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
Grillo, Bruna Rotta
Psicologia
Transtornos do espectro autista
Autismo
Habilidades sociais em crianças
Comportamento humano - Análise
title_short Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
title_full Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
title_sort Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
author Grillo, Bruna Rotta
author_facet Grillo, Bruna Rotta
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sager, Fabio
Cemin, Tânia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo, Bruna Rotta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
contributor_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Transtornos do espectro autista
Autismo
Habilidades sociais em crianças
Comportamento humano - Análise
topic Psicologia
Transtornos do espectro autista
Autismo
Habilidades sociais em crianças
Comportamento humano - Análise
description A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T13:22:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T13:22:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11850
url https://repositorio.ucs.br/11338/11850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/1/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/2/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11850/3/TCC%20Bruna%20Rotta%20Grillo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 801c9616a0e3a515b5675efeae233fcc
fc847de2cdcd255a966262e390c705e7
e048f6734ac28aad8c4890af1645246d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308909657620480