Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078 |
Resumo: | Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira. |
id |
UCS_492b4147a9c08f81167db2fc74cdc59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1078 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gutierrez, Ericki FunesConforto, MaríliaMinuzzi, Reinilda de Fátima BerguenmayerRela, Eliana2015-12-04T11:37:07Z2015-12-04T11:37:07Z2015-12-042015-10-14https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira.This extended article is intended to review the models and conceptions on teaching Art History through models of time and memory conceived by the art’s historiography, looking to produce a material with a different language to be used in teaching History of Art in graduation courses related to Arts and Design. These courses are, by nature, much more connected to creativity and innovation, and yet, customarily have on their resumes disciplines of History of Art taught in a dated and repetitive fashion, far from the dynamic reality of these courses and their students. Motivated by the growing academic literature defending theinterdisciplinarity and the use of different ways of teaching History of Art, this study aims to present theoretical reflections about the historiography of Art, and the accessibility of the historical discipline by students and teachers on degree courses related to Art and Design. Therefore we discuss the theories of historical productions for the general public (non-academic community), the role of the historian on his field of work and historical education, using the concept of historical consciousness of JörnRüsen. At last, this extended article have the objective of showing the way the theory of the discipline was used, through the artistic discourse, in the proposed work, the book called Pierre, Erica and a conversation about the history of Brazilian art.Arte - HistóriaHistoriografiaArt - HistoryHistoriographyPierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6206335802437766GUTIERREZ, E. F.Programa de Pós-Graduação em HistóriaTEXTDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.txtDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.txtExtracted texttext/plain300830https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/3/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.txtf863d4a50960b7ef9c78ae688f9f8681MD53THUMBNAILDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.jpgDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/4/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.jpg7c2cdecebeeaf58ca666fa727745824fMD54ORIGINALDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdfDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdfapplication/pdf8003076https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/1/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf4ae67f767300cbb0515cf2f65c91c00fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10782018-08-17 06:21:45.272oai:repositorio.ucs.br:11338/1078IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:10.642321Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
title |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
spellingShingle |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior Gutierrez, Ericki Funes Arte - História Historiografia Art - History Historiography |
title_short |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
title_full |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
title_fullStr |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
title_sort |
Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior |
author |
Gutierrez, Ericki Funes |
author_facet |
Gutierrez, Ericki Funes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Conforto, Marília Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gutierrez, Ericki Funes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rela, Eliana |
contributor_str_mv |
Rela, Eliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - História Historiografia |
topic |
Arte - História Historiografia Art - History Historiography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art - History Historiography |
description |
Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-10-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-04T11:37:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-04T11:37:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/3/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/4/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/1/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f863d4a50960b7ef9c78ae688f9f8681 7c2cdecebeeaf58ca666fa727745824f 4ae67f767300cbb0515cf2f65c91c00f deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258459251998720 |