O comportamento de compra do consumidor no e-marketplace mercado livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalfovo Júnior, Ademar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5229
Resumo: A criação da internet e a possibilidade de conectar pessoas de qualquer lugar, trouxe diversas mudanças no cotidiano da população, como na forma de consumir. Os sites de compra, ou e-commerces, tornaram-se uma grande oportunidade para empresas oferecerem seus produtos e serviços. Com a expansão do comércio eletrônico surgiram as plataformas de e-marketplace, que atuam como ponto de encontro virtual, conectando consumidores e vendedores, intermediando a transação em troca de um percentual sobre a venda. No Brasil, o maior deles, é o Mercado Livre, plataforma líder no segmento que auxilia diretamente o crescimento econômico do país. Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra dos consumidores do Mercado Livre. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa com caráter descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, dividido em duas partes onde a primeira foi composta por múltipla escolha e a segunda através de uma escala de concordância Likert de cinco pontos. Com o desenvolvimento da pesquisa foi constatado que 70,20% dos consumidores utilizam o Mercado Livre para comprar por conta do preço dos produtos anunciados. Ainda, para 78,30% dos consumidores o preço também é o principal fator para a escolha do vendedor dentro do e-marketplace e para 73,50% a reputação do vendedor é um fator de influência (sic).
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