Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11820
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_5a9f03fd46984b3789cd17deedc1c2cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11820
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Faccin, Jéssica Thalia Bueno FaccinSager, FabioCemin, Tânia MariaMarcon, Silvana Regina Ampessan2023-03-31T16:54:58Z2023-03-31T16:54:58Z2022-12-062022-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11820O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaTranstornos do espectro autista em criançasComportamento humanoContribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-09ORIGINALTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdfTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdfapplication/pdf351857https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/1/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf890438d13983cbac721462eff984773fMD51TEXTTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.txtTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.txtExtracted texttext/plain50726https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/2/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.txtd0768065dfad45cc33ab9ea0ed98a4a8MD52THUMBNAILTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.jpgTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/3/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.jpg0eb04540fb010407200c3dcd92267cd0MD5311338/118202023-04-24 19:27:34.111oai:repositorio.ucs.br:11338/11820Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-24T19:27:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
title Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
spellingShingle Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin
Psicologia
Transtornos do espectro autista em crianças
Comportamento humano
title_short Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
title_full Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
title_fullStr Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
title_sort Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
author Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin
author_facet Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sager, Fabio
Cemin, Tânia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
contributor_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Transtornos do espectro autista em crianças
Comportamento humano
topic Psicologia
Transtornos do espectro autista em crianças
Comportamento humano
description O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-31T16:54:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-31T16:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11820
url https://repositorio.ucs.br/11338/11820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/1/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/2/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/3/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 890438d13983cbac721462eff984773f
d0768065dfad45cc33ab9ea0ed98a4a8
0eb04540fb010407200c3dcd92267cd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308890017792000