Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11820 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_5a9f03fd46984b3789cd17deedc1c2cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11820 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faccin, Jéssica Thalia Bueno FaccinSager, FabioCemin, Tânia MariaMarcon, Silvana Regina Ampessan2023-03-31T16:54:58Z2023-03-31T16:54:58Z2022-12-062022-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11820O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor]PsicologiaTranstornos do espectro autista em criançasComportamento humanoContribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-09ORIGINALTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdfTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdfapplication/pdf351857https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/1/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf890438d13983cbac721462eff984773fMD51TEXTTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.txtTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.txtExtracted texttext/plain50726https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/2/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.txtd0768065dfad45cc33ab9ea0ed98a4a8MD52THUMBNAILTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.jpgTCC Jessica Thalia Bueno Faccin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/3/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.jpg0eb04540fb010407200c3dcd92267cd0MD5311338/118202023-04-24 19:27:34.111oai:repositorio.ucs.br:11338/11820Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-24T19:27:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
title |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin Psicologia Transtornos do espectro autista em crianças Comportamento humano |
title_short |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
title_full |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Contribuições da abordagem centrada na pessoa para crianças com transtorno do espectro autista |
author |
Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin |
author_facet |
Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Sager, Fabio Cemin, Tânia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faccin, Jéssica Thalia Bueno Faccin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan |
contributor_str_mv |
Marcon, Silvana Regina Ampessan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Transtornos do espectro autista em crianças Comportamento humano |
topic |
Psicologia Transtornos do espectro autista em crianças Comportamento humano |
description |
O Transtorno do Espectro Autista - TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhares de pessoas a nível global e se manifesta desde os primeiros anos de vida. O objetivo geral deste trabalho é identificar possíveis contribuições do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os objetivos específicos são, descrever o Transtorno do Espectro Autista; apresentar os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa; caracterizar o ambiente favorável na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. A metodologia utilizada tem como base o delineamento exploratório interpretativo e como artefato cultural foi utilizado o filme "O Farol das Orcas", que conta a história de Tristán, um garotinho com o espectro autista que viaja com sua mãe da Espanha para a Patagônia em busca de encontrar as suas emoções. Como instrumento foi produzida uma tabela para descrição e categorização das cenas. Como referencial de análise, utilizou-se a análise de conteúdo, sendo que inicialmente foi feito o recorte e descrição das cenas. As partes emergentes foram agrupadas conforme sua função e significado, e serviram como embasamento para definição das categorias analíticas. Neste trabalho foram elencadas duas categorias: o transtorno do espectro autista (TEA) na infância e o ambiente favorável. Após a análise dos dados, foi possível compreender a contribuição do ambiente favorável na Abordagem Centrada na Pessoa para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que a criação do ambiente favorável para desenvolvimento das crianças com autismo é essencial para o seu processo de evolução e amadurecimento saudável. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-31T16:54:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-31T16:54:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11820 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/1/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/2/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11820/3/TCC%20Jessica%20Thalia%20Bueno%20Faccin.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
890438d13983cbac721462eff984773f d0768065dfad45cc33ab9ea0ed98a4a8 0eb04540fb010407200c3dcd92267cd0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308890017792000 |