Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5173 |
Resumo: | O tema central deste projeto consiste em ajudar crianças disléxicas das séries iniciais do ensino fundamental que têm dificuldade na aprendizagem da aquisição das habilidades de leitura e escrita, encontradas, geralmente, no início da alfabetização, as quais podem causar grandes prejuízos ao desenvolvimento da criança. O presente projeto foi desenvolvido a partir da identificação das dificuldades que as crianças disléxicas têm quando se relaciona esse transtorno, principalmente, com o ensino escolar. Foram levantadas informações sobre os aspectos de conivência que poderiam facilitar na geração do serviço e produto através de entrevistas com profissionais da área como professores, psicólogos e fonoaudiólogos que apresentaram dados importantes sobre o tema. Este projeto aborda o desenvolvimento de uma plataforma que fornece informações para o conhecimento necessário aos pais, aos especialistas e ao elemento lúdico que conquiste a empatia das crianças, tendo o auxílio de profissionais da área da saúde e da educação neste processo. Desenvolveu-se um produto capaz de atender às demandas práticas dos fonoaudiólogos durante a consulta da criança, auxiliando no tratamento das dificuldades, gerando maior interesse no processo de alfabetização. Visando contemplar uma maior abrangência da solução proposta, desenvolveu-se a comunicação deste projeto por meio de duas marcas - uma para o negócio principal e outra para segmentação de mercado alfabetização infantil (sic). |
id |
UCS_60fc762cb6452fede2fd98dd88360c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5173 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maran, LydianeToso, TiagoTrajano, Júlio Cézar ColbeichZanatta, MateusPrudencio, Ana Valquiria2019-11-21T00:51:57Z2019-11-21T00:51:57Z2019-07-232019https://repositorio.ucs.br/11338/5173O tema central deste projeto consiste em ajudar crianças disléxicas das séries iniciais do ensino fundamental que têm dificuldade na aprendizagem da aquisição das habilidades de leitura e escrita, encontradas, geralmente, no início da alfabetização, as quais podem causar grandes prejuízos ao desenvolvimento da criança. O presente projeto foi desenvolvido a partir da identificação das dificuldades que as crianças disléxicas têm quando se relaciona esse transtorno, principalmente, com o ensino escolar. Foram levantadas informações sobre os aspectos de conivência que poderiam facilitar na geração do serviço e produto através de entrevistas com profissionais da área como professores, psicólogos e fonoaudiólogos que apresentaram dados importantes sobre o tema. Este projeto aborda o desenvolvimento de uma plataforma que fornece informações para o conhecimento necessário aos pais, aos especialistas e ao elemento lúdico que conquiste a empatia das crianças, tendo o auxílio de profissionais da área da saúde e da educação neste processo. Desenvolveu-se um produto capaz de atender às demandas práticas dos fonoaudiólogos durante a consulta da criança, auxiliando no tratamento das dificuldades, gerando maior interesse no processo de alfabetização. Visando contemplar uma maior abrangência da solução proposta, desenvolveu-se a comunicação deste projeto por meio de duas marcas - uma para o negócio principal e outra para segmentação de mercado alfabetização infantil (sic).The central theme of this project is to help dyslexic children in elementary school who have difficulty learning to acquire reading and writing skills, usually found at the beginning of literacy, which can cause great harm to children's development. The present project was developed from the identification of the difficulties that dyslexic children have when this disorder is related, mainly, to school education. Information about the collaborative aspects that could facilitate the generation of the service and product was collected through interviews with professionals in the field, such as teachers, psychologists and speech therapists who presented important data on the subject. This project addresses the development of a platform that provides information for the knowledge needed by parents, specialists and the recreational element that conquers the children's empathy, with the help of health professionals and education in this process. It was developed a product capable of meeting the practical demands of speech therapists during the child's consultation, helping to deal with difficulties, generating greater interest in the literacy process. In order to contemplate a broader scope of the proposed solution, the communication of this project was developed through two brands - one for the main business and the other for market segmentation for children's literacy (sic).DesignCrianças disléxicasAlfabetização - CriançasAlfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em DesignCampus Universitário da Região dos Vinhedos2019-07-23 00:00:00TEXTTCC Lydiane Maran.pdf.txtTCC Lydiane Maran.pdf.txtExtracted texttext/plain184536https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5173/2/TCC%20Lydiane%20Maran.pdf.txt93bc950fa9fb880255532fa6124eae85MD52THUMBNAILTCC Lydiane Maran.pdf.jpgTCC Lydiane Maran.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5173/3/TCC%20Lydiane%20Maran.pdf.jpgac9a2d6826f87915e2527f97f76d110cMD53ORIGINALTCC Lydiane Maran.pdfTCC Lydiane Maran.pdfapplication/pdf9118637https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5173/1/TCC%20Lydiane%20Maran.pdfe34eb97910b6902d844403140c3e165fMD5111338/51732019-11-21 05:01:03.575oai:repositorio.ucs.br:11338/5173Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:59.961130Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
title |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
spellingShingle |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia Maran, Lydiane Design Crianças disléxicas Alfabetização - Crianças |
title_short |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
title_full |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
title_fullStr |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
title_full_unstemmed |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
title_sort |
Alfa kids: design emocional como auxílio na alfabetização de crianças com dislexia |
author |
Maran, Lydiane |
author_facet |
Maran, Lydiane |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Toso, Tiago Trajano, Júlio Cézar Colbeich Zanatta, Mateus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maran, Lydiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prudencio, Ana Valquiria |
contributor_str_mv |
Prudencio, Ana Valquiria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Crianças disléxicas Alfabetização - Crianças |
topic |
Design Crianças disléxicas Alfabetização - Crianças |
description |
O tema central deste projeto consiste em ajudar crianças disléxicas das séries iniciais do ensino fundamental que têm dificuldade na aprendizagem da aquisição das habilidades de leitura e escrita, encontradas, geralmente, no início da alfabetização, as quais podem causar grandes prejuízos ao desenvolvimento da criança. O presente projeto foi desenvolvido a partir da identificação das dificuldades que as crianças disléxicas têm quando se relaciona esse transtorno, principalmente, com o ensino escolar. Foram levantadas informações sobre os aspectos de conivência que poderiam facilitar na geração do serviço e produto através de entrevistas com profissionais da área como professores, psicólogos e fonoaudiólogos que apresentaram dados importantes sobre o tema. Este projeto aborda o desenvolvimento de uma plataforma que fornece informações para o conhecimento necessário aos pais, aos especialistas e ao elemento lúdico que conquiste a empatia das crianças, tendo o auxílio de profissionais da área da saúde e da educação neste processo. Desenvolveu-se um produto capaz de atender às demandas práticas dos fonoaudiólogos durante a consulta da criança, auxiliando no tratamento das dificuldades, gerando maior interesse no processo de alfabetização. Visando contemplar uma maior abrangência da solução proposta, desenvolveu-se a comunicação deste projeto por meio de duas marcas - uma para o negócio principal e outra para segmentação de mercado alfabetização infantil (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-21T00:51:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-21T00:51:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5173 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5173/2/TCC%20Lydiane%20Maran.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5173/3/TCC%20Lydiane%20Maran.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5173/1/TCC%20Lydiane%20Maran.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93bc950fa9fb880255532fa6124eae85 ac9a2d6826f87915e2527f97f76d110c e34eb97910b6902d844403140c3e165f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258418023038976 |