Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9863 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorreram as aulas de Educação Física de uma escola estadual em Caxias do Sul em período pandêmico, analisando a atuação do professor. Tendo como objetivos específicos compreender os desafios no âmbito pessoal e profissional, identificar as principais dificuldades enfrentadas e analisar as condições de trabalho (recursos materiais e estruturais) das professoras entrevistadas durante a pandemia do Covid-19. Foram analisados os sentimentos, aprendizagens e dificuldades impostas durante este período e a estrutura disponível para as aulas (de espaço físico, formações e equipamentos). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal. Para a coleta das informações foi utilizada como ferramenta uma entrevista semiestruturada, com duas professoras da mesma escola estadual de Caxias do Sul. Entre os principais resultados encontrados durante o estudo apresentou-se a baixa devolutiva dos alunos perante as atividades online por acharem outras disciplinas mais importantes, a boa colaboração das famílias das participantes nos momentos de ministrar as aulas síncronas, a necessidade de adaptações no ambiente de casa para a realização das aulas, as formações ofertadas que foram em boa quantidade e qualidade para aprender a trabalhar com as ferramentas de ensino remoto e a necessidade de adequações dos aparelhos e serviços para um melhor suporte durante as aulas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_72eda3aa8e9725ef9c241f01e797d99a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9863 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Mateus Palhano daRech, Ricardo RodrigoBonone, Carlos Gabriel Gallina2022-04-18T19:01:34Z2022-04-18T19:01:34Z2021-12-182021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9863O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorreram as aulas de Educação Física de uma escola estadual em Caxias do Sul em período pandêmico, analisando a atuação do professor. Tendo como objetivos específicos compreender os desafios no âmbito pessoal e profissional, identificar as principais dificuldades enfrentadas e analisar as condições de trabalho (recursos materiais e estruturais) das professoras entrevistadas durante a pandemia do Covid-19. Foram analisados os sentimentos, aprendizagens e dificuldades impostas durante este período e a estrutura disponível para as aulas (de espaço físico, formações e equipamentos). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal. Para a coleta das informações foi utilizada como ferramenta uma entrevista semiestruturada, com duas professoras da mesma escola estadual de Caxias do Sul. Entre os principais resultados encontrados durante o estudo apresentou-se a baixa devolutiva dos alunos perante as atividades online por acharem outras disciplinas mais importantes, a boa colaboração das famílias das participantes nos momentos de ministrar as aulas síncronas, a necessidade de adaptações no ambiente de casa para a realização das aulas, as formações ofertadas que foram em boa quantidade e qualidade para aprender a trabalhar com as ferramentas de ensino remoto e a necessidade de adequações dos aparelhos e serviços para um melhor suporte durante as aulas. [resumo fornecido pelo autor]The aim of this study was to identify how Physical Education classes in a state school in Caxias do Sul took place during a pandemic period, analyzing the teacher's performance. Having as specific objectives to understand the challenges in the personal and professional scope, to identify the main difficulties faced and to analyze the working conditions (material and structural resources) of the teachers interviewed during the Covid-19 pandemic. Feelings, learning and difficulties imposed during this period and the structure available for classes (physical space, training and equipment) were analyzed. This study is a qualitative, descriptive and transversal research. A semi-structured interview was used as a tool to collect the information, with two teachers from the same state school in Caxias do Sul. Among the main results found during the study, the low return of students to online activities because they found other subjects more important, the good collaboration of the families of the participants when teaching synchronous classes, the need for adaptations in the home environment to carry out the classes, the training offered in good quantity and quality to learn to work with the teaching tools remote and the need to adapt devices and services for better support during classes. [resumo fornecido pelo autor]Educação físicaProfessores de educação físicaPandemiasEstudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Educação FísicaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Mateus Palhano da Silva.pdfTCC Mateus Palhano da Silva.pdfapplication/pdf269887https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/1/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdffae32f85cbbd6d477dc91a08f7256436MD51TEXTTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.txtTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain40883https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/2/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.txtb2704499ce6645544bf524f2c1c7d1ceMD52THUMBNAILTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.jpgTCC Mateus Palhano da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/3/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.jpg1032b0fb8902ade1e84d6ab1634d6ff6MD5311338/98632024-08-19 13:41:59.701oai:repositorio.ucs.br:11338/9863Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-08-19T13:41:59Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
title |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
spellingShingle |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia Silva, Mateus Palhano da Educação física Professores de educação física Pandemias |
title_short |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
title_full |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
title_fullStr |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
title_sort |
Estudo de caso sobre a atuação de professores de educação física em uma escola estadual de Caxias do Sul em meio a pandemia |
author |
Silva, Mateus Palhano da |
author_facet |
Silva, Mateus Palhano da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Rech, Ricardo Rodrigo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mateus Palhano da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina |
contributor_str_mv |
Bonone, Carlos Gabriel Gallina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professores de educação física Pandemias |
topic |
Educação física Professores de educação física Pandemias |
description |
O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorreram as aulas de Educação Física de uma escola estadual em Caxias do Sul em período pandêmico, analisando a atuação do professor. Tendo como objetivos específicos compreender os desafios no âmbito pessoal e profissional, identificar as principais dificuldades enfrentadas e analisar as condições de trabalho (recursos materiais e estruturais) das professoras entrevistadas durante a pandemia do Covid-19. Foram analisados os sentimentos, aprendizagens e dificuldades impostas durante este período e a estrutura disponível para as aulas (de espaço físico, formações e equipamentos). Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal. Para a coleta das informações foi utilizada como ferramenta uma entrevista semiestruturada, com duas professoras da mesma escola estadual de Caxias do Sul. Entre os principais resultados encontrados durante o estudo apresentou-se a baixa devolutiva dos alunos perante as atividades online por acharem outras disciplinas mais importantes, a boa colaboração das famílias das participantes nos momentos de ministrar as aulas síncronas, a necessidade de adaptações no ambiente de casa para a realização das aulas, as formações ofertadas que foram em boa quantidade e qualidade para aprender a trabalhar com as ferramentas de ensino remoto e a necessidade de adequações dos aparelhos e serviços para um melhor suporte durante as aulas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-18T19:01:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-18T19:01:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9863 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/1/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/2/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9863/3/TCC%20Mateus%20Palhano%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fae32f85cbbd6d477dc91a08f7256436 b2704499ce6645544bf524f2c1c7d1ce 1032b0fb8902ade1e84d6ab1634d6ff6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258411880480768 |