Sistema portátil de geolocalização e monitoramento de frota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Yuri Pedroni
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2267
Resumo: Uma prova de conceito para um dispositivo eletrônico instrumentado de controle de frota de veículos de transporte terrestre é o objetivo deste trabalho. As variáveis monitoradas por este protótipo incluem: rota percorrida, posição, velocidade, data e hora, orientação, temperatura e forças da aceleração geradas por impactos e vibrações. Para a geolocalização este dispositivo conta com um módulo GPS com aquisição de posição e velocidade a uma frequência máxima de até 5Hz. O sensoriamento é feito por um módulo integrado composto por um sensor de temperatura, um sensor acelerômetro, para mensurar acelerações e impactos e um sensor giroscópio, usado para auxiliar no monitoramento de orientação do dispositivo. Há também a possibilidade de adicionar mais sensores com interface analógica ou via comunicação I2C. Os dados adquiridos são armazenados em um cartão SD removível que posteriormente pode ser conectado a um computador pessoal para transferência e análise de informações. Com o uso deste dispositivo portátil é possível fazer um levantamento de dados sobre a conduta do motorista, condução inadequada em trechos de alto risco devido à declividade ou sinuosidade e influência das más condições da estrada no veículo e na carga. A fim de exemplificar sua utilização, bem como seu modo de operação e funcionalidades, um estudo de caso é apresentado (sic).
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Os dados adquiridos são armazenados em um cartão SD removível que posteriormente pode ser conectado a um computador pessoal para transferência e análise de informações. Com o uso deste dispositivo portátil é possível fazer um levantamento de dados sobre a conduta do motorista, condução inadequada em trechos de alto risco devido à declividade ou sinuosidade e influência das más condições da estrada no veículo e na carga. A fim de exemplificar sua utilização, bem como seu modo de operação e funcionalidades, um estudo de caso é apresentado (sic).MicrocontroladoresSistema de posicionamento globalCircuitos elétricosControle automáticoSistema portátil de geolocalização e monitoramento de frotainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia de Controle e AutomaçãoTEXTTCC Yuri Pedroni Prado.pdf.txtTCC Yuri Pedroni Prado.pdf.txtExtracted texttext/plain114568https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2267/3/TCC%20Yuri%20Pedroni%20Prado.pdf.txt9c4fe96bf9e2e529d7f7c28b4f88f63bMD53THUMBNAILTCC Yuri Pedroni Prado.pdf.jpgTCC Yuri Pedroni Prado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2267/4/TCC%20Yuri%20Pedroni%20Prado.pdf.jpgfa721b0eabd7206d82bff2bc3eb942e9MD54ORIGINALTCC Yuri Pedroni Prado.pdfTCC Yuri Pedroni Prado.pdfapplication/pdf1753646https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2267/1/TCC%20Yuri%20Pedroni%20Prado.pdf999dd15fc774c61c1508947e05449c7cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/2267/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/22672018-08-17 06:53:00.705oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:26.612118Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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