O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliarini, Gabrieli Bock
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9960
Resumo: O presente trabalho aborda o tema, "O desenvolvimento cognitivo e social da criança autista no ambiente escolar" e foi desenvolvido com o objetivo de investigar quais as intervenções e práticas que contribuem para o melhor desenvolvimento e aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa. Quais as intervenções e práticas pedagógicas que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com transtorno do espectro autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada na Serra Gaúcha. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos como Teixeira; Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) entre outros. A análise dos dados, permitiu a identificação dos seguintes blocos de estudos: Um olhar para a inclusão social e escolar, Metodologias acessíveis aos educandos com Transtorno do Espectro Autista e Escola e Escola família: uma relação de aceitação e acolhimento. Assim, a pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática relacionada às metodologias e intervenções que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a criança com autismo tem direito à educação de qualidade, bem como os profissionais que atendem e este educando devem adaptar as atividades e práticas pedagógicas necessárias, contextualizando e acolhendo cada especificidade apresentada. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_903ba98d34c02c40d6ea86c232b4ea60
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9960
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pagliarini, Gabrieli BockLuchese, Terciane ÂngelaCarrara, Maria ChristinePedrini, Maristela2022-05-05T13:27:49Z2022-05-05T13:27:49Z2022-04-092021-07-07https://repositorio.ucs.br/11338/9960O presente trabalho aborda o tema, "O desenvolvimento cognitivo e social da criança autista no ambiente escolar" e foi desenvolvido com o objetivo de investigar quais as intervenções e práticas que contribuem para o melhor desenvolvimento e aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa. Quais as intervenções e práticas pedagógicas que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com transtorno do espectro autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada na Serra Gaúcha. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos como Teixeira; Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) entre outros. A análise dos dados, permitiu a identificação dos seguintes blocos de estudos: Um olhar para a inclusão social e escolar, Metodologias acessíveis aos educandos com Transtorno do Espectro Autista e Escola e Escola família: uma relação de aceitação e acolhimento. Assim, a pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática relacionada às metodologias e intervenções que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a criança com autismo tem direito à educação de qualidade, bem como os profissionais que atendem e este educando devem adaptar as atividades e práticas pedagógicas necessárias, contextualizando e acolhendo cada especificidade apresentada. [resumo fornecido pelo autor]The present work addresses the theme, "The cognitive and social development of the autistic child in the school environment" and was developed with the aim of investigating which interventions and practices contribute to the better development and learning of children with Autistic Spectrum Disorder at school regular. Therefore, the aforementioned investigation sought an answer to the research problem. What are the pedagogical interventions and practices that contribute to the better cognitive and social development of children with autism spectrum disorder in the Early Years of Elementary School?" The research described, of an applied nature, qualitative in terms of approach, exploratory in relation to its objectives, in the field modality, it was developed through the Case Study methodology (GIL, 2008), with application of semi-structured interviews to educators who work in the Early Years of Elementary School, in a private school in Serra Gaúcha. These interviews were analyzed through discursive textual analysis (MORAES, 2003) and based on theoretical contributions such as Teixeira, Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi and Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) among others. Data analysis allowed the identification of the following blocks of studies: A look at social and school inclusion, Accessible methodologies to students with Autistic Spectrum Disorder and Family School and School: a relationship of acceptance and acceptance. Thus, the research carried out enabled a broad understanding of the theme related to methodologies and interventions that contribute to a better cognitive and social development of children with Autism Spectrum Disorder in the regular school system. As a result of the research, it is possible to affirm that the child with autism has the right to quality education, as well as the professionals who attend and this student must adapt the necessary pedagogical activities and practices, contextualizing and welcoming each specificity presented. [resumo fornecido pelo autor]Transtornos do espectro autista em criançasInclusão escolarEducação inclusivaPrática de ensinoO desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVILicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-04-08ORIGINALTCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdfTCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdfapplication/pdf604073https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9960/1/TCC%20Gabrieli%20Bock%20Pagliarini.pdf94ec2d4b449042c463fe1d7adf8d9099MD51TEXTTCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdf.txtTCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdf.txtExtracted texttext/plain126497https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9960/2/TCC%20Gabrieli%20Bock%20Pagliarini.pdf.txt47495ac53ab7e03352059f93b1ecfae3MD52THUMBNAILTCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdf.jpgTCC Gabrieli Bock Pagliarini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9960/3/TCC%20Gabrieli%20Bock%20Pagliarini.pdf.jpga1b0761b7d89937f743e996115584e2aMD5311338/99602023-04-14 13:07:20.786oai:repositorio.ucs.br:11338/9960Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:10.380684Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
title O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
spellingShingle O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
Pagliarini, Gabrieli Bock
Transtornos do espectro autista em crianças
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Prática de ensino
title_short O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
title_full O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
title_fullStr O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
title_full_unstemmed O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
title_sort O desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar
author Pagliarini, Gabrieli Bock
author_facet Pagliarini, Gabrieli Bock
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Carrara, Maria Christine
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagliarini, Gabrieli Bock
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos do espectro autista em crianças
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Prática de ensino
topic Transtornos do espectro autista em crianças
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Prática de ensino
description O presente trabalho aborda o tema, "O desenvolvimento cognitivo e social da criança autista no ambiente escolar" e foi desenvolvido com o objetivo de investigar quais as intervenções e práticas que contribuem para o melhor desenvolvimento e aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema de pesquisa. Quais as intervenções e práticas pedagógicas que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com transtorno do espectro autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?" A investigação descrita, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, na modalidade de campo, foi desenvolvida através da metodologia de Estudo de Caso (GIL, 2008), com aplicação de entrevistas semiestruturadas a educadores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada na Serra Gaúcha. Os dados coletados através das referidas entrevistas foram analisados através da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e fundamentados em aportes teóricos como Teixeira; Gaiato (2018), Braga (2018), Coll, Marchesi e Palácios (2004), Mantoan (2003), Almeida (2017) entre outros. A análise dos dados, permitiu a identificação dos seguintes blocos de estudos: Um olhar para a inclusão social e escolar, Metodologias acessíveis aos educandos com Transtorno do Espectro Autista e Escola e Escola família: uma relação de aceitação e acolhimento. Assim, a pesquisa realizada possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática relacionada às metodologias e intervenções que contribuem para o melhor desenvolvimento cognitivo e social da criança com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino. Como resultado da pesquisa é possível afirmar que a criança com autismo tem direito à educação de qualidade, bem como os profissionais que atendem e este educando devem adaptar as atividades e práticas pedagógicas necessárias, contextualizando e acolhendo cada especificidade apresentada. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T13:27:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T13:27:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9960
url https://repositorio.ucs.br/11338/9960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9960/1/TCC%20Gabrieli%20Bock%20Pagliarini.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9960/2/TCC%20Gabrieli%20Bock%20Pagliarini.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9960/3/TCC%20Gabrieli%20Bock%20Pagliarini.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 94ec2d4b449042c463fe1d7adf8d9099
47495ac53ab7e03352059f93b1ecfae3
a1b0761b7d89937f743e996115584e2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258424939446272