Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Francine Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9408
Resumo: Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9aa3bf9148aae9b8552f94283fd3dd67
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9408
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Guerra, Francine AbreuSauer, Laurete ZanolMesquita, Diana Isabel de AraújoRamos, Roberto CarlosLima, Isolda Gianni de2022-02-02T19:20:55Z2022-02-02T19:20:55Z2022-02-012021-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/9408Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor]Professores - FormaçãoMatemática (Ensino fundamental)Matemática - Estudo e ensinoEstratégias de aprendizagemTeachers, Training ofMathematics (Elementary School)Mathematics - Study and teachingLearning strategiesFormação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9378043049520963Guerra, Francine AbreuMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.txtDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.txtExtracted texttext/plain416245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txt39dadcc1cf06ec51fb0c6047186ed874MD53Produto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.txtProduto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.txtExtracted texttext/plain61546https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/5/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txta34d8532722b21e09664e38c76160cdeMD55THUMBNAILDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.jpgDissertação Francine Abreu Guerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpgadcb5adeb64dc8a67b11d6d1095f72c5MD54Produto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.jpgProduto Educacional Francine Abreu Guerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/6/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpg3c20004467b86eee20ce68a20f68ba1aMD56ORIGINALDissertação Francine Abreu Guerra.pdfDissertação Francine Abreu Guerra.pdfapplication/pdf4354067https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf68d66ba0b452e957dd896f99fd52f6faMD51Produto Educacional Francine Abreu Guerra.pdfProduto Educacional Francine Abreu Guerra.pdfapplication/pdf5960069https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/2/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdfb7b038bf446273e4cbb35ce3c85255bdMD5211338/94082022-10-18 17:46:47.521oai:repositorio.ucs.br:11338/9408Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:46:47Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
title Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
spellingShingle Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
Guerra, Francine Abreu
Professores - Formação
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Teachers, Training of
Mathematics (Elementary School)
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
title_short Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
title_full Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
title_fullStr Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
title_full_unstemmed Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
title_sort Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
author Guerra, Francine Abreu
author_facet Guerra, Francine Abreu
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sauer, Laurete Zanol
Mesquita, Diana Isabel de Araújo
Ramos, Roberto Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Francine Abreu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Isolda Gianni de
contributor_str_mv Lima, Isolda Gianni de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
topic Professores - Formação
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Teachers, Training of
Mathematics (Elementary School)
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers, Training of
Mathematics (Elementary School)
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
description Inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, o presente trabalho descreve uma pesquisa sobre a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino privada da cidade de Caxias do Sul - RS. O estudo teve como objetivo propiciar a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a ressignificação de conceitos de matemática básica e, com isso, a criação de estratégias diferenciadas para o ensino; e assim buscou responder à seguinte questão: Qual a contribuição de um curso de formação para professores de anos iniciais, sobre matemática básica, no aprimoramento de suas aprendizagens e no planejamento de suas práticas? A partir de uma roda de conversa e de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondido por professores que estavam atuando nos anos iniciais da instituição envolvida, pode-se elencar as necessidades do grupo docente para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. Os professores consultados apontaram estratégias diferenciadas de ensino das quatro operações básicas como tema de interesse, considerando as dificuldades de ensino ou aprendizagem apresentadas em suas atividades docentes. Desta forma, esse foi o tema do curso proposto, que ocorreu durante os meses de março a junho de 2018, envolvendo atividades que relacionaram teoria e prática, proporcionando às professoras participantes momentos de reflexão, execução e discussão sobre a prática pedagógica. Como suporte teórico, buscaram-se obras de Freire, Piaget, Nóvoa, Nacarato, entre outros, que contribuíram para a fundamentação da formação continuada e da pesquisa, e como consequência para a elaboração do produto educacional, constituído de guia didático de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para auxiliar na compreensão, fixação e aplicabilidade dos conceitos das operações básicas de Matemática com a utilização de materiais diferenciados, bem como um conjunto de atividades que utilizam materiais manipuláveis, adaptáveis aos diferentes níveis de ensino. O produto educacional foi desenvolvido com base no curso "Desvendando a Matemática: fundamentos e estratégias de ensino das quatro operações básicas", em que foi realizada a investigação com posterior análise, da qual derivaram os resultados apresentados nesta dissertação. Percebeu-se que a formação realizada foi significativa, sendo assim reconhecida pelas professoras que participaram do curso, pois viabilizou a reestruturação das práticas pedagógicas e permitiu qualificar o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da utilização de atividades que envolvam materiais manipuláveis para a construção e significação dos conteúdos. Desta forma, aproximou-se a Matemática do cotidiano do estudante, por intermédio dos recursos apresentados, das reflexões desencadeadas e das interações com professoras envolvidas. Pode-se afirmar que a formação continuada promoveu mudanças no ensino e como consequência na aprendizagem da Matemática, pois as participantes demonstraram maior preocupação com seus planejamentos, buscando para suas aulas alternativas diferenciadas de ensino, fixação e aplicação dos conteúdos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T19:20:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T19:20:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9408
url https://repositorio.ucs.br/11338/9408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/5/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/6/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9408/2/Produto%20Educacional%20Francine%20Abreu%20Guerra.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39dadcc1cf06ec51fb0c6047186ed874
a34d8532722b21e09664e38c76160cde
adcb5adeb64dc8a67b11d6d1095f72c5
3c20004467b86eee20ce68a20f68ba1a
68d66ba0b452e957dd896f99fd52f6fa
b7b038bf446273e4cbb35ce3c85255bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308897031716864