Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Derlise Fiametti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11744
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas. A temática investigada surgiu da análise e reflexões da pesquisadora dos resultados das avaliações externas do componente curricular Matemática e da vontade da professora pesquisadora em aprimorar a sua prática pedagógica e desenvolver o Letramento Matemático dos estudantes. Partindo da análise dos resultados obtidos pelos estudantes do 9º ano da EMEF Presidente Dutra, nas últimas três edições dos testes cognitivos do SAEB, com resultados divulgados até o momento em que este estudo foi realizado, 2015, 2017 e 2019, a pesquisadora optou por planejar e desenvolver com estudantes de 9º ano uma sequência didática sobre Área e Perímetro de Figuras Planas. A sequência didática foi embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada através dos Três Momentos Pedagógicos, utilizando como caminho metodológico algumas estratégias de aprendizagem ativa. Os dados coletados e analisados, por meio do método de Análise Textual Discursiva, mostraram o progresso dos estudantes nas competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, fundamentais para o desenvolvimento do Letramento Matemático dos estudantes. Para a melhoria da ação pedagógica, uma avaliação mediadora esteve presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem, contemplando atividades colaborativas e a autoavaliação. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático, intitulado "Tecendo o Letramento Matemático", que pode ser utilizado por outros professores da Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_a0995aae9bc114be2fee5e6ddc2e6121
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11744
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Xavier, Derlise FiamettiSauer, Laurete ZanolHartmann, Angela MariaMissell, Valquíria Villas Boas Gomes2023-03-10T17:51:23Z2023-03-10T17:51:23Z2023-03-102022-12-15https://repositorio.ucs.br/11338/11744Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas. A temática investigada surgiu da análise e reflexões da pesquisadora dos resultados das avaliações externas do componente curricular Matemática e da vontade da professora pesquisadora em aprimorar a sua prática pedagógica e desenvolver o Letramento Matemático dos estudantes. Partindo da análise dos resultados obtidos pelos estudantes do 9º ano da EMEF Presidente Dutra, nas últimas três edições dos testes cognitivos do SAEB, com resultados divulgados até o momento em que este estudo foi realizado, 2015, 2017 e 2019, a pesquisadora optou por planejar e desenvolver com estudantes de 9º ano uma sequência didática sobre Área e Perímetro de Figuras Planas. A sequência didática foi embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada através dos Três Momentos Pedagógicos, utilizando como caminho metodológico algumas estratégias de aprendizagem ativa. Os dados coletados e analisados, por meio do método de Análise Textual Discursiva, mostraram o progresso dos estudantes nas competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, fundamentais para o desenvolvimento do Letramento Matemático dos estudantes. Para a melhoria da ação pedagógica, uma avaliação mediadora esteve presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem, contemplando atividades colaborativas e a autoavaliação. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático, intitulado "Tecendo o Letramento Matemático", que pode ser utilizado por outros professores da Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]This work presents results of a research in Science and Mathematics Teaching that consisted of an empirical investigation applied to students of the 9th year of Elementary School on concepts of area and perimeter of two-dimensional figures. The theme investigated arose from the researcher's analysis and reflections on the results of the external evaluations of the Mathematics subject and from the researcher's willingness to improve her pedagogical practice and develop the students' Mathematical Literacy. Starting from the analysis of the results obtained by the 9th grade students of EMEF Presidente Dutra, in the last three editions of the SAEB cognitive tests, with results released until the moment this study was carried out, 2015, 2017 and 2019, the researcher chose to plan and to develop, with 9th grade students, a didactic sequence on area and perimeter of two-dimensional figures. The didactic sequence was based on the Theory of Meaningful Learning and applied through the Three Pedagogical Moments, using some active learning strategies as a methodological path. The collected and analyzed data, through the Discursive Textual Analysis method, showed the students' progress in the competences and abilities of reasoning, representing, communicating and arguing mathematically, fundamental for the development of the students' mathematical literacy. To improve the pedagogical action, a mediating assessment was present throughout the teaching and learning process, including collaborative activities and self-assessment. As an educational product, a didactic guide was prepared, entitled "Developing Mathematical Literacy", which can be used by other Basic Education teachers. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática (Ensino fundamental)Matemática - Estudo e ensinoAprendizagem ativaLetramentoMathematics (elementary school)Mathematics - Study and teachingActive learningLiteracyPossibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0044741755442762XAVIER , Derlise FiamettiMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de FarroupilhaORIGINALDissertação Derlise Fiametti Xavier.pdfDissertação Derlise Fiametti Xavier.pdfapplication/pdf9350656https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf14d5971ccd6ebbb247d3f092b4b5449fMD51Produto educacional Derlise Fiametti Xavier.pdfProduto educacional Derlise Fiametti Xavier.pdfapplication/pdf2761552https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/2/Produto%20educacional%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf5135c3510dc88d4ff4e8b74c4b051268MD52TEXTDissertação Derlise Fiametti Xavier.pdf.txtDissertação Derlise Fiametti Xavier.pdf.txtExtracted texttext/plain304924https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.txteca26ec124370540cfa090a2d5d867deMD53Produto educacional Derlise Fiametti Xavier.pdf.txtProduto educacional Derlise Fiametti Xavier.pdf.txtExtracted texttext/plain66964https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/5/Produto%20educacional%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.txt484287e68348af8b1fe4217c8cebba9bMD55THUMBNAILDissertação Derlise Fiametti Xavier.pdf.jpgDissertação Derlise Fiametti Xavier.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.jpg1fc12ae1ef3f6b9709cc731340de7294MD54Produto educacional Derlise Fiametti Xavier.pdf.jpgProduto educacional Derlise Fiametti Xavier.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1503https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/6/Produto%20educacional%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.jpg7c52b7905a13d5258a305cbbf11b6a33MD5611338/117442023-03-16 17:04:33.539oai:repositorio.ucs.br:11338/11744Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:07.954014Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
title Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
spellingShingle Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
Xavier, Derlise Fiametti
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Letramento
Mathematics (elementary school)
Mathematics - Study and teaching
Active learning
Literacy
title_short Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
title_full Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
title_fullStr Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
title_full_unstemmed Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
title_sort Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
author Xavier, Derlise Fiametti
author_facet Xavier, Derlise Fiametti
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sauer, Laurete Zanol
Hartmann, Angela Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Derlise Fiametti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
contributor_str_mv Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Letramento
topic Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Letramento
Mathematics (elementary school)
Mathematics - Study and teaching
Active learning
Literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics (elementary school)
Mathematics - Study and teaching
Active learning
Literacy
description Neste trabalho é apresentada uma pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática que consistiu em uma investigação empírica aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre conceitos de Área e Perímetro de Figuras Planas. A temática investigada surgiu da análise e reflexões da pesquisadora dos resultados das avaliações externas do componente curricular Matemática e da vontade da professora pesquisadora em aprimorar a sua prática pedagógica e desenvolver o Letramento Matemático dos estudantes. Partindo da análise dos resultados obtidos pelos estudantes do 9º ano da EMEF Presidente Dutra, nas últimas três edições dos testes cognitivos do SAEB, com resultados divulgados até o momento em que este estudo foi realizado, 2015, 2017 e 2019, a pesquisadora optou por planejar e desenvolver com estudantes de 9º ano uma sequência didática sobre Área e Perímetro de Figuras Planas. A sequência didática foi embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa e aplicada através dos Três Momentos Pedagógicos, utilizando como caminho metodológico algumas estratégias de aprendizagem ativa. Os dados coletados e analisados, por meio do método de Análise Textual Discursiva, mostraram o progresso dos estudantes nas competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, fundamentais para o desenvolvimento do Letramento Matemático dos estudantes. Para a melhoria da ação pedagógica, uma avaliação mediadora esteve presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem, contemplando atividades colaborativas e a autoavaliação. Como produto educacional, foi elaborado um guia didático, intitulado "Tecendo o Letramento Matemático", que pode ser utilizado por outros professores da Educação Básica. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T17:51:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-10T17:51:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11744
url https://repositorio.ucs.br/11338/11744
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/2/Produto%20educacional%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/5/Produto%20educacional%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11744/6/Produto%20educacional%20Derlise%20Fiametti%20Xavier.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14d5971ccd6ebbb247d3f092b4b5449f
5135c3510dc88d4ff4e8b74c4b051268
eca26ec124370540cfa090a2d5d867de
484287e68348af8b1fe4217c8cebba9b
1fc12ae1ef3f6b9709cc731340de7294
7c52b7905a13d5258a305cbbf11b6a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258436037574656