Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bascheira, Deise Angélica Pasquali
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1096
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao ensino de História no Ensino Médio e uma proposta de trabalho que favorece a aprendizagem via projetos interdisciplinares, porque se acredita que esse tipo de metodologia coloca alunos e professores diante de práticas educativas desafiadoras. São objetivos deste trabalho: examinar o papel da disciplina de História nos projetos integrados, analisar como contribuem para tornar o conhecimento histórico significativo e colaborar para a formação de indivíduos atentos à sua realidade. O tema desta pesquisa é a preocupação com a relevância das aulas de História para alunos do Ensino Médio. Investiga a contribuição dos projetos integrados, como alternativa para uma aprendizagem significativa em História, e o ponto de partida é a apresentação e análise da experiência de uma escola. A amostra compreende narrativas de 88 alunos e dois professores envolvidos com o projeto “Resgate das Relações Familiares – onde vivo e de onde vim”, realizado em 2011. Para essa análise, escolheu-se a ótica dos indicadores de uma aprendizagem significativa, apresentados por Seffner. Conclui-se que a interdisciplinaridade rompe as fronteiras das disciplinas e os muros entre as pessoas. Para isso, é preciso atitude e postura interdisciplinares por parte dos professores.
id UCS_a2f9551f43534800da07601302378c2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1096
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bascheira, Deise Angélica PasqualiMeinerz, Carla BeatrizRela, ElianaRuffato, Katani Maria Monteiro2016-01-29T16:16:22Z2016-01-29T16:16:22Z2016-01-292015-11-18https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1096Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao ensino de História no Ensino Médio e uma proposta de trabalho que favorece a aprendizagem via projetos interdisciplinares, porque se acredita que esse tipo de metodologia coloca alunos e professores diante de práticas educativas desafiadoras. São objetivos deste trabalho: examinar o papel da disciplina de História nos projetos integrados, analisar como contribuem para tornar o conhecimento histórico significativo e colaborar para a formação de indivíduos atentos à sua realidade. O tema desta pesquisa é a preocupação com a relevância das aulas de História para alunos do Ensino Médio. Investiga a contribuição dos projetos integrados, como alternativa para uma aprendizagem significativa em História, e o ponto de partida é a apresentação e análise da experiência de uma escola. A amostra compreende narrativas de 88 alunos e dois professores envolvidos com o projeto “Resgate das Relações Familiares – onde vivo e de onde vim”, realizado em 2011. Para essa análise, escolheu-se a ótica dos indicadores de uma aprendizagem significativa, apresentados por Seffner. Conclui-se que a interdisciplinaridade rompe as fronteiras das disciplinas e os muros entre as pessoas. Para isso, é preciso atitude e postura interdisciplinares por parte dos professores.This dissertation presents a directed research for History teaching in the High School and a work offer that favors learning through interdisciplinary projects, because it makes oneself respected which that methodology type puts young people and teachers before challenging educational practices. Objectives of this work: to examine the History discipline role in integrated projects, to analyze as they contribute to make the significant historical knowledge and to contribute to the thoughtful individuals training to their reality. The theme of this research is concern about the relevance of History classes for High School students. It investigates the integrated projects contribution, as an alternative to a significant learning in History, and the starting point is the experience analysis and presentation of a school. The sample consists of narratives from 88 students and two teachers involved with the project “Family Relations Ransom – where I live and where I came from”, fulfilled in 2011. For that analysis it chose itself the indicators perspective of a significant learning, presented by Seffner. It follows that the interdisciplinary activities break disciplines frontiers and defenses among people. For that, it is necessary attitude and posture interdisciplinary by teachers.História - Estudo e ensinoHistória (Ensino médio)AprendizagemAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoHistory - Study and teachingHistory (High School)LearningInterdisciplinary approach in educationEnsino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3239069689238259BASCHEIRA, D. A. P.Programa de Pós-Graduação em HistóriaTEXTDissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdf.txtDissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdf.txtExtracted texttext/plain329072https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/3/Dissertacao%20Deise%20Angelica%20Pasquali%20Bascheira.pdf.txt344df97794b4151ee98dd12b14a6d7e1MD53THUMBNAILDissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdf.jpgDissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/4/Dissertacao%20Deise%20Angelica%20Pasquali%20Bascheira.pdf.jpg2f207a998ceee1556c0b934f13b61824MD54ORIGINALDissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdfDissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdfapplication/pdf5103362https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/1/Dissertacao%20Deise%20Angelica%20Pasquali%20Bascheira.pdf4e7eb365bdeff4f9ad3f93af73c32077MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10962021-06-09 17:33:05.471oai:repositorio.ucs.br:11338/1096IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-06-09T17:33:05Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
title Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
spellingShingle Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
Bascheira, Deise Angélica Pasquali
História - Estudo e ensino
História (Ensino médio)
Aprendizagem
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
History - Study and teaching
History (High School)
Learning
Interdisciplinary approach in education
title_short Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
title_full Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
title_fullStr Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
title_sort Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio
author Bascheira, Deise Angélica Pasquali
author_facet Bascheira, Deise Angélica Pasquali
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
Rela, Eliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Bascheira, Deise Angélica Pasquali
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruffato, Katani Maria Monteiro
contributor_str_mv Ruffato, Katani Maria Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
História (Ensino médio)
Aprendizagem
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
History - Study and teaching
History (High School)
Learning
Interdisciplinary approach in education
topic História - Estudo e ensino
História (Ensino médio)
Aprendizagem
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
History - Study and teaching
History (High School)
Learning
Interdisciplinary approach in education
description Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao ensino de História no Ensino Médio e uma proposta de trabalho que favorece a aprendizagem via projetos interdisciplinares, porque se acredita que esse tipo de metodologia coloca alunos e professores diante de práticas educativas desafiadoras. São objetivos deste trabalho: examinar o papel da disciplina de História nos projetos integrados, analisar como contribuem para tornar o conhecimento histórico significativo e colaborar para a formação de indivíduos atentos à sua realidade. O tema desta pesquisa é a preocupação com a relevância das aulas de História para alunos do Ensino Médio. Investiga a contribuição dos projetos integrados, como alternativa para uma aprendizagem significativa em História, e o ponto de partida é a apresentação e análise da experiência de uma escola. A amostra compreende narrativas de 88 alunos e dois professores envolvidos com o projeto “Resgate das Relações Familiares – onde vivo e de onde vim”, realizado em 2011. Para essa análise, escolheu-se a ótica dos indicadores de uma aprendizagem significativa, apresentados por Seffner. Conclui-se que a interdisciplinaridade rompe as fronteiras das disciplinas e os muros entre as pessoas. Para isso, é preciso atitude e postura interdisciplinares por parte dos professores.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-29T16:16:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-29T16:16:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1096
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/3/Dissertacao%20Deise%20Angelica%20Pasquali%20Bascheira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/4/Dissertacao%20Deise%20Angelica%20Pasquali%20Bascheira.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/1/Dissertacao%20Deise%20Angelica%20Pasquali%20Bascheira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1096/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 344df97794b4151ee98dd12b14a6d7e1
2f207a998ceee1556c0b934f13b61824
4e7eb365bdeff4f9ad3f93af73c32077
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308909753040896