Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9702 |
Resumo: | Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com um humanoide contando uma história a um grupo de crianças que havia tido contato com o robô dois anos antes. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com o mesmo e puderam abstrair informações da história. Desta forma, os robôs, particularmente os humanoides, podem ser utilizados na educação e seu uso deve crescer, conforme aumentam as pesquisas com interação social e autonomia. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_a47e9811557d073906f4eae7309c8540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9702 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Eliane Isadora FaveronLima, Maria de Fátima Webber do PradoRibeiro, Helena GraziottinWebber, Carine Geltrudes2022-03-21T16:18:47Z2022-03-21T16:18:47Z2020-12-192020-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9702Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com um humanoide contando uma história a um grupo de crianças que havia tido contato com o robô dois anos antes. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com o mesmo e puderam abstrair informações da história. Desta forma, os robôs, particularmente os humanoides, podem ser utilizados na educação e seu uso deve crescer, conforme aumentam as pesquisas com interação social e autonomia. [resumo fornecido pelo autor]A segment of robotics research is the Child-Robot Interaction. This work aims to evaluate the interactions between robots and children and their applications in early childhood education. For this to happen, experiments with a humanoid were applied, it would tell a story to a group of children who had had contact with the robot two years before. The research pointed out that age is a factor that influences the interaction with the robot. In general, children approached the robot throughout the experiment, interacted with it and they were able to abstract information from history. In this way, robots, particularly humanoids, can be used in education and their use should grow, as they increase the research with social interaction and autonomy. [resumo fornecido pelo autor]ComputaçãoRobóticaInteração homem-máquinaEducação de criançasAnálise das interações criança-robô em ambientes educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-18ORIGINALTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdfTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdfapplication/pdf939567https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/1/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf120b31948255237a3b9383af959446feMD51TEXTTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.txtTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.txtExtracted texttext/plain49680https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/2/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.txt9feeef5ad2e2d3eef5517a723953655bMD52THUMBNAILTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.jpgTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/3/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.jpg5ea8a344f99b3251dabda82b7d5d3797MD5311338/97022023-05-17 17:47:14.635oai:repositorio.ucs.br:11338/9702Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-17T17:47:14Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
title |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
spellingShingle |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais Maciel, Eliane Isadora Faveron Computação Robótica Interação homem-máquina Educação de crianças |
title_short |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
title_full |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
title_fullStr |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
title_full_unstemmed |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
title_sort |
Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais |
author |
Maciel, Eliane Isadora Faveron |
author_facet |
Maciel, Eliane Isadora Faveron |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lima, Maria de Fátima Webber do Prado Ribeiro, Helena Graziottin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Eliane Isadora Faveron |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes |
contributor_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computação Robótica Interação homem-máquina Educação de crianças |
topic |
Computação Robótica Interação homem-máquina Educação de crianças |
description |
Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com um humanoide contando uma história a um grupo de crianças que havia tido contato com o robô dois anos antes. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com o mesmo e puderam abstrair informações da história. Desta forma, os robôs, particularmente os humanoides, podem ser utilizados na educação e seu uso deve crescer, conforme aumentam as pesquisas com interação social e autonomia. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-21T16:18:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-21T16:18:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9702 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/1/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/2/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/3/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
120b31948255237a3b9383af959446fe 9feeef5ad2e2d3eef5517a723953655b 5ea8a344f99b3251dabda82b7d5d3797 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308900417568768 |