Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Eliane Isadora Faveron
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9702
Resumo: Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com um humanoide contando uma história a um grupo de crianças que havia tido contato com o robô dois anos antes. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com o mesmo e puderam abstrair informações da história. Desta forma, os robôs, particularmente os humanoides, podem ser utilizados na educação e seu uso deve crescer, conforme aumentam as pesquisas com interação social e autonomia. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_a47e9811557d073906f4eae7309c8540
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9702
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Maciel, Eliane Isadora FaveronLima, Maria de Fátima Webber do PradoRibeiro, Helena GraziottinWebber, Carine Geltrudes2022-03-21T16:18:47Z2022-03-21T16:18:47Z2020-12-192020-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/9702Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com um humanoide contando uma história a um grupo de crianças que havia tido contato com o robô dois anos antes. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com o mesmo e puderam abstrair informações da história. Desta forma, os robôs, particularmente os humanoides, podem ser utilizados na educação e seu uso deve crescer, conforme aumentam as pesquisas com interação social e autonomia. [resumo fornecido pelo autor]A segment of robotics research is the Child-Robot Interaction. This work aims to evaluate the interactions between robots and children and their applications in early childhood education. For this to happen, experiments with a humanoid were applied, it would tell a story to a group of children who had had contact with the robot two years before. The research pointed out that age is a factor that influences the interaction with the robot. In general, children approached the robot throughout the experiment, interacted with it and they were able to abstract information from history. In this way, robots, particularly humanoids, can be used in education and their use should grow, as they increase the research with social interaction and autonomy. [resumo fornecido pelo autor]ComputaçãoRobóticaInteração homem-máquinaEducação de criançasAnálise das interações criança-robô em ambientes educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-18ORIGINALTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdfTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdfapplication/pdf939567https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/1/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf120b31948255237a3b9383af959446feMD51TEXTTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.txtTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.txtExtracted texttext/plain49680https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/2/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.txt9feeef5ad2e2d3eef5517a723953655bMD52THUMBNAILTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.jpgTCC Eliane Isadora Faveron Maciel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/3/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.jpg5ea8a344f99b3251dabda82b7d5d3797MD5311338/97022023-05-17 17:47:14.635oai:repositorio.ucs.br:11338/9702Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-17T17:47:14Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
title Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
spellingShingle Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
Maciel, Eliane Isadora Faveron
Computação
Robótica
Interação homem-máquina
Educação de crianças
title_short Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
title_full Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
title_fullStr Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
title_full_unstemmed Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
title_sort Análise das interações criança-robô em ambientes educacionais
author Maciel, Eliane Isadora Faveron
author_facet Maciel, Eliane Isadora Faveron
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Webber do Prado
Ribeiro, Helena Graziottin
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Eliane Isadora Faveron
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
contributor_str_mv Webber, Carine Geltrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
Robótica
Interação homem-máquina
Educação de crianças
topic Computação
Robótica
Interação homem-máquina
Educação de crianças
description Um seguimento de pesquisa da robótica é a Interação Criança-Robô (cIHR). Este trabalho visa avaliar as interações de robôs com crianças e suas aplicações na educação infantil. Para isso, foram aplicados experimentos com um humanoide contando uma história a um grupo de crianças que havia tido contato com o robô dois anos antes. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com o mesmo e puderam abstrair informações da história. Desta forma, os robôs, particularmente os humanoides, podem ser utilizados na educação e seu uso deve crescer, conforme aumentam as pesquisas com interação social e autonomia. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-21T16:18:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-21T16:18:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9702
url https://repositorio.ucs.br/11338/9702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/1/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/2/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9702/3/TCC%20Eliane%20Isadora%20Faveron%20Maciel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 120b31948255237a3b9383af959446fe
9feeef5ad2e2d3eef5517a723953655b
5ea8a344f99b3251dabda82b7d5d3797
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308900417568768