Cata-ventos de poesia : vivências poéticas com crianças na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomin, Melina Sauer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11543
Resumo: Esta dissertação parte da perspectiva de que infância e poesia parecem feitas da mesma matéria, dado o modo como concebem e revelam o mundo. Nesse sentido, busca-se aproximar tais elementos, apresentando estudo sobre a poesia na infância. Assim, esta pesquisa sobre poesia e infância objetiva investigar relações de crianças matriculadas na pré-escola com poesia veiculada em obras selecionadas pelo PNLD Literário (2018), a fim de contribuir com práticas educativas que promovam a literatura como direito. Crianças de uma escola privada situada na cidade de Caxias do Sul-RS são interlocutoras empíricas da pesquisa. Já os principais interlocutores teóricos são Cândido (2004), sobre literatura como direito; Huizinga (1999), Paz (2012) e Bordini (1991), sobre poesia e poesia infantil; Stearns (2006), Friedmann (2020), Rinaldi (2020), Barbosa (2016) e Brasil (2010), sobre as crianças hoje; Vigotsky (1988, 2008), Paviani (2012) e Benjamin (2013), sobre linguagens; Vigotski (2009), sobre imaginação e criação; Dewey (1971), sobre experiência de aprendizagem; Machado e Carvalho (2020) e Graue e Walsh (2004), sobre pesquisa para, com e sobre crianças. O percurso metodológico inspira-se em vertente qualitativa exploratória, por meio de pesquisa empírica construída via estudo de caso (YIN, 2001), pautado em três fontes de evidência: ateliês de vivências poéticas (incluindo registros fílmicos e observação participante), diário de campo e recolha documental. Por meio da triangulação desses dados, emergiram categorias e subcategorias de análise, inspiradas na análise de conteúdo (BARDIN, 2016), de modo a tratar os dados construídos na investigação. Os resultados mostram que a musicalidade, em especial, a rima é foco de atenção das crianças devido à sonoridade mais perceptível, mobilizando os leitores em formação a buscá-la no texto. No que se refere aos modos de se relacionar e comunicar a dimensão poética, o gesto integra a expressão não verbal dos interlocutores como linguagem genuína diante do texto simbólico. O repertório prévio das crianças, além de fatores concretos e de vivências reais, auxilia na construção de hipóteses e interpretação do texto poético, favorecendo a atribuição de sentido às imagens poéticas. Verificaram-se momentos de necessidade de aprovação da professora pesquisadora para que as crianças expressassem suas sensações e emoções não verbais, sendo essas marcas de escolarização um desafio a ser vencido pela mediadora e leitores ao longo dos ateliês. Também foi observado o inventivo e o ilógico nas formas como as crianças comunicam-se não verbalmente, indicando que não há padrão nem certeza interpretativa no texto poético. Tais reverberações, manifestadas verbal ou não verbalmente, foram legitimadas e consideradas parte da natureza poética infantil, devendo ser valorizadas. Das categorias emergentes do estudo, resultaram alguns princípios de mediação, os quais poderão orientar vivências poéticas na infância, ao elucidar modos de atuação potencializadores da experiência estética com poesia. Os ateliês poéticos propostos trouxeram elementos que validam os princípios de mediação literária e levantam caminhos para privilegiar a formação do repertório literário da criança, tendo em vista a garantia de seu direito à literatura e à aprendizagem e, ainda, possibilitando a fruição e a expressão por meio da relação com o poético, de modo a contribuir para sua formação humana e para o exercício da liberdade. [resumo fornecido pelo autor]
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Já os principais interlocutores teóricos são Cândido (2004), sobre literatura como direito; Huizinga (1999), Paz (2012) e Bordini (1991), sobre poesia e poesia infantil; Stearns (2006), Friedmann (2020), Rinaldi (2020), Barbosa (2016) e Brasil (2010), sobre as crianças hoje; Vigotsky (1988, 2008), Paviani (2012) e Benjamin (2013), sobre linguagens; Vigotski (2009), sobre imaginação e criação; Dewey (1971), sobre experiência de aprendizagem; Machado e Carvalho (2020) e Graue e Walsh (2004), sobre pesquisa para, com e sobre crianças. O percurso metodológico inspira-se em vertente qualitativa exploratória, por meio de pesquisa empírica construída via estudo de caso (YIN, 2001), pautado em três fontes de evidência: ateliês de vivências poéticas (incluindo registros fílmicos e observação participante), diário de campo e recolha documental. Por meio da triangulação desses dados, emergiram categorias e subcategorias de análise, inspiradas na análise de conteúdo (BARDIN, 2016), de modo a tratar os dados construídos na investigação. Os resultados mostram que a musicalidade, em especial, a rima é foco de atenção das crianças devido à sonoridade mais perceptível, mobilizando os leitores em formação a buscá-la no texto. No que se refere aos modos de se relacionar e comunicar a dimensão poética, o gesto integra a expressão não verbal dos interlocutores como linguagem genuína diante do texto simbólico. O repertório prévio das crianças, além de fatores concretos e de vivências reais, auxilia na construção de hipóteses e interpretação do texto poético, favorecendo a atribuição de sentido às imagens poéticas. Verificaram-se momentos de necessidade de aprovação da professora pesquisadora para que as crianças expressassem suas sensações e emoções não verbais, sendo essas marcas de escolarização um desafio a ser vencido pela mediadora e leitores ao longo dos ateliês. Também foi observado o inventivo e o ilógico nas formas como as crianças comunicam-se não verbalmente, indicando que não há padrão nem certeza interpretativa no texto poético. Tais reverberações, manifestadas verbal ou não verbalmente, foram legitimadas e consideradas parte da natureza poética infantil, devendo ser valorizadas. Das categorias emergentes do estudo, resultaram alguns princípios de mediação, os quais poderão orientar vivências poéticas na infância, ao elucidar modos de atuação potencializadores da experiência estética com poesia. Os ateliês poéticos propostos trouxeram elementos que validam os princípios de mediação literária e levantam caminhos para privilegiar a formação do repertório literário da criança, tendo em vista a garantia de seu direito à literatura e à aprendizagem e, ainda, possibilitando a fruição e a expressão por meio da relação com o poético, de modo a contribuir para sua formação humana e para o exercício da liberdade. [resumo fornecido pelo autor]This master's dissertation departs from the perspective that childhood and poetry seem to be made of the same essence, given the way both of them conceive and reveal the world. In this sense, we seek to approximate those elements by presenting a study on poetry in childhood. Thus, this research on poetry and childhood aims to investigate the relationships of children enrolled in preschool with poetry published in works selected by PNLD Literário (2018), in order to contribute to educational practices that promote literature as a right. Children from a private school located in the city of Caxias do Sul-RS are the empirical interlocutors of this research. The main theoretical interlocutors are Candido (2004), regarding literature and law; Huizinga (1999), Paz (2012) and Bordini (1991), on poetry and children's poetry; Stearns (2006), Friedmann (2020), Rinaldi (2020), Barbosa (2016) and Brasil (2010), on children nowadays; Vigotsky (1988, 2008), Paviani (2012) and Benjamin (2013), on languages; Vygotski (2009), on imagination and creation; Dewey (1971), on the learning experience; Machado and Carvalho (2020) and Graue and Walsh (2004), on research for, with and about children. The methodological path is inspired by an exploratory qualitative aspect, through an empirical research built via case study (YIN, 2001) and on three sources of evidence: workshops of poetic experiences (including film records and participant observation), field diary and collection documentary. Through the triangulation of these data, categories and subcategories of analysis emerged - as predicted by the content analysis theories (BARDIN, 2016) - in order to treat the data gathered in the investigation. The results show that musicality, especially rhyme, is the focus of children's attention due to the fact of being more noticeable and, thereby, mobilizing the readers to seek it in the text. Regarding the ways of relating and communicating the poetic dimension, the gesture integrates the non-verbal expression of the interlocutors as a genuine language face to the symbolic text. The children's previous repertoire, in addition to concrete factors and real experiences, helps in the construction of hypotheses and interpretation of the poetic text, favoring the attribution of meaning to poetic images. We verified moments of need for the researcher teacher's approval so that the children could express their non-verbal sensations and emotions, these marks of schooling being a challenge to be overcome by the mediator and the readers throughout the workshops. Inventiveness and illogicality were also observed in the ways in which children communicate non-verbally, indicating that there is no standard or interpretative certainty in the poetic text, as so it allows it. Such reverberations, expressed verbally or non-verbally, are legitimized and considered part of its poetic nature, and should be valued. Thus, from the emerging categories of the study, some principles of mediation (which may guide poetic experiences in childhood) resulted in ways of acting that may enhance the aesthetic experience with poetry. Nevertheless, the proposed poetic workshops brought elements that validate the principles of literary mediation and highlights the importance of children's literary repertoire, as well as their formation and rights to literature and learning, and also their enjoyment and expression regarding the poetic, in order to contribute to their human formation and to their exercise of freedom. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducação de criançasPoesia infantilAprendizagemEducation of childrenChildren's poetryLearningCata-ventos de poesia : vivências poéticas com crianças na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3319471513879463Giacomin, M. S.Mestrado Acadêmico em EducaçãoMarangoni, Marli Cristina TascaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-02-03TEXTDissertação Melina Sauer Giacomin.pdf.txtDissertação Melina Sauer Giacomin.pdf.txtExtracted texttext/plain345183https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11543/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Melina%20Sauer%20Giacomin.pdf.txtfc28463b9cb002e0993ae5b2e03e5e54MD52THUMBNAILDissertação Melina Sauer Giacomin.pdf.jpgDissertação Melina Sauer Giacomin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1703https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11543/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Melina%20Sauer%20Giacomin.pdf.jpg3c42a73a69bc7170f3deb7abbb06646aMD53ORIGINALDissertação Melina Sauer Giacomin.pdfDissertação Melina Sauer Giacomin.pdfapplication/pdf3752999https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11543/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Melina%20Sauer%20Giacomin.pdff57b1cb431d9a9688667c1fa77129c2eMD5111338/115432023-03-16 17:04:04.984oai:repositorio.ucs.br:11338/11543Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T17:04:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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