O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olsen, Bárbara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/48223
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
id UFPR_071123c3ac2316b0a2443b02aafd4c27
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48223
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Olsen, BárbaraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSerbena, Carlos Augusto, 1968-2020-05-12T19:48:53Z2020-05-12T19:48:53Z2016https://hdl.handle.net/1884/48223Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto SerbenaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,16/12/2016Inclui referências : f. 63-69Resumo: O presente estudo visa compreender, à luz da Psicologia Analítica, o laço formado entre o agressor e a vítima envolvidos em casos de bullying escolar. Essa pesquisa foi divida em duas grandes partes, que foram transformadas em dois artigos acadêmicos, separados e independentes. Primeiramente, fora feita a revisão da produção acadêmica sobre o tema nos últimos anos no Brasil, entre 2010-2015, e para a compreensão do fenômeno, fora feita uma pesquisa sobre o tema, com definições, características, personagens envolvidos e consequências futuras. Notou-se um aumento significativo na produção nacional nos últimos anos, porém poucas pesquisas preocuparam-se com a elaboração de instrumentos de avaliação adaptados a realidade nacional, também poucos fizeram relação entre a psicologia e o bullying. A partir disso, iniciou-se a segunda fase da pesquisa, onde utilizando-se principalmente os conceitos junguianos de Sombra, Persona, Projeção o vínculo inconsciente formado entre agressor e vítima fora analisado. Para tal, após a explanação dos conceitos junguianos básicos, utilizou-se o premiado filme estoniano Klass, de 2007, que aborda a temática do bullying, como ilustração do laço inconsciente que é formado entre o par agressor-vítima dos envolvidos no bullying. Palavras chave: Psicologia Analítica, bullying, violência escolar, projeção, sombra.Abstratc: The present study aims to understand, in the light of Analytical Psychology, the bond formed between the aggressor and the victim involved in cases of scholar bullying. This research was divided into two major parts, which were transformed into two separate and independent academic articles. First, a review of the academic production on the theme in recent years in Brazil between 2010-2015, for the understanding of the phenomenon, a research was made, with definitions, characteristics, characters involved and future consequences. There has been a significant increase in national production in recent years, but few studies have been concerned with the elaboration of evaluation tools adapted to the national reality, also few have been related between psychology and bullying. From this, the second phase of the research began, where the Jungian concepts of Shadow, Persona, Projection were used, and the unconscious bond formed between aggressor and victim had been analyzed. after the basic Jungian concepts were explained, the award-winning Estonian film Klass, 2007, which addresses the issue of bullying, was used as an illustration of the unconscious bond that is formed between the aggressor-victim pair involved in bullying. Key words: Analytical Psychology, bullying, school violence, projection, shadow.73 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicologiaViolencia escolarAssédio nas escolasO vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BARBARA OLSEN.pdfapplication/pdf6267005https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48223/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20OLSEN.pdfa18e15d8919d31017605c37930ebfadcMD51open access1884/482232020-05-12 16:48:53.111open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48223Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-12T19:48:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
title O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
spellingShingle O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
Olsen, Bárbara
Psicologia
Psicologia
Violencia escolar
Assédio nas escolas
title_short O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
title_full O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
title_fullStr O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
title_full_unstemmed O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
title_sort O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica
author Olsen, Bárbara
author_facet Olsen, Bárbara
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Olsen, Bárbara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serbena, Carlos Augusto, 1968-
contributor_str_mv Serbena, Carlos Augusto, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia
Violencia escolar
Assédio nas escolas
topic Psicologia
Psicologia
Violencia escolar
Assédio nas escolas
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-12T19:48:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-12T19:48:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/48223
url https://hdl.handle.net/1884/48223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48223/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20OLSEN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a18e15d8919d31017605c37930ebfadc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860320497500160