Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerni, Luan
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8995
Resumo: Este trabalho trata sobre os processos metodológicos no ensino do estudo de partitura no piano e no teclado eletrônico. O objetivo desta pesquisa é investigar os processos metodológicos utilizados por professores de piano e teclado da cidade gaúcha de Carlos Barbosa ao introduzirem o estudo de leitura de partitura ao instrumento com alunos iniciantes. Os objetivos específicos incluem investigar diversas ferramentas de ensino para o aprendizado da leitura de partitura para instrumentos de teclado, explorar métodos e metodologias de ensino de leitura de partitura em níveis de aprendizagem distintos e analisar estudos referentes à metodologia do ensino do piano e do teclado voltados à leitura de partitura. Sendo uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários e pesquisa bibliográfica. O questionário foi realizado com seis professores de piano e teclado de Carlos Barbosa, verificando suas experiências, suas metodologias de ensino no que se refere ao ensino de leitura de partitura e os seus conceitos a respeito dos processos metodológicos no estudo do instrumento. Com a pesquisa, percebeu-se que a grande parte dos professores de piano de Carlos Barbosa utilizam métodos de piano em suas aulas, e costumam refletir sobre as suas escolhas de livros. Também se constatou que a maioria dos professores modificou de alguma forma suas metodologias no decorrer do tempo em que lecionam, e também ensinam a leitura de partitura desde os primeiros encontros com o aluno iniciante. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_af0132cfcb297f841d3c0dfe49df0bc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8995
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Kerni, LuanMatter, Suelen SchollRodrigues, Mauren Liebich FreyRocha, Alexandre Fritzen da2021-11-05T14:14:08Z2021-11-05T14:14:08Z2020-10-122020-07-14https://repositorio.ucs.br/11338/8995Este trabalho trata sobre os processos metodológicos no ensino do estudo de partitura no piano e no teclado eletrônico. O objetivo desta pesquisa é investigar os processos metodológicos utilizados por professores de piano e teclado da cidade gaúcha de Carlos Barbosa ao introduzirem o estudo de leitura de partitura ao instrumento com alunos iniciantes. Os objetivos específicos incluem investigar diversas ferramentas de ensino para o aprendizado da leitura de partitura para instrumentos de teclado, explorar métodos e metodologias de ensino de leitura de partitura em níveis de aprendizagem distintos e analisar estudos referentes à metodologia do ensino do piano e do teclado voltados à leitura de partitura. Sendo uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários e pesquisa bibliográfica. O questionário foi realizado com seis professores de piano e teclado de Carlos Barbosa, verificando suas experiências, suas metodologias de ensino no que se refere ao ensino de leitura de partitura e os seus conceitos a respeito dos processos metodológicos no estudo do instrumento. Com a pesquisa, percebeu-se que a grande parte dos professores de piano de Carlos Barbosa utilizam métodos de piano em suas aulas, e costumam refletir sobre as suas escolhas de livros. Também se constatou que a maioria dos professores modificou de alguma forma suas metodologias no decorrer do tempo em que lecionam, e também ensinam a leitura de partitura desde os primeiros encontros com o aluno iniciante. [resumo fornecido pelo autor]The musical education is very antique and important for the formation, not only for musicians, but also as citizens. This paper talks about the methodological process in teaching the study of musical score on the piano and on the electronic keyboard. The aim of this research is to investigate the methodological process used by piano and eletronic keyboard teachers from Carlos Barbosa, when they introduce the study of reading the musical score to the instrument with the students that are beginning. The specific objectives include to investigate some teaching tools for learning the musical score reading for keyboards instruments, to explore methods and methodologies for teaching musical score reading at different learning levels, and to analyze studies related to piano and electronic keyboard teaching methodology to musical score reading. This is an exploratory research, with qualitative approach, using as methodological tools questionnaires and bibliographic research. The questionnaries were applied to the six piano and electronic keyboard teachers from Carlos Barbosa, verifying their experiences, their teaching methodologies regarding the process of teaching musical score reading and their concepts regarding the methodological process in the study of the instrument. With this research, it was noticed that all the piano teachers from Carlos Barbosa use piano methods in their classes, and usually reflect on their books choices. It was also found that the majority of the teachers modified their methodologies in some way during the time that they teach, and they also teach the reading musical score since the first classes with the beginners students. [resumo fornecido pelo autor]Música - Instrução e estudoPartituras - Estudo e ensinoInstrumentos de tecladoPartituras - Leitura e execuçãoProcessos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82020-10-12 00:00:00ORIGINALTCC Luan Kerni.pdfTCC Luan Kerni.pdfapplication/pdf481004https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8995/1/TCC%20Luan%20Kerni.pdf5d2c088768625199d612f841c2563713MD51TEXTTCC Luan Kerni.pdf.txtTCC Luan Kerni.pdf.txtExtracted texttext/plain90698https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8995/2/TCC%20Luan%20Kerni.pdf.txt0c2625900a82fec5528855dd05254133MD52THUMBNAILTCC Luan Kerni.pdf.jpgTCC Luan Kerni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8995/3/TCC%20Luan%20Kerni.pdf.jpg0db00851aadf9c3a495a2ed9e801c0c0MD5311338/89952022-10-18 18:00:50.587oai:repositorio.ucs.br:11338/8995Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:00:50Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
title Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
spellingShingle Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
Kerni, Luan
Música - Instrução e estudo
Partituras - Estudo e ensino
Instrumentos de teclado
Partituras - Leitura e execução
title_short Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
title_full Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
title_fullStr Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
title_full_unstemmed Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
title_sort Processos metodológicos para ensino de partitura: uma investigação com professores de piano e teclado de Carlos Barbosa
author Kerni, Luan
author_facet Kerni, Luan
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Matter, Suelen Scholl
Rodrigues, Mauren Liebich Frey
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerni, Luan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
contributor_str_mv Rocha, Alexandre Fritzen da
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Partituras - Estudo e ensino
Instrumentos de teclado
Partituras - Leitura e execução
topic Música - Instrução e estudo
Partituras - Estudo e ensino
Instrumentos de teclado
Partituras - Leitura e execução
description Este trabalho trata sobre os processos metodológicos no ensino do estudo de partitura no piano e no teclado eletrônico. O objetivo desta pesquisa é investigar os processos metodológicos utilizados por professores de piano e teclado da cidade gaúcha de Carlos Barbosa ao introduzirem o estudo de leitura de partitura ao instrumento com alunos iniciantes. Os objetivos específicos incluem investigar diversas ferramentas de ensino para o aprendizado da leitura de partitura para instrumentos de teclado, explorar métodos e metodologias de ensino de leitura de partitura em níveis de aprendizagem distintos e analisar estudos referentes à metodologia do ensino do piano e do teclado voltados à leitura de partitura. Sendo uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foram utilizados como instrumentos metodológicos questionários e pesquisa bibliográfica. O questionário foi realizado com seis professores de piano e teclado de Carlos Barbosa, verificando suas experiências, suas metodologias de ensino no que se refere ao ensino de leitura de partitura e os seus conceitos a respeito dos processos metodológicos no estudo do instrumento. Com a pesquisa, percebeu-se que a grande parte dos professores de piano de Carlos Barbosa utilizam métodos de piano em suas aulas, e costumam refletir sobre as suas escolhas de livros. Também se constatou que a maioria dos professores modificou de alguma forma suas metodologias no decorrer do tempo em que lecionam, e também ensinam a leitura de partitura desde os primeiros encontros com o aluno iniciante. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-05T14:14:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-05T14:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8995
url https://repositorio.ucs.br/11338/8995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8995/1/TCC%20Luan%20Kerni.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8995/2/TCC%20Luan%20Kerni.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8995/3/TCC%20Luan%20Kerni.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d2c088768625199d612f841c2563713
0c2625900a82fec5528855dd05254133
0db00851aadf9c3a495a2ed9e801c0c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308889896157184