Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Vanessa Schneider
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10745
Resumo: Devido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_c866abfd0ad13630ce509dc9071ef03d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10745
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Furtado, Vanessa SchneiderBraun, Karen Cristina RechSager, FabioConte, Raquel Furtado2022-08-01T13:06:22Z2022-08-01T13:06:22Z2021-12-102021-11-24https://repositorio.ucs.br/11338/10745Devido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor]ProfessoresCriatividadePsicanáliseBurnout (Psicologia)Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-09ORIGINALTCC Vanessa Schneider Furtado.pdfTCC Vanessa Schneider Furtado.pdfapplication/pdf661470https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/1/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf613a4e4d55b8f791be5f5cb1777d087aMD51TEXTTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.txtTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.txtExtracted texttext/plain116331https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/2/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf.txt77e6382649360e0621359226588d2bb3MD52THUMBNAILTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.jpgTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/3/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf.jpg281d0a6957917fc714bd60ef9dbbd5caMD5311338/107452022-10-18 18:06:01.293oai:repositorio.ucs.br:11338/10745Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
title Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
spellingShingle Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
Furtado, Vanessa Schneider
Professores
Criatividade
Psicanálise
Burnout (Psicologia)
title_short Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
title_full Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
title_fullStr Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
title_full_unstemmed Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
title_sort Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
author Furtado, Vanessa Schneider
author_facet Furtado, Vanessa Schneider
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Braun, Karen Cristina Rech
Sager, Fabio
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Vanessa Schneider
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conte, Raquel Furtado
contributor_str_mv Conte, Raquel Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Criatividade
Psicanálise
Burnout (Psicologia)
topic Professores
Criatividade
Psicanálise
Burnout (Psicologia)
description Devido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-01T13:06:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-01T13:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10745
url https://repositorio.ucs.br/11338/10745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/1/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/2/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/3/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 613a4e4d55b8f791be5f5cb1777d087a
77e6382649360e0621359226588d2bb3
281d0a6957917fc714bd60ef9dbbd5ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308872068268032