Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10745 |
Resumo: | Devido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor] |
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Furtado, Vanessa SchneiderBraun, Karen Cristina RechSager, FabioConte, Raquel Furtado2022-08-01T13:06:22Z2022-08-01T13:06:22Z2021-12-102021-11-24https://repositorio.ucs.br/11338/10745Devido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor]ProfessoresCriatividadePsicanáliseBurnout (Psicologia)Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-09ORIGINALTCC Vanessa Schneider Furtado.pdfTCC Vanessa Schneider Furtado.pdfapplication/pdf661470https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/1/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf613a4e4d55b8f791be5f5cb1777d087aMD51TEXTTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.txtTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.txtExtracted texttext/plain116331https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/2/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf.txt77e6382649360e0621359226588d2bb3MD52THUMBNAILTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.jpgTCC Vanessa Schneider Furtado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10745/3/TCC%20Vanessa%20Schneider%20Furtado.pdf.jpg281d0a6957917fc714bd60ef9dbbd5caMD5311338/107452022-10-18 18:06:01.293oai:repositorio.ucs.br:11338/10745Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:06:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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