A transformação e a reestruturação no setor bancário e os impactos na qualidade de vida do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bruna Palavro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11123
Resumo: Este estudo teve o objetivo geral de avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos colaboradores de uma Instituição Bancária Privada de Caxias do Sul e Farroupilha, e a partir dos resultados, propor ações de melhoria da QVT nesta instituição. Para que se pudesse ter maior conhecimento buscou-se aprofundar o estudo sobre a reestruturação ocorrida no setor bancário e os impactos destas mudanças na vida profissional desta classe de trabalhadores, assim como conceituar e entender a importância do principal assunto abordado, no caso, a Qualidade de Vida no Trabalho. O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso e os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário composto por perguntas do tipo Likert, sendo que, a pesquisa classifica-se como quantitativa e; o instrumento utilizado foi validado e considerou-se o modelo proposto por Walton adaptado por Timossi et al. (2009) sendo que a pesquisadora realizou alguns ajustes para melhor atender aos objetivos desta pesquisa. Com a aplicação da pesquisa, buscou-se levantar os dados para propor melhorias por meio da opinião de profissionais de diferentes agências e lideranças dentro da mesma instituição. Os resultados obtidos indicaram que ao considerar as várias ações e os programas que a instituição bancária analisada disponibiliza atualmente visando à qualidade de vida no trabalho, verificou-se que existem diferenças de satisfação entre as agências analisadas, mas não há diferença entre os perfis de funcionários e entre os cargos, sendo que o nível de satisfação geral das agências analisadas se mostrou positivo. [resumo fornecido pelo autor]
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