Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Estella Maria Bortoncello
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10769
Resumo: Esta dissertação investiga o enlace narrativo entre as linguagens verbal e visual em livros ilustrados criados por mulheres. Pretende-se, com a pesquisa, enfocar na visualidade tendo como material de análise a criação de mulheres. O objetivo é analisar a articulação entre imagem e palavra presente nas narrativas de livros ilustrados brasileiros elaborados por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário de 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano). A pesquisa justifica-se pela relevância do livro ilustrado na formação literária e humana das crianças, pela importância das imagens na construção narrativa do livro ilustrado e pela pertinência da autoria feminina na literatura infantil. A pesquisa, de caráter analítico, ocorreu por meio da seleção de obras do PNLD Literário de 2018 escritas e ilustradas pela mesma autora: As cores dos pássaros, de Lúcia Hiratsuka, Dona Nenê e o sumiço do brinco, de Rita Taraborelli e Claro Cleusa. Claro, Clóvis, de Raquel Matsushita. Ao longo da dissertação, objetivos específicos nortearam o trabalho, tais como investigar o percurso da literatura infantil e do livro ilustrado e o lugar da autora nesse cenário; descrever o percurso formativo das autoras das obras selecionadas; analisar a relação entre a imagem e a palavra presente em livros ilustrados produzidos por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano) e refletir como a imagem representa elementos do texto verbal (tempo, espaço e personagens). A fundamentação teórica voltada à literatura baseia-se em Bakhtin (2011), Barthes (2011), Coelho (2000), Hunt (2013), Lajolo e Zilberman (2007), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (2003, 2005, 2012) e outros autores. Para o recorte histórico da mulher na sociedade, a pesquisa foi embasada em Beauvoir (1970), Dalcastagnè (2007), Duarte (2010), Knapp (2021), Louro (2001), Wollstonecraft (2016), Woolf (2014), Zinani (2014, 2021) e outras autoras. Por fim, na análise da narrativa verbal e visual, os estudos de Adam (2008), Dondis (1997), Linden (2018), Heller (2013), Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008) e outros serviram de aporte teórico à pesquisa. Para a discussão do corpus, foi realizado o estudo dos paratextos de cada obra, da construção da narrativa verbal e visual e da relação entre palavra e imagem na condução do enredo. O estudo demonstra a relevância da imagem, muitas vezes tida como secundária, na geração de sentidos e na polissemia das obras literárias para as infâncias. Por meio da pesquisa, foi possível analisar as nuances de cada uma das histórias selecionadas e apontar o quanto a aproximação e o distanciamento entre as palavras e as imagens podem agregar sentidos às narrativas. Destaca-se ainda o papel fundamental do design gráfico, que propicia a união entre as duas instâncias e constrói a materialidade do livro. Por fim, salienta-se a importância de uma educação para as imagens, visto que, no livro ilustrado, ler as palavras é insuficiente para entender as possibilidades de sentido oferecidas pela narrativa. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_d6aa99a06853820932f5abe2d1d06ce8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10769
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Munhoz, Estella Maria BortoncelloKnapp, Cristina LoffSegabinazi, DanielaAraújo, Hanna Talita Gonçalves Pereira deFerreira, Luciane TodeschiniRamos, Flávia Brocchetto2022-08-04T15:26:07Z2022-08-04T15:26:07Z2022-08-042022-07-21https://repositorio.ucs.br/11338/10769Esta dissertação investiga o enlace narrativo entre as linguagens verbal e visual em livros ilustrados criados por mulheres. Pretende-se, com a pesquisa, enfocar na visualidade tendo como material de análise a criação de mulheres. O objetivo é analisar a articulação entre imagem e palavra presente nas narrativas de livros ilustrados brasileiros elaborados por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário de 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano). A pesquisa justifica-se pela relevância do livro ilustrado na formação literária e humana das crianças, pela importância das imagens na construção narrativa do livro ilustrado e pela pertinência da autoria feminina na literatura infantil. A pesquisa, de caráter analítico, ocorreu por meio da seleção de obras do PNLD Literário de 2018 escritas e ilustradas pela mesma autora: As cores dos pássaros, de Lúcia Hiratsuka, Dona Nenê e o sumiço do brinco, de Rita Taraborelli e Claro Cleusa. Claro, Clóvis, de Raquel Matsushita. Ao longo da dissertação, objetivos específicos nortearam o trabalho, tais como investigar o percurso da literatura infantil e do livro ilustrado e o lugar da autora nesse cenário; descrever o percurso formativo das autoras das obras selecionadas; analisar a relação entre a imagem e a palavra presente em livros ilustrados produzidos por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano) e refletir como a imagem representa elementos do texto verbal (tempo, espaço e personagens). A fundamentação teórica voltada à literatura baseia-se em Bakhtin (2011), Barthes (2011), Coelho (2000), Hunt (2013), Lajolo e Zilberman (2007), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (2003, 2005, 2012) e outros autores. Para o recorte histórico da mulher na sociedade, a pesquisa foi embasada em Beauvoir (1970), Dalcastagnè (2007), Duarte (2010), Knapp (2021), Louro (2001), Wollstonecraft (2016), Woolf (2014), Zinani (2014, 2021) e outras autoras. Por fim, na análise da narrativa verbal e visual, os estudos de Adam (2008), Dondis (1997), Linden (2018), Heller (2013), Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008) e outros serviram de aporte teórico à pesquisa. Para a discussão do corpus, foi realizado o estudo dos paratextos de cada obra, da construção da narrativa verbal e visual e da relação entre palavra e imagem na condução do enredo. O estudo demonstra a relevância da imagem, muitas vezes tida como secundária, na geração de sentidos e na polissemia das obras literárias para as infâncias. Por meio da pesquisa, foi possível analisar as nuances de cada uma das histórias selecionadas e apontar o quanto a aproximação e o distanciamento entre as palavras e as imagens podem agregar sentidos às narrativas. Destaca-se ainda o papel fundamental do design gráfico, que propicia a união entre as duas instâncias e constrói a materialidade do livro. Por fim, salienta-se a importância de uma educação para as imagens, visto que, no livro ilustrado, ler as palavras é insuficiente para entender as possibilidades de sentido oferecidas pela narrativa. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation investigates the narrative link between verbal and visual languages in picture books created by women. The research intends to focus on visuality, having as material for analysis the creation of women. The objective is to analyze the articulation between image and word present in the narratives of Brazilian picture books written by women and selected by PNLD Literário of Elementary School (1st to 3rd year) in 2018. The research is justified by the relevance of the picture book in the literary and human formation of children, by the importance of images in the narrative construction of the picture book and by the pertinence of female authorship in children's literature. The dissertation, that has an analytical character, took place through the selection of the books from PNLD Literário written and illustrated by the same author: As cores dos pássaros, by Lúcia Hiratsuka, Dona Nenê e o sumiço do brinco, by Rita Taraborelli and Claro Cleusa. Claro, Clovis, by Raquel Matsushita. Throughout the research, specific objectives guided the work, such as to investigate the path of children's literature and picture books and also the place of the author in this scenario; to describe the educational path of the female authors of the selected books; to analyze the relationship between the image and the word present in picture books produced by women and selected by PNLD Literário 2018 of Elementary School (1st to 3rd year) and to reflect how the image represents elements of the verbal text (like time, space and characters). The theoretical approach focused on literature is based on Bakhtin (2011), Barthes (2011), Coelho (2000), Hunt (2013), Lajolo and Zilberman (2007), Ramos and Panozzo (2011), Zilberman (2003, 2005, 2012) and other authors. For the historical cut of women in society, the research was based on Beauvoir (1970), Dalcastagnè (2007), Duarte (2010), Knapp (2021), Louro (2001), Wollstonecraft (2016), Woolf (2014), Zinani (2014, 2021) and other authors. For the analysis of verbal and visual narrative, the studies of Adam (2008), Dondis (1997), Linden (2018), Heller (2013), Nikolajeva and Scott (2011), Oliveira (2008) and others served as input. For the discussion of the corpus, the paratexts, the construction of the verbal and visual narrative and the relationship between word and image were analyzed in each book. The study demonstrates the relevance of the image, often seen as secondary, in the generation of meanings and in the polysemy of literary books for childhood. Through the research, it was possible to analyze the nuances of each of the selected stories and point out how the approximation and distance between words and images can add meaning to the narratives. The fundamental role of graphic design is also highlighted, which provides the union between the two instances and builds the materiality of the book. Finally, the importance of education for the images is highlighted, since, in the picture book, reading the words is insufficient to understand the possibilities of meaning offered by the narrative.[resumo fornecido pelo autor]engporLiteratura infantilLivros ilustrados para criançasIlustradores - MulheresArte narrativaHistórias sem palavrasChildren's literaturePicture books for childrenIllustrators - WomenNarrative artStories without wordsEnlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7502257851751021Munhoz, Estella Maria BortoncelloMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário da Região dos VinhedosTEXTDissertacao Estella Maria Bortoncello Munhoz.pdf.txtDissertacao Estella Maria Bortoncello Munhoz.pdf.txtExtracted texttext/plain444638https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10769/2/Dissertacao%20Estella%20Maria%20Bortoncello%20Munhoz.pdf.txt2e06163edb4730853f288ef00a6608ceMD52THUMBNAILDissertacao Estella Maria Bortoncello Munhoz.pdf.jpgDissertacao Estella Maria Bortoncello Munhoz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10769/3/Dissertacao%20Estella%20Maria%20Bortoncello%20Munhoz.pdf.jpgdc2390c445767c1848491f23a077e22bMD53ORIGINALDissertacao Estella Maria Bortoncello Munhoz.pdfDissertacao Estella Maria Bortoncello Munhoz.pdfapplication/pdf38583459https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10769/1/Dissertacao%20Estella%20Maria%20Bortoncello%20Munhoz.pdfbe0665750722c73f5b902fee013edf3dMD5111338/107692023-06-21 13:04:16.786oai:repositorio.ucs.br:11338/10769Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T13:04:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
title Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
spellingShingle Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
Munhoz, Estella Maria Bortoncello
Literatura infantil
Livros ilustrados para crianças
Ilustradores - Mulheres
Arte narrativa
Histórias sem palavras
Children's literature
Picture books for children
Illustrators - Women
Narrative art
Stories without words
title_short Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
title_full Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
title_fullStr Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
title_full_unstemmed Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
title_sort Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
author Munhoz, Estella Maria Bortoncello
author_facet Munhoz, Estella Maria Bortoncello
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Knapp, Cristina Loff
Segabinazi, Daniela
Araújo, Hanna Talita Gonçalves Pereira de
Ferreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.author.fl_str_mv Munhoz, Estella Maria Bortoncello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
contributor_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Livros ilustrados para crianças
Ilustradores - Mulheres
Arte narrativa
Histórias sem palavras
Children's literature
Picture books for children
topic Literatura infantil
Livros ilustrados para crianças
Ilustradores - Mulheres
Arte narrativa
Histórias sem palavras
Children's literature
Picture books for children
Illustrators - Women
Narrative art
Stories without words
dc.subject.eng.fl_str_mv Illustrators - Women
Narrative art
Stories without words
description Esta dissertação investiga o enlace narrativo entre as linguagens verbal e visual em livros ilustrados criados por mulheres. Pretende-se, com a pesquisa, enfocar na visualidade tendo como material de análise a criação de mulheres. O objetivo é analisar a articulação entre imagem e palavra presente nas narrativas de livros ilustrados brasileiros elaborados por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário de 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano). A pesquisa justifica-se pela relevância do livro ilustrado na formação literária e humana das crianças, pela importância das imagens na construção narrativa do livro ilustrado e pela pertinência da autoria feminina na literatura infantil. A pesquisa, de caráter analítico, ocorreu por meio da seleção de obras do PNLD Literário de 2018 escritas e ilustradas pela mesma autora: As cores dos pássaros, de Lúcia Hiratsuka, Dona Nenê e o sumiço do brinco, de Rita Taraborelli e Claro Cleusa. Claro, Clóvis, de Raquel Matsushita. Ao longo da dissertação, objetivos específicos nortearam o trabalho, tais como investigar o percurso da literatura infantil e do livro ilustrado e o lugar da autora nesse cenário; descrever o percurso formativo das autoras das obras selecionadas; analisar a relação entre a imagem e a palavra presente em livros ilustrados produzidos por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano) e refletir como a imagem representa elementos do texto verbal (tempo, espaço e personagens). A fundamentação teórica voltada à literatura baseia-se em Bakhtin (2011), Barthes (2011), Coelho (2000), Hunt (2013), Lajolo e Zilberman (2007), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (2003, 2005, 2012) e outros autores. Para o recorte histórico da mulher na sociedade, a pesquisa foi embasada em Beauvoir (1970), Dalcastagnè (2007), Duarte (2010), Knapp (2021), Louro (2001), Wollstonecraft (2016), Woolf (2014), Zinani (2014, 2021) e outras autoras. Por fim, na análise da narrativa verbal e visual, os estudos de Adam (2008), Dondis (1997), Linden (2018), Heller (2013), Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008) e outros serviram de aporte teórico à pesquisa. Para a discussão do corpus, foi realizado o estudo dos paratextos de cada obra, da construção da narrativa verbal e visual e da relação entre palavra e imagem na condução do enredo. O estudo demonstra a relevância da imagem, muitas vezes tida como secundária, na geração de sentidos e na polissemia das obras literárias para as infâncias. Por meio da pesquisa, foi possível analisar as nuances de cada uma das histórias selecionadas e apontar o quanto a aproximação e o distanciamento entre as palavras e as imagens podem agregar sentidos às narrativas. Destaca-se ainda o papel fundamental do design gráfico, que propicia a união entre as duas instâncias e constrói a materialidade do livro. Por fim, salienta-se a importância de uma educação para as imagens, visto que, no livro ilustrado, ler as palavras é insuficiente para entender as possibilidades de sentido oferecidas pela narrativa. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-04T15:26:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-04T15:26:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10769
url https://repositorio.ucs.br/11338/10769
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10769/2/Dissertacao%20Estella%20Maria%20Bortoncello%20Munhoz.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10769/3/Dissertacao%20Estella%20Maria%20Bortoncello%20Munhoz.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10769/1/Dissertacao%20Estella%20Maria%20Bortoncello%20Munhoz.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e06163edb4730853f288ef00a6608ce
dc2390c445767c1848491f23a077e22b
be0665750722c73f5b902fee013edf3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308869754060800