Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5097 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic). |
id |
UCS_d979622a84ee6880d8fa7cf5be45980c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5097 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dambros, Gabriela da SilvaManzke, Vitor Hugo RodriguesRocha, Alexandre Fritzen da2019-10-23T19:28:15Z2019-10-23T19:28:15Z2019-09-162019https://repositorio.ucs.br/11338/5097O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic).The present academic work consists of exposing a study of piano methods. The objective of this work is to investigate the influences that the teaching methodologies of piano received in the teaching practice of instrument teachers. A brief history about the trajectory of musical education from antiquity to the twentieth is presented. Piano methods, based on Keith Swanwick's C(L)A(S)P model, will be analyzed. Through the application of qualitative exploratory research, the respondents answers were analyzed based in the theories studied about piano teacher practice. The results show that there is influence in the relation of methods choices of the teachers to their students according to the methods used in pianistic formation of these teachers as students. It was also found that the interviewees seek new possibilities of methodologies to improve their teaching actions according to the difficulties and specific needs of each students. It was concluded that the knowledge about different methods and their influences contribute to provide a theoretical and practical expansion to obtain an understanding of method choice and repertoire to be used in piano teaching (sic).MúsicaPiano - MétodosPiano - Instrução e estudoMétodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82019-09-16 00:00:00ORIGINALTCC Gabriela da Silva Dambros.pdfTCC Gabriela da Silva Dambros.pdfapplication/pdf498347https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/1/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdff014ca5f6e4ddbd67fe37feffd4874a3MD51TEXTTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.txtTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.txtExtracted texttext/plain137334https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/2/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.txtf1001832a7477ec6d6553a7e563c52d5MD52THUMBNAILTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.jpgTCC Gabriela da Silva Dambros.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/3/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.jpga5798a600400e2a729636830ce805c18MD5311338/50972019-11-06 05:01:04.861oai:repositorio.ucs.br:11338/5097Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-11-06T05:01:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
title |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
spellingShingle |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento Dambros, Gabriela da Silva Música Piano - Métodos Piano - Instrução e estudo |
title_short |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
title_full |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
title_fullStr |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
title_full_unstemmed |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
title_sort |
Métodos de piano e suas relações na formação de professores do instrumento |
author |
Dambros, Gabriela da Silva |
author_facet |
Dambros, Gabriela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Manzke, Vitor Hugo Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dambros, Gabriela da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
contributor_str_mv |
Rocha, Alexandre Fritzen da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Piano - Métodos Piano - Instrução e estudo |
topic |
Música Piano - Métodos Piano - Instrução e estudo |
description |
O presente trabalho consiste em expor um estudo sobre métodos de piano. O objetivo deste trabalho é investigar as influências que as metodologias de ensino de piano auferem na prática docente de professores do instrumento. Um breve histórico sobre a trajetória da educação musical desde a antiguidade até o século XX é apresentado. Métodos de piano foram analisados baseados no modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick. Através da aplicação de uma pesquisa exploratória qualitativa, as respostas dos entrevistados foram analisadas à luz das teorias estudadas sobre a prática docente ao piano. Os resultados demonstram que há influência na relação da escolha dos métodos dos professores para seus alunos em função dos métodos utilizados na formação pianística desses professores enquanto alunos. Constatou-se também que os entrevistados buscam novas possibilidades de metodologias para melhorar suas ações docentes de acordo com as dificuldade e necessidades específicas de cada aluno. Concluiu-se que os conhecimentos sobre diferentes métodos e suas influências contribuem para proporcionar uma expansão teórica e prática para a obtenção de um entendimento da escolha do método e repertório a ser utilizado no ensino do piano (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-23T19:28:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-23T19:28:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5097 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/1/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/2/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5097/3/TCC%20Gabriela%20da%20Silva%20Dambros.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f014ca5f6e4ddbd67fe37feffd4874a3 f1001832a7477ec6d6553a7e563c52d5 a5798a600400e2a729636830ce805c18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308883455803392 |