Influência de cores caracterizadas como masculinas e femininas no comportamento do consumidor: um estudo multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeifer, Crislei de Abreu
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8659
Resumo: A cor é uma importante ferramenta de marketing, que interfere no comportamento do consumidor, sendo que sua percepção difere conforme fatores socioeconômicos, culturais e demográficos. Dessa forma, o presente estudo verificou a influência de cores caracterizadas socialmente como masculinas e femininas no comportamento de consumidores de duas culturas distintas. Para isso, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa quantitativa exploratória no Brasil e nos Estados Unidos, tendo como objeto de estímulo uma escova de dente. Através dos resultados, verificou-se que escovas azuis e rosas foram as principais caracterizadas como masculinas e femininas, respectivamente, em ambos os países. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, que avaliou a influência de tais cores de escovas na satisfação antecipada, na confiança, na intenção de compra e na disposição de preço a pagar dos respondentes. Os resultados dos dois países indicam que as cores influenciam mais os homens que as mulheres, visto que, no geral, nenhuma cor provocou mudanças significantes nos construtos avaliados às mulheres, enquanto que, aos homens, as cores azul e rosa promoveram uma satisfação antecipada e uma intenção de compra menor, quando comparadas ao grupo de controle. Observa-se, também, que a influência de cores femininas ao público masculino difere conforme cada cultura, pois os homens brasileiros se mostraram menos tolerantes à cor rosa que os estadunidenses. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Pfeifer, Crislei de AbreuEckert, AlexGonçalves, Roberto BirchLazzari, Fernanda2021-08-24T01:25:14Z2021-08-24T01:25:14Z2020-12-142020-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/8659A cor é uma importante ferramenta de marketing, que interfere no comportamento do consumidor, sendo que sua percepção difere conforme fatores socioeconômicos, culturais e demográficos. Dessa forma, o presente estudo verificou a influência de cores caracterizadas socialmente como masculinas e femininas no comportamento de consumidores de duas culturas distintas. Para isso, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa quantitativa exploratória no Brasil e nos Estados Unidos, tendo como objeto de estímulo uma escova de dente. Através dos resultados, verificou-se que escovas azuis e rosas foram as principais caracterizadas como masculinas e femininas, respectivamente, em ambos os países. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, que avaliou a influência de tais cores de escovas na satisfação antecipada, na confiança, na intenção de compra e na disposição de preço a pagar dos respondentes. Os resultados dos dois países indicam que as cores influenciam mais os homens que as mulheres, visto que, no geral, nenhuma cor provocou mudanças significantes nos construtos avaliados às mulheres, enquanto que, aos homens, as cores azul e rosa promoveram uma satisfação antecipada e uma intenção de compra menor, quando comparadas ao grupo de controle. Observa-se, também, que a influência de cores femininas ao público masculino difere conforme cada cultura, pois os homens brasileiros se mostraram menos tolerantes à cor rosa que os estadunidenses. [resumo fornecido pelo autor]Color is an important marketing tool that affects consumer behavior and its perception varies according to socioeconomic, cultural, and demographic factors. Therefore, the current study verified the influence of colors socially characterized as male and female in the consumer behavior from two different cultures. Firstly, exploratory quantitative research was carried out in Brazil and in the United States, using a toothbrush as a stimulus. Throughout the results, it was possible to identify that blue and pink toothbrushes were the main ones characterized as male and female, respectively, in both countries. Secondly, descriptive quantitative research was executed, which evaluated the influence of such toothbrushes colors on the respondents' anticipated satisfaction, reliability, purchase intention, and willingness to pay. The results from both countries reveal that color influences more men than women, whereas, in general, no color caused significant change to women in the evaluated constructs, while for men, the colors blue and pink promoted a lower anticipated satisfaction and purchase intention than the control group. It can also be noted that the influence of female colors on the male public differs according to each culture since Brazilian men were less tolerant of the pink color than the US men. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalComportamento do consumidorInfluência de cores caracterizadas como masculinas e femininas no comportamento do consumidor: um estudo multiculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Crislei de Abreu Pfeifer.pdfTCC Crislei de Abreu Pfeifer.pdfapplication/pdf1021207https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8659/1/TCC%20Crislei%20de%20Abreu%20Pfeifer.pdf66d2dffee814cc2426db04fd19119556MD51TEXTTCC Crislei de Abreu Pfeifer.pdf.txtTCC Crislei de Abreu Pfeifer.pdf.txtExtracted texttext/plain131947https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8659/2/TCC%20Crislei%20de%20Abreu%20Pfeifer.pdf.txtcfca95573ef7aa9c49c764d99c11ad45MD52THUMBNAILTCC Crislei de Abreu Pfeifer.pdf.jpgTCC Crislei de Abreu Pfeifer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8659/3/TCC%20Crislei%20de%20Abreu%20Pfeifer.pdf.jpg67579462da96ab61c33b09887e7f18a1MD5311338/86592022-10-18 18:37:27.805oai:repositorio.ucs.br:11338/8659Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:37.131989Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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