Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Roberta Fensterseifer
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8950
Resumo: Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_dbd09d7aaf666d435de70436263056d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8950
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Roberta FensterseiferReis, Zaida Cristiane dosRamos, Claudia FelippeJaeger, Silvio Aurélio2021-10-22T16:24:17Z2021-10-22T16:24:17Z2021-07-222021-07-01https://repositorio.ucs.br/11338/8950Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor]ConsumidoresComportamento do consumidorSustentabilidadeMercadoriasAnálise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-08-02ORIGINALTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdfTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdfapplication/pdf871631https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/1/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdfef1a731a0db6101a1387fd36d31a1143MD51TEXTTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.txtTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain132407https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/2/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.txt8d6997cf22ce5036a30626affc1a6defMD52THUMBNAILTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.jpgTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/3/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.jpgf465df4966621c4a6c5b00588764451dMD5311338/89502023-10-31 15:58:17.856oai:repositorio.ucs.br:11338/8950Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-10-31T15:58:17Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
title Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
spellingShingle Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
Rodrigues, Roberta Fensterseifer
Consumidores
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Mercadorias
title_short Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
title_full Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
title_fullStr Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
title_full_unstemmed Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
title_sort Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
author Rodrigues, Roberta Fensterseifer
author_facet Rodrigues, Roberta Fensterseifer
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Reis, Zaida Cristiane dos
Ramos, Claudia Felippe
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Roberta Fensterseifer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jaeger, Silvio Aurélio
contributor_str_mv Jaeger, Silvio Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidores
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Mercadorias
topic Consumidores
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Mercadorias
description Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-22T16:24:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-22T16:24:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8950
url https://repositorio.ucs.br/11338/8950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/1/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/2/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/3/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef1a731a0db6101a1387fd36d31a1143
8d6997cf22ce5036a30626affc1a6def
f465df4966621c4a6c5b00588764451d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308874948706304