Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8950 |
Resumo: | Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_dbd09d7aaf666d435de70436263056d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8950 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Roberta FensterseiferReis, Zaida Cristiane dosRamos, Claudia FelippeJaeger, Silvio Aurélio2021-10-22T16:24:17Z2021-10-22T16:24:17Z2021-07-222021-07-01https://repositorio.ucs.br/11338/8950Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor]ConsumidoresComportamento do consumidorSustentabilidadeMercadoriasAnálise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-08-02ORIGINALTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdfTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdfapplication/pdf871631https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/1/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdfef1a731a0db6101a1387fd36d31a1143MD51TEXTTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.txtTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain132407https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/2/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.txt8d6997cf22ce5036a30626affc1a6defMD52THUMBNAILTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.jpgTCC Roberta Fensterseifer Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/3/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.jpgf465df4966621c4a6c5b00588764451dMD5311338/89502023-10-31 15:58:17.856oai:repositorio.ucs.br:11338/8950Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-10-31T15:58:17Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
title |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
spellingShingle |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis Rodrigues, Roberta Fensterseifer Consumidores Comportamento do consumidor Sustentabilidade Mercadorias |
title_short |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
title_full |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
title_fullStr |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
title_sort |
Análise do comportamento do consumidor em relação produtos sustentáveis |
author |
Rodrigues, Roberta Fensterseifer |
author_facet |
Rodrigues, Roberta Fensterseifer |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Reis, Zaida Cristiane dos Ramos, Claudia Felippe |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Roberta Fensterseifer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jaeger, Silvio Aurélio |
contributor_str_mv |
Jaeger, Silvio Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidores Comportamento do consumidor Sustentabilidade Mercadorias |
topic |
Consumidores Comportamento do consumidor Sustentabilidade Mercadorias |
description |
Hoje, em meio ao expressivo crescimento da população e das suas necessidades de consumo, houve um agravamento da problemática ambiental. As questões ambientais começaram a ser alvo de preocupação de todos e com esta "onda verde" surgiram produtos ecologicamente corretos também chamados de produtos sustentáveis. O presente trabalho busca analisar o comportamento do consumidor em relação a estes produtos. Os principais conceitos centrais discutidos nesta pesquisa são o comportamento do consumidor e a sustentabilidade. Com intuito de alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada de caráter exploratório e quantitativo, na qual se coletaram dados por meio de questionários com questões estruturadas, aplicadas em uma amostra populacional de Caxias do Sul - RS. Mais da metade dos respondentes da pesquisa são jovens, predominantemente das Gerações Y e Z, os quais já nasceram em meio a discussões sobre ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Assim possuem uma preocupação em relação à problemática ambiental e social, mas esta pouco se reflete em seus hábitos de consumo de produtos sustentáveis. Desta forma suas preocupações não geram ações cotidianas, já que não interferem nas suas compras, pois não optam por marcas que tenham responsabilidade socioambiental ou param de consumir de empresas que demonstrem descaso com o meio ambiente e sociedade. Apesar de demonstrar certo cuidado em relação às questões ambientais, o público alvo, em sua maioria, também não pagaria mais caro por um produto que preza pela sustentabilidade. O que demostra uma preocupação rasa, pontual e superficial, não refletindo de fato em uma consciência ambiental e social. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-22T16:24:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-22T16:24:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8950 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/1/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/2/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8950/3/TCC%20Roberta%20Fensterseifer%20Rodrigues.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef1a731a0db6101a1387fd36d31a1143 8d6997cf22ce5036a30626affc1a6def f465df4966621c4a6c5b00588764451d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308874948706304 |