Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Alexandra Carolina Bortoluz da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12976
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo idealizar um planejamento no âmbito do marketing digital em busca de engajamento do público da empresa Gramado Avicultura na rede social Instagram. Para isso a metodologia utilizada envolve uma abordagem exploratório-qualitativa. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e o uso da internet para sua elaboração, oportunizando a análise do engajamento do público da Gramado Avicultura no Instagram em um estudo de caso único. O trabalho está dividido em três etapas: a primeira apresenta o marketing digital e as redes sociais, abordando planejamento e estratégias nesse contexto. A segunda etapa compreende o Instagram, contextualizando a rede, abordando o perfil de seus usuários e as possibilidades e estratégias de comunicação na rede social. A etapa final apresenta o estudo de caso da empresa Gramado Avicultura, com a realização de um planejamento estratégico de marketing digital para o Instagram, sua aplicação e a análise dos resultados obtidos. Ao final deste estudo é possível concluir que a aplicação de estratégias envolvendo um planejamento organizado no âmbito do marketing digital permitiram uma comunicação mais eficaz da marca, ampliando seu potencial em uma rede social antes pouco explorada, que mostrou-se com grande potencial de diálogo e fortalecimento de conexões junto ao público em questão. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_de081162a3051755d1531dc9d091e3d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12976
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Fonseca, Alexandra Carolina Bortoluz daGedoz, Maria Goréte do AmaralCosta, Maurício FischerSilva, Ivana Almeida da2024-01-29T12:51:01Z2024-01-29T12:51:01Z2023-12-202022-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/12976O presente trabalho tem como objetivo idealizar um planejamento no âmbito do marketing digital em busca de engajamento do público da empresa Gramado Avicultura na rede social Instagram. Para isso a metodologia utilizada envolve uma abordagem exploratório-qualitativa. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e o uso da internet para sua elaboração, oportunizando a análise do engajamento do público da Gramado Avicultura no Instagram em um estudo de caso único. O trabalho está dividido em três etapas: a primeira apresenta o marketing digital e as redes sociais, abordando planejamento e estratégias nesse contexto. A segunda etapa compreende o Instagram, contextualizando a rede, abordando o perfil de seus usuários e as possibilidades e estratégias de comunicação na rede social. A etapa final apresenta o estudo de caso da empresa Gramado Avicultura, com a realização de um planejamento estratégico de marketing digital para o Instagram, sua aplicação e a análise dos resultados obtidos. Ao final deste estudo é possível concluir que a aplicação de estratégias envolvendo um planejamento organizado no âmbito do marketing digital permitiram uma comunicação mais eficaz da marca, ampliando seu potencial em uma rede social antes pouco explorada, que mostrou-se com grande potencial de diálogo e fortalecimento de conexões junto ao público em questão. [resumo fornecido pelo autor]The present work aims to idealize a plan in the scope of digital marketing in search of engagement of the public of the company Gramado Avicultura in the social network Instagram. For this, the methodology used involves an exploratory-qualitative approach. Bibliographic and documentary research and the use of the internet are used for its elaboration, providing the opportunity to analyze the engagement of Gramado Avicultura's public on Instagram in a single case study. The work is divided into three stages: the first presents digital marketing and social networks, addressing planning and strategies in this context. The second stage comprises Instagram, contextualizing the network, addressing the profile of its users and the possibilities and strategies of communication on the social network. The final step presents the case study of the company Gramado Avicultura, with the realization of a strategic planning of digital marketing for Instagram, its application and the analysis of the results obtained. At the end of this study, it is possible to conclude that the application of strategies involving an organized planning within the scope of digital marketing allowed a more effective communication of the brand, expanding its potential in a previously little explored social network, which proved to have great potential for dialogue and communication. strengthening connections with the public in question. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeMarketing na InternetInstagram (Firma)Indústria avícola - Gramado (RS)Mídia socialEm busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado aviculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-19ORIGINALTCC Alexandra Carolina Bortoluz da Fonseca.pdfTCC Alexandra Carolina Bortoluz da Fonseca.pdfapplication/pdf5956476https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12976/1/TCC%20Alexandra%20Carolina%20Bortoluz%20da%20Fonseca.pdff965d76ca437f4803294da3ac349ba6cMD51TEXTTCC Alexandra Carolina Bortoluz da Fonseca.pdf.txtTCC Alexandra Carolina Bortoluz da Fonseca.pdf.txtExtracted texttext/plain191276https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12976/2/TCC%20Alexandra%20Carolina%20Bortoluz%20da%20Fonseca.pdf.txtccb0eea47674dd6a6cb7ce27b3cbb201MD52THUMBNAILTCC Alexandra Carolina Bortoluz da Fonseca.pdf.jpgTCC Alexandra Carolina Bortoluz da Fonseca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12976/3/TCC%20Alexandra%20Carolina%20Bortoluz%20da%20Fonseca.pdf.jpg94004d238d5ecdbcefd529eb7223994dMD5311338/129762024-01-30 06:04:47.29oai:repositorio.ucs.br:11338/12976Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:52.547831Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
title Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
spellingShingle Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
Fonseca, Alexandra Carolina Bortoluz da
Publicidade
Marketing na Internet
Instagram (Firma)
Indústria avícola - Gramado (RS)
Mídia social
title_short Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
title_full Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
title_fullStr Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
title_full_unstemmed Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
title_sort Em busca de uma comunicação engajadora no Instagram: planejamento de marketing digital para a empresa Gramado avicultura
author Fonseca, Alexandra Carolina Bortoluz da
author_facet Fonseca, Alexandra Carolina Bortoluz da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Gedoz, Maria Goréte do Amaral
Costa, Maurício Fischer
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Alexandra Carolina Bortoluz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Marketing na Internet
Instagram (Firma)
Indústria avícola - Gramado (RS)
Mídia social
topic Publicidade
Marketing na Internet
Instagram (Firma)
Indústria avícola - Gramado (RS)
Mídia social
description O presente trabalho tem como objetivo idealizar um planejamento no âmbito do marketing digital em busca de engajamento do público da empresa Gramado Avicultura na rede social Instagram. Para isso a metodologia utilizada envolve uma abordagem exploratório-qualitativa. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e o uso da internet para sua elaboração, oportunizando a análise do engajamento do público da Gramado Avicultura no Instagram em um estudo de caso único. O trabalho está dividido em três etapas: a primeira apresenta o marketing digital e as redes sociais, abordando planejamento e estratégias nesse contexto. A segunda etapa compreende o Instagram, contextualizando a rede, abordando o perfil de seus usuários e as possibilidades e estratégias de comunicação na rede social. A etapa final apresenta o estudo de caso da empresa Gramado Avicultura, com a realização de um planejamento estratégico de marketing digital para o Instagram, sua aplicação e a análise dos resultados obtidos. Ao final deste estudo é possível concluir que a aplicação de estratégias envolvendo um planejamento organizado no âmbito do marketing digital permitiram uma comunicação mais eficaz da marca, ampliando seu potencial em uma rede social antes pouco explorada, que mostrou-se com grande potencial de diálogo e fortalecimento de conexões junto ao público em questão. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-29T12:51:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-29T12:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12976
url https://repositorio.ucs.br/11338/12976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12976/1/TCC%20Alexandra%20Carolina%20Bortoluz%20da%20Fonseca.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12976/2/TCC%20Alexandra%20Carolina%20Bortoluz%20da%20Fonseca.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12976/3/TCC%20Alexandra%20Carolina%20Bortoluz%20da%20Fonseca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f965d76ca437f4803294da3ac349ba6c
ccb0eea47674dd6a6cb7ce27b3cbb201
94004d238d5ecdbcefd529eb7223994d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258434612559872