Empreendedorismo no instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Carolina Frauzino Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377
Resumo: A utilização crescente das redes sociais e o constante uso do celular tornam fundamental a inserção das empresas no contexto digital. O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e utilizada. Diante disso, o presente trabalho teve como problema de pesquisa: De que forma o Instagram é utilizado como uma plataforma empreendedora? E como objetivo geral descrever o Instagram como uma plataforma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa exploratória, abordada de forma qualitativa. Os principais temas analisados no questionário foram: a criação do Instagram pelas empreendedoras, as dificuldades encontradas, a percepção das mesmas quanto a importância da rede como plataforma de apoio ao seu negócio, as parcerias realizadas, a forma que elas utilizam para impulsionar a página, o retorno financeiro e a perspectiva. A coleta de dados foi feita através de entrevistas de profundidade, com duas pessoas que descobriram no Instagram uma oportunidade para empreender. Os resultados da pesquisa indicaram que o Instagram fornece um retorno financeiro às empreendedoras entrevistadas, de forma indireta, por influenciar nas vendas dos produtos e serviços. A página comercial em si não gera nenhuma dificuldade específica para as empreendedoras. Ao longo da pesquisa foi apresentada a periodicidade que são feitas as postagens pelas respondentes e verificado que ambas não utilizam ferramentas específicas para o aumento de seguidores.
id CEUB_15f6ec4c663ecba67f9c18e9c7295cbf
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11377
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Barros, Carolina Frauzino Gomes deLisboa, Erika2018-02-06T10:56:50Z2018-02-06T10:56:50Z20172018-02-06BARROS, Carolina Frauzino Gomes de. Empreendedorismo no instagram. 2017. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377A utilização crescente das redes sociais e o constante uso do celular tornam fundamental a inserção das empresas no contexto digital. O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e utilizada. Diante disso, o presente trabalho teve como problema de pesquisa: De que forma o Instagram é utilizado como uma plataforma empreendedora? E como objetivo geral descrever o Instagram como uma plataforma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa exploratória, abordada de forma qualitativa. Os principais temas analisados no questionário foram: a criação do Instagram pelas empreendedoras, as dificuldades encontradas, a percepção das mesmas quanto a importância da rede como plataforma de apoio ao seu negócio, as parcerias realizadas, a forma que elas utilizam para impulsionar a página, o retorno financeiro e a perspectiva. A coleta de dados foi feita através de entrevistas de profundidade, com duas pessoas que descobriram no Instagram uma oportunidade para empreender. Os resultados da pesquisa indicaram que o Instagram fornece um retorno financeiro às empreendedoras entrevistadas, de forma indireta, por influenciar nas vendas dos produtos e serviços. A página comercial em si não gera nenhuma dificuldade específica para as empreendedoras. Ao longo da pesquisa foi apresentada a periodicidade que são feitas as postagens pelas respondentes e verificado que ambas não utilizam ferramentas específicas para o aumento de seguidores.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-01T16:46:37Z No. of bitstreams: 1 21200168.pdf: 528285 bytes, checksum: c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-06T10:56:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21200168.pdf: 528285 bytes, checksum: c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-06T10:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21200168.pdf: 528285 bytes, checksum: c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa (MD5) Previous issue date: 2018-02-06InternetRede socialInstagramMarketingEmpreendedorismo no instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21200168.pdf21200168.pdfapplication/pdf528285https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/1/21200168.pdfc075a3d4e50e37b837621ebd07f777aaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21200168.pdf.txt21200168.pdf.txtExtracted texttext/plain47764https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/3/21200168.pdf.txt59b01b851dca6f0d8d5c19af7b6149b0MD53235/113772019-05-28 18:23:19.728oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T18:23:19Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empreendedorismo no instagram
title Empreendedorismo no instagram
spellingShingle Empreendedorismo no instagram
Barros, Carolina Frauzino Gomes de
Internet
Rede social
Instagram
Marketing
title_short Empreendedorismo no instagram
title_full Empreendedorismo no instagram
title_fullStr Empreendedorismo no instagram
title_full_unstemmed Empreendedorismo no instagram
title_sort Empreendedorismo no instagram
author Barros, Carolina Frauzino Gomes de
author_facet Barros, Carolina Frauzino Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Carolina Frauzino Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Erika
contributor_str_mv Lisboa, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Rede social
Instagram
Marketing
topic Internet
Rede social
Instagram
Marketing
description A utilização crescente das redes sociais e o constante uso do celular tornam fundamental a inserção das empresas no contexto digital. O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e utilizada. Diante disso, o presente trabalho teve como problema de pesquisa: De que forma o Instagram é utilizado como uma plataforma empreendedora? E como objetivo geral descrever o Instagram como uma plataforma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa exploratória, abordada de forma qualitativa. Os principais temas analisados no questionário foram: a criação do Instagram pelas empreendedoras, as dificuldades encontradas, a percepção das mesmas quanto a importância da rede como plataforma de apoio ao seu negócio, as parcerias realizadas, a forma que elas utilizam para impulsionar a página, o retorno financeiro e a perspectiva. A coleta de dados foi feita através de entrevistas de profundidade, com duas pessoas que descobriram no Instagram uma oportunidade para empreender. Os resultados da pesquisa indicaram que o Instagram fornece um retorno financeiro às empreendedoras entrevistadas, de forma indireta, por influenciar nas vendas dos produtos e serviços. A página comercial em si não gera nenhuma dificuldade específica para as empreendedoras. Ao longo da pesquisa foi apresentada a periodicidade que são feitas as postagens pelas respondentes e verificado que ambas não utilizam ferramentas específicas para o aumento de seguidores.
publishDate 2017
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-06T10:56:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-06T10:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Carolina Frauzino Gomes de. Empreendedorismo no instagram. 2017. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377
identifier_str_mv BARROS, Carolina Frauzino Gomes de. Empreendedorismo no instagram. 2017. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/1/21200168.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/3/21200168.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
59b01b851dca6f0d8d5c19af7b6149b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903901811408896