Empreendedorismo no instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377 |
Resumo: | A utilização crescente das redes sociais e o constante uso do celular tornam fundamental a inserção das empresas no contexto digital. O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e utilizada. Diante disso, o presente trabalho teve como problema de pesquisa: De que forma o Instagram é utilizado como uma plataforma empreendedora? E como objetivo geral descrever o Instagram como uma plataforma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa exploratória, abordada de forma qualitativa. Os principais temas analisados no questionário foram: a criação do Instagram pelas empreendedoras, as dificuldades encontradas, a percepção das mesmas quanto a importância da rede como plataforma de apoio ao seu negócio, as parcerias realizadas, a forma que elas utilizam para impulsionar a página, o retorno financeiro e a perspectiva. A coleta de dados foi feita através de entrevistas de profundidade, com duas pessoas que descobriram no Instagram uma oportunidade para empreender. Os resultados da pesquisa indicaram que o Instagram fornece um retorno financeiro às empreendedoras entrevistadas, de forma indireta, por influenciar nas vendas dos produtos e serviços. A página comercial em si não gera nenhuma dificuldade específica para as empreendedoras. Ao longo da pesquisa foi apresentada a periodicidade que são feitas as postagens pelas respondentes e verificado que ambas não utilizam ferramentas específicas para o aumento de seguidores. |
id |
CEUB_15f6ec4c663ecba67f9c18e9c7295cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/11377 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Barros, Carolina Frauzino Gomes deLisboa, Erika2018-02-06T10:56:50Z2018-02-06T10:56:50Z20172018-02-06BARROS, Carolina Frauzino Gomes de. Empreendedorismo no instagram. 2017. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377A utilização crescente das redes sociais e o constante uso do celular tornam fundamental a inserção das empresas no contexto digital. O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e utilizada. Diante disso, o presente trabalho teve como problema de pesquisa: De que forma o Instagram é utilizado como uma plataforma empreendedora? E como objetivo geral descrever o Instagram como uma plataforma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa exploratória, abordada de forma qualitativa. Os principais temas analisados no questionário foram: a criação do Instagram pelas empreendedoras, as dificuldades encontradas, a percepção das mesmas quanto a importância da rede como plataforma de apoio ao seu negócio, as parcerias realizadas, a forma que elas utilizam para impulsionar a página, o retorno financeiro e a perspectiva. A coleta de dados foi feita através de entrevistas de profundidade, com duas pessoas que descobriram no Instagram uma oportunidade para empreender. Os resultados da pesquisa indicaram que o Instagram fornece um retorno financeiro às empreendedoras entrevistadas, de forma indireta, por influenciar nas vendas dos produtos e serviços. A página comercial em si não gera nenhuma dificuldade específica para as empreendedoras. Ao longo da pesquisa foi apresentada a periodicidade que são feitas as postagens pelas respondentes e verificado que ambas não utilizam ferramentas específicas para o aumento de seguidores.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-02-01T16:46:37Z No. of bitstreams: 1 21200168.pdf: 528285 bytes, checksum: c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-02-06T10:56:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21200168.pdf: 528285 bytes, checksum: c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-06T10:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21200168.pdf: 528285 bytes, checksum: c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa (MD5) Previous issue date: 2018-02-06InternetRede socialInstagramMarketingEmpreendedorismo no instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21200168.pdf21200168.pdfapplication/pdf528285https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/1/21200168.pdfc075a3d4e50e37b837621ebd07f777aaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21200168.pdf.txt21200168.pdf.txtExtracted texttext/plain47764https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/3/21200168.pdf.txt59b01b851dca6f0d8d5c19af7b6149b0MD53235/113772019-05-28 18:23:19.728oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T18:23:19Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empreendedorismo no instagram |
title |
Empreendedorismo no instagram |
spellingShingle |
Empreendedorismo no instagram Barros, Carolina Frauzino Gomes de Internet Rede social Marketing |
title_short |
Empreendedorismo no instagram |
title_full |
Empreendedorismo no instagram |
title_fullStr |
Empreendedorismo no instagram |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo no instagram |
title_sort |
Empreendedorismo no instagram |
author |
Barros, Carolina Frauzino Gomes de |
author_facet |
Barros, Carolina Frauzino Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Carolina Frauzino Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisboa, Erika |
contributor_str_mv |
Lisboa, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Rede social Marketing |
topic |
Internet Rede social Marketing |
description |
A utilização crescente das redes sociais e o constante uso do celular tornam fundamental a inserção das empresas no contexto digital. O Instagram é uma rede social mundialmente conhecida e utilizada. Diante disso, o presente trabalho teve como problema de pesquisa: De que forma o Instagram é utilizado como uma plataforma empreendedora? E como objetivo geral descrever o Instagram como uma plataforma empreendedora. Foi realizada uma pesquisa exploratória, abordada de forma qualitativa. Os principais temas analisados no questionário foram: a criação do Instagram pelas empreendedoras, as dificuldades encontradas, a percepção das mesmas quanto a importância da rede como plataforma de apoio ao seu negócio, as parcerias realizadas, a forma que elas utilizam para impulsionar a página, o retorno financeiro e a perspectiva. A coleta de dados foi feita através de entrevistas de profundidade, com duas pessoas que descobriram no Instagram uma oportunidade para empreender. Os resultados da pesquisa indicaram que o Instagram fornece um retorno financeiro às empreendedoras entrevistadas, de forma indireta, por influenciar nas vendas dos produtos e serviços. A página comercial em si não gera nenhuma dificuldade específica para as empreendedoras. Ao longo da pesquisa foi apresentada a periodicidade que são feitas as postagens pelas respondentes e verificado que ambas não utilizam ferramentas específicas para o aumento de seguidores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2018-02-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-06T10:56:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-02-06T10:56:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Carolina Frauzino Gomes de. Empreendedorismo no instagram. 2017. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377 |
identifier_str_mv |
BARROS, Carolina Frauzino Gomes de. Empreendedorismo no instagram. 2017. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/1/21200168.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11377/3/21200168.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c075a3d4e50e37b837621ebd07f777aa 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 59b01b851dca6f0d8d5c19af7b6149b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903901811408896 |