Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11114 |
Resumo: | O avanço da tecnologia teve como consequência a popularização de novas formas de acesso à mídia audiovisual. Atualmente, além da televisão e do rádio, existem diferentes meios de consumo desses conteúdos. Um deles são as inúmeras plataformas de streaming disponíveis. O surgimento dessas novas opções despertou mudanças no comportamento do consumidor. O presente estudo visa conhecer os hábitos de consumo das gerações baby boomer, X, Y e Z associados à utilização de plataformas de streaming. Para atingir este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas envolvendo os assuntos associados ao problema de pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados ocorreu através de um questionário, aplicado na região da Serra Gaúcha, e os dados obtidos foram analisados por meio de planilhas eletrônicas e softwares estatísticos. O instrumento utilizado é composto por vinte e três questões, baseado nos trabalhos realizados por Roman (2017) e Oliveira (2019). Os resultados apontam que, de modo geral, os indivíduos da geração baby boomer apresentam preferência pelo consumo de filmes, através da plataforma Netflix, utilizando serviços de streaming por até 4 horas semanais. Dentre os indivíduos da geração X, existe a preferência pelo consumo de séries, com média de 2 a 4 horas semanais destinadas ao consumo de conteúdo audiovisual. Os respondentes da geração Y utilizam serviços de streaming entre 2 a 3 anos, majoritariamente através de seus smartphones. Todos os respondentes da geração Z utilizam ao menos uma plataforma para consumo de conteúdo audiovisual via streaming, apresentado preferência pelo consumo de música, através de seus smartphones. Tais informações são relevantes na criação de um perfil dos consumidores de conteúdo audiovisual via streaming dentre as gerações, sendo este um mercado que apresenta enorme potencial de crescimento e estudo. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_eb743afbe90d13723aff3fbbad083695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11114 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Delai, LauraPanizzon, MateusBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoMacke, Janaina2022-11-04T14:00:21Z2022-11-04T14:00:21Z2020-12-112020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11114O avanço da tecnologia teve como consequência a popularização de novas formas de acesso à mídia audiovisual. Atualmente, além da televisão e do rádio, existem diferentes meios de consumo desses conteúdos. Um deles são as inúmeras plataformas de streaming disponíveis. O surgimento dessas novas opções despertou mudanças no comportamento do consumidor. O presente estudo visa conhecer os hábitos de consumo das gerações baby boomer, X, Y e Z associados à utilização de plataformas de streaming. Para atingir este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas envolvendo os assuntos associados ao problema de pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados ocorreu através de um questionário, aplicado na região da Serra Gaúcha, e os dados obtidos foram analisados por meio de planilhas eletrônicas e softwares estatísticos. O instrumento utilizado é composto por vinte e três questões, baseado nos trabalhos realizados por Roman (2017) e Oliveira (2019). Os resultados apontam que, de modo geral, os indivíduos da geração baby boomer apresentam preferência pelo consumo de filmes, através da plataforma Netflix, utilizando serviços de streaming por até 4 horas semanais. Dentre os indivíduos da geração X, existe a preferência pelo consumo de séries, com média de 2 a 4 horas semanais destinadas ao consumo de conteúdo audiovisual. Os respondentes da geração Y utilizam serviços de streaming entre 2 a 3 anos, majoritariamente através de seus smartphones. Todos os respondentes da geração Z utilizam ao menos uma plataforma para consumo de conteúdo audiovisual via streaming, apresentado preferência pelo consumo de música, através de seus smartphones. Tais informações são relevantes na criação de um perfil dos consumidores de conteúdo audiovisual via streaming dentre as gerações, sendo este um mercado que apresenta enorme potencial de crescimento e estudo. [resumo fornecido pelo autor]Comportamento do consumidorTecnologia streaming (Telecomunicação)GeraçõesAnálise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaminginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Laura Delai.pdf.txtTCC Laura Delai.pdf.txtExtracted texttext/plain192437https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/2/TCC%20Laura%20Delai.pdf.txtec231f02cd3ef62bf69dace25f5cfb28MD52THUMBNAILTCC Laura Delai.pdf.jpgTCC Laura Delai.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/3/TCC%20Laura%20Delai.pdf.jpgae9e4c6cde5667fd939dcba3c5e204e9MD53ORIGINALTCC Laura Delai.pdfTCC Laura Delai.pdfapplication/pdf1831187https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/1/TCC%20Laura%20Delai.pdf93ff07a15a59d741027576ba4872a706MD5111338/111142022-11-05 06:01:16.966oai:repositorio.ucs.br:11338/11114Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T06:01:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
title |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
spellingShingle |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming Delai, Laura Comportamento do consumidor Tecnologia streaming (Telecomunicação) Gerações |
title_short |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
title_full |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
title_fullStr |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
title_full_unstemmed |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
title_sort |
Análise do comportamento das gerações no consumo de mídia audiovisual via streaming |
author |
Delai, Laura |
author_facet |
Delai, Laura |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Panizzon, Mateus Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delai, Laura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macke, Janaina |
contributor_str_mv |
Macke, Janaina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Tecnologia streaming (Telecomunicação) Gerações |
topic |
Comportamento do consumidor Tecnologia streaming (Telecomunicação) Gerações |
description |
O avanço da tecnologia teve como consequência a popularização de novas formas de acesso à mídia audiovisual. Atualmente, além da televisão e do rádio, existem diferentes meios de consumo desses conteúdos. Um deles são as inúmeras plataformas de streaming disponíveis. O surgimento dessas novas opções despertou mudanças no comportamento do consumidor. O presente estudo visa conhecer os hábitos de consumo das gerações baby boomer, X, Y e Z associados à utilização de plataformas de streaming. Para atingir este objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas envolvendo os assuntos associados ao problema de pesquisa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, de nível descritivo. A coleta de dados ocorreu através de um questionário, aplicado na região da Serra Gaúcha, e os dados obtidos foram analisados por meio de planilhas eletrônicas e softwares estatísticos. O instrumento utilizado é composto por vinte e três questões, baseado nos trabalhos realizados por Roman (2017) e Oliveira (2019). Os resultados apontam que, de modo geral, os indivíduos da geração baby boomer apresentam preferência pelo consumo de filmes, através da plataforma Netflix, utilizando serviços de streaming por até 4 horas semanais. Dentre os indivíduos da geração X, existe a preferência pelo consumo de séries, com média de 2 a 4 horas semanais destinadas ao consumo de conteúdo audiovisual. Os respondentes da geração Y utilizam serviços de streaming entre 2 a 3 anos, majoritariamente através de seus smartphones. Todos os respondentes da geração Z utilizam ao menos uma plataforma para consumo de conteúdo audiovisual via streaming, apresentado preferência pelo consumo de música, através de seus smartphones. Tais informações são relevantes na criação de um perfil dos consumidores de conteúdo audiovisual via streaming dentre as gerações, sendo este um mercado que apresenta enorme potencial de crescimento e estudo. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-04T14:00:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-04T14:00:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11114 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/2/TCC%20Laura%20Delai.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/3/TCC%20Laura%20Delai.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11114/1/TCC%20Laura%20Delai.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec231f02cd3ef62bf69dace25f5cfb28 ae9e4c6cde5667fd939dcba3c5e204e9 93ff07a15a59d741027576ba4872a706 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308897907277824 |