Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8467 |
Resumo: | Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_ebf25b600a91dfb608562199424cc5e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8467 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bianchi, KelvinLuchese, Terciane ÂngelaFarina, Silvia HauserCaprara, Bernardete Schiavo2021-07-12T18:31:34Z2021-07-12T18:31:34Z2020-07-272020https://repositorio.ucs.br/11338/8467Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor]Educação de criançasBrincadeirasCrianças - RecreaçãoAprendizagemBrinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-07-31 00:00:00ORIGINALTCC Kelvin Bianchi.pdfTCC Kelvin Bianchi.pdfapplication/pdf815016https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/1/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf614bdf3a47409c5d4b10e75fb5be7f23MD51TEXTTCC Kelvin Bianchi.pdf.txtTCC Kelvin Bianchi.pdf.txtExtracted texttext/plain112401https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/2/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.txt403cdd094822dcdbe1806ceaeec0c701MD52THUMBNAILTCC Kelvin Bianchi.pdf.jpgTCC Kelvin Bianchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/3/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.jpg2d9f4c0c7d775348fcd2b9429019ac06MD5311338/84672021-07-12 19:19:06.887oai:repositorio.ucs.br:11338/8467Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T19:19:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
title |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
spellingShingle |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil Bianchi, Kelvin Educação de crianças Brincadeiras Crianças - Recreação Aprendizagem |
title_short |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
title_full |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
title_fullStr |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
title_sort |
Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil |
author |
Bianchi, Kelvin |
author_facet |
Bianchi, Kelvin |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Luchese, Terciane Ângela Farina, Silvia Hauser |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Kelvin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caprara, Bernardete Schiavo |
contributor_str_mv |
Caprara, Bernardete Schiavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Brincadeiras Crianças - Recreação Aprendizagem |
topic |
Educação de crianças Brincadeiras Crianças - Recreação Aprendizagem |
description |
Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-12T18:31:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-12T18:31:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8467 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/1/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/2/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/3/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
614bdf3a47409c5d4b10e75fb5be7f23 403cdd094822dcdbe1806ceaeec0c701 2d9f4c0c7d775348fcd2b9429019ac06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308903603142656 |