A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/473
Resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: Lev Semenovitch Vygotsky, para abordar a aprendizagem voltada à formação de conceito científico; os de Émile Benveniste, para tratar a enunciação; e os de Patrick Charaudeau, para explicitar o uso das funções enunciativas no discurso oral do docente. Esta pesquisa apresenta as possíveis relações entre a formação de conceitos científicos de Vygotsky e as categorias modais de Charaudeau. As análises e reflexões sobre essas relações revelam que o professor de Ensino Superior pode fazer uso das funções enunciativas de Charaudeau para organizar a situação enunciativa de ensino, como recurso pedagógico para potencializar a aprendizagem voltada à formação de conceitos científicos. Esta investigação também apresenta, como contribuição e resultado do estudo, propostas para que o professor de Ensino Superior, ao planejar a situação enunciativa de ensino, possa favorecer a formação de conceitos científicos pelos seus alunos, ao tratarem questões das áreas de conhecimento.
id UCS_ec2f399ef501fe986a9d8445c7c70952
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/473
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Piccoli, Márcia Speguen de QuadrosFávero, Altair AlbertoAzevedo, Tânia Maris dePaviani, Neires Maria Soldatelli2014-05-30T13:33:45Z2014-05-30T13:33:45Z2014-05-302012-12-18https://repositorio.ucs.br/handle/11338/473Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: Lev Semenovitch Vygotsky, para abordar a aprendizagem voltada à formação de conceito científico; os de Émile Benveniste, para tratar a enunciação; e os de Patrick Charaudeau, para explicitar o uso das funções enunciativas no discurso oral do docente. Esta pesquisa apresenta as possíveis relações entre a formação de conceitos científicos de Vygotsky e as categorias modais de Charaudeau. As análises e reflexões sobre essas relações revelam que o professor de Ensino Superior pode fazer uso das funções enunciativas de Charaudeau para organizar a situação enunciativa de ensino, como recurso pedagógico para potencializar a aprendizagem voltada à formação de conceitos científicos. Esta investigação também apresenta, como contribuição e resultado do estudo, propostas para que o professor de Ensino Superior, ao planejar a situação enunciativa de ensino, possa favorecer a formação de conceitos científicos pelos seus alunos, ao tratarem questões das áreas de conhecimento.This study is linked to the research line "Education, languages and technology" of the Graduate Program in Education at the University of Caxias do Sul. The study is based on Lev Semenovitch Vygotsky's theory, which refers to learning and is focused on the formation of scientific concept; Émile Benveniste’s theory that makes reference to the enunciation, and Patrick Charaudeau’s theory which explain the use of the enunciative functions of the oral mode in teaching. This research presents the possible relations between the formation of the scientific concepts of Vygotsky and the modal categories of Charaudeau. The anal yzes and the reflections on the relations established in this research show that a professor in higher education can make use of the enunciative functions of Charaudeau; to organize an expository situation in teaching as an educational resource to enhance a learning focused on the formation of scientific concepts, as is proposed by Vygotsky. Those results also show study proposals for the teacher in Higher Education, such as plans for expository teaching situations, which foster the formation of scientific concepts for students to deal with the issues related to knowledge.Ensino - MetodologiaEnsino superiorLinguagem e línguas - FilosofiaAprendizagemEducation. LearningLanguageA organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7290990962920716PICCOLI, M. S. Q.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdf.txtDissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdf.txtExtracted texttext/plain207679https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/3/Dissertacao%20Marcia%20Speguen%20de%20Quadros%20Piccoli.pdf.txt1adaf53d6a99efe91ff12196d171a073MD53THUMBNAILDissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdf.jpgDissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/4/Dissertacao%20Marcia%20Speguen%20de%20Quadros%20Piccoli.pdf.jpg2d30a519bd87f9294420a0ca91e0f097MD54ORIGINALDissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdfDissertacao Marcia Speguen de Quadros Piccoli.pdfapplication/pdf1420418https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/1/Dissertacao%20Marcia%20Speguen%20de%20Quadros%20Piccoli.pdf8aee33db40b9b684b1bbcef6d97a20f8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4732018-08-17 06:07:40.406oai:repositorio.ucs.br:11338/473IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:15.910563Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
title A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
spellingShingle A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
Ensino - Metodologia
Ensino superior
Linguagem e línguas - Filosofia
Aprendizagem
Education. Learning
Language
title_short A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
title_full A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
title_fullStr A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
title_full_unstemmed A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
title_sort A organização da situação enunciativa de ensino como recurso pedagógico para a formação de conceitos científicos
author Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
author_facet Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Azevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Márcia Speguen de Quadros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
contributor_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Metodologia
Ensino superior
Linguagem e línguas - Filosofia
Aprendizagem
topic Ensino - Metodologia
Ensino superior
Linguagem e línguas - Filosofia
Aprendizagem
Education. Learning
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Education. Learning
Language
description Este estudo está vinculado à linha de pesquisa “Educação, linguagens e tecnologia” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O estudo tem como bases teóricas os estudos de: Lev Semenovitch Vygotsky, para abordar a aprendizagem voltada à formação de conceito científico; os de Émile Benveniste, para tratar a enunciação; e os de Patrick Charaudeau, para explicitar o uso das funções enunciativas no discurso oral do docente. Esta pesquisa apresenta as possíveis relações entre a formação de conceitos científicos de Vygotsky e as categorias modais de Charaudeau. As análises e reflexões sobre essas relações revelam que o professor de Ensino Superior pode fazer uso das funções enunciativas de Charaudeau para organizar a situação enunciativa de ensino, como recurso pedagógico para potencializar a aprendizagem voltada à formação de conceitos científicos. Esta investigação também apresenta, como contribuição e resultado do estudo, propostas para que o professor de Ensino Superior, ao planejar a situação enunciativa de ensino, possa favorecer a formação de conceitos científicos pelos seus alunos, ao tratarem questões das áreas de conhecimento.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T13:33:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-30T13:33:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/473
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/3/Dissertacao%20Marcia%20Speguen%20de%20Quadros%20Piccoli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/4/Dissertacao%20Marcia%20Speguen%20de%20Quadros%20Piccoli.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/1/Dissertacao%20Marcia%20Speguen%20de%20Quadros%20Piccoli.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/473/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1adaf53d6a99efe91ff12196d171a073
2d30a519bd87f9294420a0ca91e0f097
8aee33db40b9b684b1bbcef6d97a20f8
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258453772140544